O PCP pediu hoje a audição da ministra da Saúde, Marta Temido, na Assembleia da República, com caráter de urgência, para prestar esclarecimentos sobre a alegada falsificação de resultados clínicos no Hospital de Cascais para aumentar as receitas.
O Ministério da Saúde garantiu hoje que está em curso um “plano de ação” para melhorar o acesso a cirurgias e consultas nos hospitais, sobretudo para as especialidades com mais doentes à espera e com tempos de espera superiores.
A SOS Hepatites denunciou hoje que há hospitais do país que ainda não deram este ano qualquer tratamento prescrito para doentes com hepatite C, lembrando que apenas Santa Maria e Egas Moniz distribuem tratamentos em tempo útil.
Objetivo dos esquemas, denunciados por antigos e atuais profissionais do Hospital, seria aumentar as receitas que são pagas à parceria público-privada.
Marta Temido vai explicar os atrasos em exames para doentes oncológicos registados no Centro Hospitalar do Algarve e no Instituto Português de Oncologia de Lisboa.
Ordem garante que os inspetores da Inspeção-geral das Atividades em Saúde entraram “sem mandado” nas instalações da Ordem e “retiveram ilegalmente uma funcionária”. IGAS tem outra versão dos acontecimentos.
Marta Temido diz que só percebendo o que falhou é que se consegue melhorar. Pediatra Jorge Amil Dias defende que pode haver medidas a tomar.
“Certamente que haverá investimentos que precisarão de ser autorizados e que irão ser autorizados”, garantiu a ministra da Saúde.
Mais de 3,8 milhões de crianças foram rastreadas em 40 anos do teste do pezinho, tendo sido detetados 2.132 crianças com doenças raras que puderam iniciar rapidamente o tratamento, disse à agência Lusa a responsável pelo programa.
Mais de 11 mil casos de sarampo foram registados num ano em 30 países europeus, sendo que nos primeiros três meses de 2019 houve já quase quatro mil casos, segundo o Centro Europeu do Controlo de Doenças (ECDC).
"Foi uma bonita viagem. Dura, mas bonita." No balanço do seu mandato, Ana Rita Cavaco diz que faria tudo outra vez, mesmo conhecendo o "preço" a pagar.
Um estudo que avaliou, pela primeira vez, o impacto de fármacos anticancerígenos na água do interior das células foi distinguido com o Society Impact Award 2019, anunciou hoje a Universidade de Coimbra.
Catorze por cento das crianças com 13 meses não estavam em 2018 protegidas contra o sarampo e a meningite C, quando a idade recomendada da primeira dose é aos 12 meses, segundo dados da Direção-Geral da Saúde hoje divulgados.
A Luz Saúde confirmou hoje que foi alvo de buscas pela Autoridade da Concorrência (AdC) na sua sede e numa das unidades, demonstrando a sua “total disponibilidade” para colaborar com esta entidade.
A conclusão é de um estudo desenvolvido pela Associação Portuguesa de Hemofilia, que diz ter relatos de casos de discriminação.
Região surge logo a seguir à área metropolitana de Lisboa, com 8,6 casos por 100 mil habitantes. Situação vai ser discutida na 6.ª edição do Virology Meeting Point.
Diversas personalidades assinam um compromisso que prevê que, até 2021, um terço dos principais prestadores de saúde sejam financiados pelos resultados dos atos médicos praticados.
A Ordem dos Enfermeiros vai apresentar uma ação de impugnação do ato que ordenou a sindicância, com pedido de indemnização ao Ministério da Saúde e à ministra da Saúde, a título pessoal, disse à Lusa o advogado Paulo Graça.
O Tribunal Administrativo de Lisboa rejeitou o pedido cautelar interposto pela Ordem dos Enfermeiros contra a ministra da Saúde “a título pessoal”, segundo fonte oficial do Ministério da Saúde.
São João da Madeira começou quarta-feira a disponibilizar aos diabéticos do concelho minicontentores para recolha de agulhas, lancetas e seringas de administração de insulina, propondo-se depois recolher e descartar esses instrumentos de forma clínica e ambientalmente segura.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) conseguiu contratar 65 médicos entre 2015 e 2018, representando um crescimento de 26% e uma melhoria no atendimento aos utentes, disse hoje fonte da administração.
A investigadora Elisabete Ramos afirmou que em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, a obesidade "aumentou ligeiramente mais" nas zonas rurais do que nas zonas urbanas.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu no ano passado mais de 84 mil queixas relativas a unidades de saúde públicas, privadas ou sociais, um aumento de 20% face a 2017.
O PSD quer ouvir no parlamento a ministra da Saúde e as administrações do Instituto Português de Oncologia e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) sobre casos de doentes oncológicos que terão morrido “sem tratamento” por constrangimentos financeiros.