A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusou hoje o Ministério da Saúde de “inércia” nos casos de violência contra médicos e exigiu policiamento nos serviços com potencial de conflito, como as urgências hospitalares.
A página SNS24, centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem um milhão e meio de utilizadores e teve mais de três milhões de visualizações no último ano, segundo números hoje divulgados.
Portugal teve uma atividade gripal sistémica de “baixa intensidade” entre 23 e 29 de dezembro do ano passado, tendo o número de consultas registado uma tendência estável.
Três deputados do PS questionaram hoje a ministra da Saúde sobre a previsão para a abertura de vagas em concurso para colmatar a falta de pediatras no hospital de Torres Vedras, cuja urgência está com problemas de funcionamento.
A Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, propõe ao Ministério da Saúde que assuma a gestão do Hospital Compaixão, propriedade da instituição, que se encontra por abrir por falta de acordos com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os trabalhadores precários do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) integrados em 2019 poderão não receber os mais de 100 mil euros reclamados à empresa de contratação externa Lowmargin, por a dívida não ser reconhecida pela instituição.
O PSD quer ouvir no parlamento a ministra da Saúde, Marta Temido, e dez entidades sobre as agressões a profissionais do setor, atribuindo a violência à atual “falência funcional” do SNS.
O Centro Hospitalar de Setúbal admitiu hoje um novo incidente com um doente que aguardava atendimento na urgência, mas sem agressões, enquanto o paciente se queixou de ter sido empurrado e a PSP relatou ter forçado a entrada no gabinete.
Vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto 16 apresentavam valores inferiores a 40%, segundo dados do Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH).
A urgência pediátrica de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), no distrito de Lisboa, está desde as 21:00 de quinta-feira até às 09:00 de sábado a funcionar sem pediatras, disse hoje à agência Lusa a administradora do CHO.
O CDS-PP questionou quinta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre as medidas específicas criadas pelo Governo para “garantir a segurança” dos profissionais de saúde e quais resultaram do projeto “para combater a violência” contra estes profissionais.
O Hospital de Guimarães abriu quinta-feira uma Unidade de AVC (UAVC) e outra de Cuidados Intermédios de Medicina (UCIM), "duas áreas funcionais", para o "tratamento específico" de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e para tratar pacientes "mais complexos".
Os Serviços de Saúde de Macau anunciaram o reforço do controlo de temperatura a todos os passageiros de voos provenientes da cidade chinesa de Wuhan, onde na terça-feira foram detetados 27 casos de pneumonia viral.
A Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo repudiou hoje a agressão a um médico do centro de saúde de Moscavide ocorrida na tarde de terça-feira, manifestando apoio e solidariedade.
As cidades de Lisboa e Fátima vão receber, nos dias 16 e 17 de março, as Jornadas de Cuidados Paliativos/Portugal 2020, coorganizadas pela Academia Pontifícia pela Vida, num momento em que é retomada a discussão em torno da despenalização da eutanásia.
Mais de 600 incidentes de violência contra profissionais de saúde foram registados nos primeiros seis meses de 2019, sendo que a maioria das notificações respeitam a assédio moral ou violência verbal.
O atendimento a crianças nas urgências do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém (Setúbal), voltou a funcionar hoje de manhã, após uma interrupção por falta de médicos na passagem de ano, segundo o responsável hospitalar.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamentou hoje mais um caso de agressão a um médico, instando a ministra da Saúde a criar condições de segurança para estes profissionais de modo a diminuírem o número de casos.
A Marinha resgatou, por motivos de saúde, três pessoas que se encontravam em navios de cruzeiro no Funchal, Madeira, entre o final de terça-feira e a manhã de quarta-feira.
A Força Aérea transportou, em 2019, “mais de 650 doentes” e salvou “26 vidas em alto mar”, anunciou terça-feira o ramo militar num balanço, informando que os F-16 realizaram “mais de 518 horas de voo de vigilância”.
Os trabalhadores da alimentação dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) vão realizar uma greve “por melhores condições de trabalho” nos dias 16 e 17 de janeiro, disse terça-feira um dirigente sindical à agência Lusa.
O número de interrupções de gravidez por opção da mulher nas primeiras 10 semanas reduziu 4% em 2018 relativamente a 2017, indica um relatório da Direção-Geral de Saúde (DGS) hoje divulgado que também revela “tendência decrescente” desde 2011.
O Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, considerou hoje, na sua mensagem de Ano Novo, que a região pode ter um papel relevante na resposta aos desafios das alterações climáticas.
Pelo menos 27 casos de pneumonia viral foram registados em Wuhan, capital da província central chinesa de Hubei, anunciaram hoje as autoridades sanitárias locais.