A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje aos países para que aproveitem as recentes reduções nos custos de diagnóstico e tratamento da hepatite para aumentarem os investimentos na eliminação da doença.
O Governo aprovou quinta-feira, em Lisboa, o novo Plano de Ação 2019-20120 para a integração de pessoas em situação de sem abrigo, que tem um reforço das políticas e também financeiro, para 130 milhões de euros.
O PS propõe no seu programa eleitoral, para a área da ciência, uma lei de programação do investimento a pelo menos 12 anos e a restituição do imposto IVA pago pelos laboratórios para atividades de investigação.
A associação ambiental Zero saudou quinta-feira o procedimento aberto pela Comissão Europeia a Portugal, Roménia e Polónia por estes países não terem "assegurado proteção adequada" para habitats e designado áreas de proteção natural da rede Natura 2000.
O Governo autorizou hoje a realização de despesa até cerca de 150 milhões de euros para a celebração do contrato de empreitada para a construção do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora.
Todos os protetores solares avaliados este ano pela Autoridade Nacional de Medicamento apresentam um fator de proteção correspondente ao declarado na embalagem. Estão assim garantidos os requisitos de qualidade e segurança.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse na quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “vai ser o grande debate” da próxima legislatura, setor no qual defendeu ser preciso mais investimento e acabar com as taxas moderadoras.
"Neste momento a senhora Ministra da Saúde já não vai fazer mais nada", assegura o Bastonário da Ordem dos Médicos (OM) em entrevista ao telefone no canal S+. Questionado no programa "Saúde em Dia" sobre as relações com o governo, em particular com o Primeiro Ministro António Costa e com Marta Temido, Ministra da Saúde, Miguel Guimarães relembra que as "propostas para várias situações concretas que tem a ver com a melhoria do acesso aos cuidados de saúde" entre outras feitas pela OM obtiveram resposta "zero" até agora.
O centro de contato do Serviço Nacional de Saúde SNS 24 recebe diariamente uma média de 3.078 chamadas, totalizando mais de 2,2 milhões em dois anos de atividade, assinalados hoje.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim chegou a acordo com o Ministério da Saúde para a ampliação do centro hospitalar local, num investimento conjunto de 5 milhões de euros, anunciou hoje o presidente da autarquia.
A organização não-governamental espanhola África Avanza completou no último fim de semana a 34.ª missão do programa "Médicos Solidários para Cabo Verde" com a realização de 60 cirurgias, nomeadamente em crianças, e 136 consultas.
O Ministério da Saúde de Moçambique está a testar a eficácia da toma de um comprimido antirretroviral na prevenção do VIH/Sida, disse o director-executivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), Francisco Mbofana.
Um sismo de magnitude 2,2 na escala de Richter foi sentido hoje perto de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As temperaturas vão continuar hoje a subir na Europa ocidental, onde vários países estão já sob alerta vermelho devido à onda de calor, que deverá atingir um valor recorde em algumas cidades.
Mais de 2.500 vítimas de violência doméstica já recorreram ao Espaço Júlia, que abriu portas em Lisboa há quatro anos e se revelou uma “caixa de pandora”, disse à Lusa o autarca da Freguesia de Santo António.
O Presidente da República promulgou terça-feira o diploma que reforça a proteção na parentalidade e estabelece novas regras para as licenças neste âmbito.
O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil euros a uma sociedade gerida pelo presidente do conselho de administração do SESARAM, a "Miguel Ferreira, Lda", revelou hoje o Tribunal de Contas (TdC).
O primeiro-ministro, António Costa, assinalou seguda-feira que o Serviço Nacional de Saúde “não pode ser só uma história bonita”, mas merece “um futuro muito promissor”, que se constrói nas unidades de cuidados primários.
A Ordem dos Médicos Veterinários congratulou-se segunda-feira com a decisão do parlamento de cessar o diploma que transferia para os municípios competências de proteção e saúde animal e segurança alimentar, considerando que tal representaria “um retrocesso de décadas”.
A associação APFertilidade lamenta o vazio na nova lei de gestação de substituição, considerando que “trabalhar numa lei sem a inclusão do direito ao arrependimento da gestante é afastar cada vez mais os beneficiários de um direito constitucional”.
O primeiro-ministro criticou segunda-feira o exercício dos poderes regulatórios de algumas ordens profissionais, em especial a dos médicos, para restringir a concorrência e limitar o acesso à formação, considerando que tal impede a resposta às carências.
A associação Amato Lusitano anunciou segunda-feira ter sinalizado em Castelo Branco, desde novembro de 2018, 19 casos de vítimas de maus-tratos com mais de 65 anos e quatro casos em situação de vulnerabilidade por carência económica e isolamento.
O primeiro-ministro afirmou hoje que, se todos os concursos em marcha forem concluídos e se a totalidade das verbas forem preenchidas, a atual legislatura vai terminar com 97% dos portugueses com médico de família assegurado.
Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela investigação.