SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Arco-íris luminoso instalado junto ao Hospital da Feira como símbolo de esperança

LUSA
12-04-2020 10:34h

A rotunda junto ao Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, passou a exibir um túnel luminoso que, dispondo sobre a relva os tons do arco-íris, simboliza o que a autarquia definiu hoje como "esperança no futuro".

Com a forma de um viaduto em arco, a estrutura instalada junto à unidade de saúde que serve cerca de 350.000 utentes do Norte do distrito de Aveiro é a mesma que, no final de 2019, decorava a entrada de Perlim, o parque temático da Feira dedicado exclusivamente ao imaginário natalício infantil.

Dos portões da Quinta do Castelo para a rotunda do hospital, a mudança de cenário deu-se este sábado à noite por iniciativa da Câmara Municipal da Feira, que, recordando o sucesso do túnel colorido junto de milhares de visitantes do parque natalício, quis recuperar essa "magia" para a atual fase de isolamento social imposta pela pandemia da covid-19.

"O arco-íris de Perlim dá agora cor e esperança a todos, de Santa Maria da Feira para o Mundo", dizia a página oficial do parque temático na rede social Facebook.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da autarquia explica o objetivo desse novo elemento urbanístico: "Apesar dos tempos dramáticos que se vivem, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira deixa, desta forma simbólica, uma mensagem de alento, alegria e esperança no futuro, para os feirenses, para o país, para o mundo e, especialmente, para os doentes, os seus familiares e os profissionais dos serviços de saúde que, diariamente, entram e saem no Hospital São Sebastião".

A estrutura foi montada por técnicos da empresa ProsLux e, se durante o dia se apresenta como um túnel curvo em sete cores, com 12 metros de comprimento por cinco de largura e de altura, à noite a respetiva iluminação é ativada para maior efeito visual e estético.

A mesma fonte da autarquia revela alguns dados técnicos sobre a peça: envolve 25.200 lâmpadas de tecnologia LED (díodo emissor de luz) e, dessas, 3.600 afetas estão a cada uma das sete cores do arco-íris, sendo que o arco de cada tonalidade é composto por 20 cordões com 12 metros de luz.

Também segundo a Câmara, a referência ao arco-íris recupera assim o símbolo de esperança adotado por Itália quando, na sua luta contra a covid-19, ainda estava longe do seu atual panorama epidemiológico, que este sábado situava esse território mediterrânico como o segundo país do mundo com mais vítimas mortais provocadas pelo novo coronavírus. Registava 19.468 óbitos entre 152.271 casos de infeção, numa estatística só superada pela dos Estados Unidos, com 20.071 vítimas mortais em quase 520.000 contaminados.

Em Santa Maria da Feira, a autarquia contabilizava já na passada quinta-feira seis óbitos e 307 casos de infeção por covid-19 entre os seus mais de 139.300 habitantes. A Direção-Geral da Saúde, contudo, esta manhã ainda registava apenas 265 doentes infetados no mesmo território.

O novo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios, das quais mais de 107.000 morreram. Ainda nesse universo de doentes, quase 345.000 estão dados como recuperados.

A doença afeta agora sobretudo o continente europeu, onde se registam cerca de 900.000 casos confirmados e perto de 74.000 mortos.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 470 óbitos e 15.987 infeções confirmadas. Desse universo de doentes, 1.175 internados em hospitais, 266 recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.

Em 17 de março, o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar e, a 19, decretou o estado de emergência nacional para todo o país. Ambos os regimes vigoram até às 23:59 do dia 17 de abril, estando entretanto a população proibida de circular fora do seu concelho de residência até ao final desta segunda-feira.

MAIS NOTÍCIAS