Madalena Reis foi mãe doze vezes e partilha a sua casa com onze dos filhos e com o marido. O S+ tentou perceber como é feita a gestão do dia a dia desta família numerosa.
Numa altura em que vivemos confinados às nossas casas 24 sobre 24 horas, por vezes, pode ser difícil manter oleados certos processos e tarefas. Esta família mostra como é fazer isolamento social numa habitação com quatro quartos e uma família de treze.
A viver em Oeiras, Madalena, de 51 anos, é doméstica e partilha a sua vida com o marido, que tem a mesma idade, e cuja profissão é vender brindes. A cargo destes pais estão onze filhos, cinco rapazes dos 14 aos 25 anos e seis raparigas dos 7 aos 20. A mais velha, que não entra nestas contas, já seguiu a sua vida.
Em entrevista ao S+, esta mãe refere que se abasteceu um pouco mais do que o habitual e que cada um tem quer comer aquilo que precisa, mas sem abusar, porque na verdade “somos muitos cá em casa e todos gostamos de comer”.
O tempo é utilizado de forma equilibrada, entre estudo, brincadeiras e uma ida à rua “apanhar sol”. No entanto, por passarem tantas horas juntos, “gerir conflitos é um dos desafios”, refere Madalena Reis, apesar de salientar que a união é o mais importante e “não falta numa família grande”, remata a mãe.
Para esta família é importante estar ao corrente das novidades relacionadas com o novo coronavírus, mas é igualmente uma prioridade “desligar-se um pouco das notícias e da tragédia”. A mensagem para os filhos é de esperança e confiança no Homem, que é “capaz de ultrapassar estas dificuldades”.
No fim, a boa disposição e a união em família são a chave, porque “melhores dias virão.”