Mais de 20 hospitais públicos vão passar a ter hospitalização domiciliária no próximo ano, permitindo aos doentes que estariam internados recuperar de uma doença aguda em casa, mas recebendo cuidados hospitalares.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece entre os dias 1 a 5 de outubro sob o tema "Aleitamento Materno - Um alicerce para a vida". O arranque da Semana teve início com a Conferência Internacional de Aleitamento Materno 2018, que decorreu no Hospital de Magalhães Lemos (Porto), no dia 28 de setembro.
O Prémio Nobel da Medicina 2018 foi atribuído ao investigador norte-americano James P. Allison e ao também investigador japonês Tasuku Honjo, pelas descobertas relacionadas com o papel do sistema imunitário na luta contra o cancro, anunciou esta manhã o Comité Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia. O prémio tem um valor de nove milhões de coroas suecas (cerca de 871 mil euros).
As Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência (INEM) passam a estar equipadas, a partir 1 de outubro de 2018, com um dispositivo que permite efetuar uma nova técnica em ambiente pré-hospitalar, denominada Continuous Positive Airway Pressure – pressão positiva contínua na via aérea (CPAP), possibilitando a doentes que apresentem dificuldade respiratória aguda de origem cardíaca um prognóstico mais favorável.
“O Lado Dourado da Oncologia Pediátrica” é o nome da exposição fotográfica patente no Hospital de S.João no Porto e reúne cerca de 100 imagens de crianças com doença oncológica que foram captadas ao longo de vários anos no serviço daquela unidade hospitalar.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a desenvolver um dispositivo semelhante a um 'pacemaker' que permitirá melhorar o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca, condição que afeta cerca de 250 mil portugueses.
Os resultados preliminares do DO-HEALTH, o nome do maior estudo europeu sobre envelhecimento, concluem que a população idosa portuguesa apresenta baixos níveis de saúde, quando comparando com outros países europeus.
Quase dois terços das cirurgias realizadas em Portugal já são feitas em ambulatório. Estes dados foram avançados pelo secretário de Estado da Saúde, que considerou este crescimento uma "pequena revolução".
Os doentes insuficientes crónicos e transplantados renais vão ter acesso gratuito a medicamentos que lhes são indispensáveis, devido às características da sua doença.
O Ministério da Saúde desenvolveu uma nova funcionalidade tecnológica destinada ao cidadãos internados, numa altura em que é celebrado o 39.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS).