A Ordem dos Médicos (OM) considera as agressões contra médicos ocorridas nas últimas semanas como crimes públicos repugnáveis e pede uma intervenção urgente do Ministério da Saúde e das autoridades judiciais nestes casos.
Os ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Saúde, Marta Temido, reúnem-se hoje em Lisboa para analisar os recentes episódios de violência contra profissionais de saúde e estudar novas medidas de segurança.
A Inteligência Artificial (IA) pode permitir uma análise “quase em tempo real” de um tumor no cérebro durante a operação para o remover, ajudando os cirurgiões de forma mais “segura e precisa”, indica um estudo hoje divulgado.
A partir de 01 de julho pode ser desencadeado o processo de reconhecimento do cuidador informal, ao abrigo de uma portaria que a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou segunda-feira ter assinado.
Uma delegação do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE reúne-se na terça-feira com a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, encontro onde pretende sublinhar as suas preocupações com a situação deste subsistema de saúde.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu este mês 60 novos médicos internos, mais 20 dos que os que escolheram esta unidade de saúde em 2019 para fazerem a sua especialidade, disse à Lusa fonte da unidade.
A nova coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), Purificação Gandra, avançou hoje que vão abrir, este ano, 200 respostas em saúde mental, que já estão identificadas e serão distribuídas pelos concelhos mais necessitados.
Quase 1.000 casos de violência contra profissionais de saúde no local de trabalho foram reportados até ao final de setembro de 2019, segundo números divulgados hoje pelo Governo.
O Ministério da Saúde reduziu em 3% o valor pago a empresas e entidades convencionadas pela hemodiálise realizada a doentes do Serviço Nacional de Saúde, uma decisão já publicada em Diário da República.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, defendeu hoje no parlamento, em resposta ao BE, que o Orçamento do Estado para 2020 ganha "outros graus de liberdade" face aos apresentados na anterior legislatura, o que permitiu maior investimento na saúde.
A CUF de Almada informou hoje que está a aguardar os resultados do inquérito interno sobre a morte de uma menina de 12 anos, que ocorreu depois de ter alta nas urgências daquela clínica privada, no distrito de Setúbal.
Uma petição com 2.753 subscritores está a circular na Internet com o objetivo de apelar à ministra da Saúde para resolver os problemas da falta de pediatras na urgência pediátrica de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
O bastonário dos Médicos vai recandidatar-se ao cargo nas eleições para a Ordem que decorrem em 16 de janeiro, com Miguel Guimarães a ser o único candidato a liderar a instituição no triénio 2020/2022.
Cerca de duas centenas de pessoas estiveram concentradas ontem à noite em vigília em frente ao Hospital de Torres Vedras, numa manifestação em defesa da manutenção da urgência pediátrica, que tem estado a funcionar com limitações.
Mais agentes de segurança e mais profissionais para diminuir os tempos de espera são apontados como fundamentais para reduzir a violência contra profissionais de saúde, segundo um estudo que é hoje publicado na Acta Médica Portuguesa.
As autoridades chinesas negaram hoje que uma doença respiratória que infetou dezenas de pessoas numa cidade no centro da China seja pneumonia atípica, que causou centenas de mortes na China no início do século.
Uma menina de 12 anos morreu, no fim de semana anterior ao Natal, no Hospital Garcia de Orta, em Almada após ter recebido alta da urgência da Clínica CUF, onde foi atendida com febre e dores fortes em sequência de “um jeito nas costas”, como revelou a mãe na rede social Facebook. O hospital do Grupo CUF/José de Mello Saúde abriu, entretanto, um inquérito interno segundo garantiu ao jornal Público.
Os cidadãos que assim o desejarem podem retirar a madeira acumulada nas últimas semanas nas praias da Figueira da Foz, sem que sejam identificados ou multados pelas autoridades, disse à Lusa o presidente da Câmara Carlos Monteiro.
O Presidente chileno, Sébastian Piñera, anunciou hoje um projeto de lei de reforma do sistema de saúde em resposta à contestação social que há três meses se vive no país.
A associação de ginásios de Portugal criticou hoje a ausência de propostas orçamentais para a atividade física que respondam às necessidades identificadas, comprometendo o objetivo definido pelo próprio Governo de fazer do país um dos mais ativos da Europa.
O diretor dos Serviços de Saúde de Macau anunciou hoje que o nível de alerta de emergência foi elevado para três, para reforçar prevenção e coordenação na resposta à situação de pneumonia viral no centro da China.
O secretário-geral do PS, António Costa, assumiu hoje ter “orgulho” no que o Governo fez nos últimos quatro anos na área da Saúde por ter "acrescentado onde os outros cortaram” assumindo, contudo, haver ainda muito para melhorar.
O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz considerou hoje a esquerda como o “carrasco” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a responsável pelo facto de este estar em “perfeito colapso”.
A Câmara Municipal de Torres Vedras afirmou hoje estar a acompanhar “em permanência” a situação da urgência pediátrica do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), em articulação com o Governo e com a administração da unidade de saúde.