As unidades de saúde familiar (USF), de cuidados na comunidade e de cuidados paliativos de Gondomar passam a partir de quinta-feira a dispor, cada uma, de uma viatura elétrica, num total de 15, anunciou hoje a Câmara Municipal.
Em comunicado, a autarquia do distrito do Porto escreve que as viaturas foram adquiridas pela Administração Regional de Saúde do Norte, no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para os “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”.
Assinala o município que as novas viaturas permitirão aos profissionais de saúde de Gondomar “prestar cuidados médicos e de enfermagem de forma mais eficiente e sustentável, melhorando a resposta às necessidades da população do concelho”.
No comunicado, que não esclarece o montante do investimento, a autarquia cita “estudos recentes” que “revelaram deficiências na prestação de cuidados no domicílio, evidenciando dificuldades logísticas, principalmente no transporte”.
Em 2020, 85% das viaturas dos Cuidados de Saúde Primários na região Norte tinham mais de 15 anos e eram todas movidas a combustíveis fósseis, continua a nota de imprensa.
A manutenção anual destas viaturas custava cerca de um milhão de euros e a utilização de táxis para atividades assistenciais domiciliárias representava um encargo adicional superior a 1,5 milhões de euros, lê-se ainda.
Segundo a autarquia, a introdução das viaturas elétricas vai permitir não só reduzir estes custos, mas também posicionar os cuidados de saúde primários na vanguarda da sustentabilidade ambiental do Serviço Nacional de Saúde.
A cerimónia de entrega está agendada para as 14:30, na Casa Branca de Gramido, em Valbom.