O Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve ser reorganizado, porque o modelo atual desresponsabiliza os dirigentes, e tem de ter mais financiamento, defendem os autores de um livro sobre a matéria que é hoje a apresentado em Lisboa.
Mais de 42.100 crianças nasceram no primeiro semestre do ano em Portugal, um recorde dos últimos três anos para igual período, segundo dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido como “teste do pezinho”, que cobre a quase totalidade dos nascimentos.
O Bloco de Esquerda (BE) vai apresentar na próxima legislatura uma proposta para despenalização da morte assistida, medida que consta do programa eleitoral para as legislativas de 06 de outubro.
A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou quarta-feira que não será por falta de recursos humanos que as escalas das maternidades do país não serão garantidas.
A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu quarta-feira que o atraso no exame de um doente oncológico que acabou por morrer não se deveu a razões financeiras, mas por “eventuais outras razões” que importa esclarecer.
A ministra da Saúde defendeu quarta-feira que a isenção das taxas moderadoras teria “um melhor enquadramento” na Lei de Bases de Saúde, considerando que o projeto de lei sobre a sua dispensa não garante a correta orientação dos doentes.
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública anunciou quarta-feira mais greves no setor da Saúde em agosto, nomeadamente nos hospitais de Coimbra e da Figueira da Foz, sendo que nesta unidade o protesto passa por recusar receber taxas moderadoras.
O Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) realizou uma cirurgia "inovadora" e minimamente invasiva no tratamento de malformações uterinas e vaginais que, através da criação de uma "neovagina", permite que as jovens mulheres possam ter uma vida sexual futura.
Os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde vão ter acesso gratuito a informação cientificamente validada a partir de outubro, um projeto orçado em cerca de um milhão de euros anuais que visa a prestação de melhores cuidados.
A comissão parlamentar de Ambiente aprovou terça-feira um projeto de lei dos Verdes para proibir a distribuição de sacos de plástico ultraleves e cuvetes de plástico para pão, frutas e legumes no comércio.
O PSD defendeu hoje um novo modelo de gestão dos hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sem fechar a porta às PPP, e a mudança simbólica do nome do Ministério da Saúde para “da Promoção da Saúde”.
A ministra da Saúde disse hoje que está a analisar propostas de prestadores de serviços para colmatar a falta de anestesistas na Maternidade Alfredo da Costa (MAC) através de especialistas tarefeiros.
A ministra da Saúde negou hoje que exista qualquer “confronto” com o Ministério das Finanças em relação a médicos em exclusividade no Serviço Nacional de Saúde (SNS), como prevê a nova Lei de Bases da Saúde.
O primeiro-ministro admitiu hoje discutir "se deve haver uma maior ou menor participação do setor social e privado” na nova Lei de Bases da Saúde, que deverá ser votada esta semana na Assembleia da República.
O Ministério da Saúde disse que segunda-feira foi notificado da junção pela Ordem dos Enfermeiros de dois pareceres jurídicos à providência cautelar interposta por aquela entidade, mas adianta que a sindicância vai prosseguir até haver decisão neste processo.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) recusa-se a fornecer mais documentos no âmbito da sindicância ordenada pelo Ministério da Saúde sem pedido do tribunal, porque a considera ilegal, anunciou segunda-feira a bastonária Ana Rita Cavaco.
O bastonário da Ordem dos Médicos disse segunda-feira que a Ordem não vai prescindir da missão de defender os utentes, os profissionais e a qualidade dos serviços “independentemente das pressões” da “ministra da Saúde” ou “de outro político”.
Marta Temido afirmou que não vai desistir de dotar a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, de um quadro permanente de anestesistas e de resolver as falhas que se verificam.
Os Centros de Responsabilidade Integrada Cardiovascular e Onco-Cirúrgico são inovadores no país e um deles é mesmo único. Centro de Responsabilidade Integrada Cardiovascular é mesmo o primeiro.
A Organização Mundial de Saúde detetou em quatro cidades europeias que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para bebés com menos de seis meses.
A Roda dos Alimentos vai ser revista até final de 2020, segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), que prevê também um sistema de rotulagem uniforme e mais fácil de entender.
O programa para distribuir fruta e leite nas escolas vai ser avaliado no próximo ano letivo, depois de em 2017/2018 Portugal ter usado apenas um terço dos 5,5 milhões comunitários, deixando de fora mais de 230 mil crianças.
Cada português consumiu no ano passado 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas bebidas.
As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de Ébola na cidade de Goma, República Democrática do Congo (RDCongo), onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou hoje o ministro da Saúde congolês.