Os número de mortes e nova infeções por VIH baixou em 2018, segundo dados do Conselho Nacional de Combate ao Sida (CNCS) de Moçambique hoje adiantados à Lusa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que em quatro países africanos há mais casos novos de pólio causados pela vacina oral do que pelo vírus.
A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria está a personalizar tecnologias de apoio para crianças com necessidades educativas especiais, que irão contribuir para um melhor processo ensino-aprendizagem.
O vice-presidente do Governo da Madeira reúne-se na quarta-feira, em Lisboa, com o secretário de Estado das Finanças para abordar matérias regionais que, no seu entender, devem estar vertidas na proposta de Orçamento do Estado para 2020.
Os estados que investem mais em saúde e respetivos recursos humanos apresentam melhores taxas de adesão à terapêutica para a hipertensão arterial, que em Portugal é de 54,6%, revela um estudo que envolveu 31 países diferentes.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai pedir uma reunião urgente ao Ministério da Saúde para começar “o processo de resolução dos problemas” que afetam o Serviço Nacional de Saúde e “a grave situação dos médicos”.
O Governo dos Açores anunciou hoje a nomeação do médico Carlos Arruda para Provedor do Utente da Saúde, cargo que procura promover os "direitos de cidadania na saúde".
A Associação Montalegre com Vida interpôs uma ação administrativa com vista à anulação do contrato de concessão para a exploração de lítio assinado entre a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a Lusorecursos Portugal Lithium.
Nas ruas do Funchal, na Madeira, dormem 72 pessoas sem-abrigo, um número que tem crescido e que é composto sobretudo por jovens dependentes de drogas, indicou a coordenadora do Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA).
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou em cinco anos mais de 100.000 crimes em contexto de violência doméstica e apoiou mais de 43.000 pessoas, a maioria (86%) mulheres.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que as crianças que têm, em redor das suas escolas 0espaços verdes “apresentam uma melhor função pulmonar”, revelou hoje a investigadora responsável.
O primeiro-ministro aguarda “com otimismo e confiança” os dados sobre o rendimento e condições de vida que serão divulgados na terça-feira pelo INE, mas admite ser ainda necessário “um enorme esforço” para erradicação da pobreza em Portugal.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje “muito positivo” um futuro alargamento do consenso entre os partidos sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), salientando ser preciso “recuperar muitos anos de desinvestimento”.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu recrutar 50.000 enfermeiros para o sistema nacional de saúde durante a apresentação hoje do programa do Partido Conservador para as eleições legislativas de 12 de dezembro.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) aconselha os médicos de família a apresentar minutas de exclusão de responsabilidade por “exiguidade de meios” na sequência do anúncio do alargamento do horário do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal.
A Câmara de Lisboa discute na próxima semana o Plano de Desenvolvimento de Saúde, um “documento enquadrador da estratégia do município” que define objetivos como a criação de mais 100 vagas de cuidados domiciliários continuados.
O Presidente da República considerou hoje que este “é um momento particularmente significativo” para resolver problemas importantes no Serviço Nacional de Saúde, esperando sinais no próximo Orçamento do Estado numa área em que vê consenso entre os diferentes partidos.
O CDS-PP considerou hoje que a “transferência” da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta para dois centros de saúde de Almada e Seixal vai sobrecarregar o trabalho dos médicos daquelas unidades, correndo o risco de colapsar.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa equipara o alargamento do horário dos centros de saúde de Almada-Seixal a um plano de contingência da gripe, indicando que há 90 médicos em condições de fazer trabalho suplementar.
O diploma do PS que regula a eutanásia prevê a morte a pedido de um doente “em sofrimento extremo, com lesão definitiva ou doença incurável e fatal”, com parecer de, pelo menos, dois médicos e uma comissão de avaliação.
O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que as declarações da líder parlamentar do PS a assumir que há falhas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem ser positivas porque mostram que o PS já admite o problema.
A ministra da Saúde afirmou hoje que uma das prioridades nesta legislatura é "melhorar a resposta aos cidadãos" por parte do Serviço Nacional de Saúde, não só em volume, mas também em termos de qualidade e humanização dos serviços.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o Estado deve ter uma "atitude diferente" na forma como trata os jovens médicos e mostrou-se convicto de que com "valorização" e "condições adequadas" estes escolherão o serviço público.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte propõe que seja a Câmara do Porto a assegurar a execução física e financiamento das unidades de consumo vigiado no concelho, durante os primeiros 20 meses do programa.