Moçambique conseguiu aumentar em 2018 o número de partos assistidos em unidades de saúde em todas as 11 províncias do país, segundo o novo anuário do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A bactéria 'E. coli' foi detetada num suplemento alimentar à venda nas farmácias como produto à base de canábis com propriedades terapêuticas, anunciou hoje o Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM).
Cerca de 1,7 milhões de casas serão abrangidas por uma campanha de pulverização domiciliária contra o mosquito da malária, que arranca hoje em Moçambique, anunciou a ministra da Saúde, Nazira Abdula.
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje que o Orçamento de Estado para 2020 já deveria abordar aspetos relativos aos cuidadores informais, como a carreira contributiva ou o acesso ao descanso.
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje a contratação "o quanto antes" de mais médicos especialistas para resolver os problemas da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada.
A lei da canábis medicinal “está a ter efeitos perversos nas terapêuticas e no acesso” à planta, denunciou hoje o diretor da Feira Internacional de Cânhamo do Porto, João Carvalho, que apelou à legalização “urgente” do consumo recreativo.
A Direção-Geral da Saúde lança na quarta-feira uma campanha a nível nacional para incentivar os portugueses a aumentarem o consumo de fruta, hortícolas, leguminosas e água, enriquecendo a dieta de forma progressiva.
A ministra da Saúde considerou hoje que “prática médica” é o elemento comum no caso da clínica Ecosado e do médico que realizou ecografias à mãe do bebé que nasceu com malformações graves.
Aviões não-tripulados e controlados remotamente estão a ser testados, pela primeira vez, para combater a malaria na ilha de Zanzibar, na costa da Tanzânia, uma luta se tem estendido nos últimos dez anos, revelaram fontes oficiais.
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, assinalou hoje a gravidade dos números conhecidos relativamente aos processos pendentes na Ordem dos Médicos, mas assinalou positivamente a contratação de advogados para os analisar.
Trinta e seis por cento de Portugal continental estava no final de outubro em situação de seca severa e extrema, tendo-se registado um desagravamento na região do Norte e Centro, segundo o IPMA.
O Presidente da República sublinhou hoje, numa nota publicada no ‘site’ da Presidência, a importância da efetiva aplicação do Estatuto do Cuidador Informal, que ainda não está regulamentado.
O Conselho Regional do Sul (CRS) da Ordem dos Médicos anunciou hoje que vai avançar com “caráter de urgência” para a contratação de uma equipa de advogados para a recuperação dos processos em atraso no Conselho Disciplinar (CD).
O Governo de Moçambique lança hoje, com o apoio da União Europeia e das Nações Unidas, um programa de combate à discriminação das mulheres na província mais populosa do país, Nampula.
Mais de 300 ataques, que causaram seis mortos e 70 feridos, foram registados desde o início do ano contra equipas de resposta contra o Ébola em províncias do leste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciaram segunda-feira as autoridades.
O programa do XIII Governo da Madeira, entregue segunda-feirano parlamento regional, defende ser necessário “repensar o modelo de financiamento e organização” do Sistema de Saúde do arquipélago.
O Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM) apelou hoje aos médicos para participarem numa conferência sobre as qualidades terapêuticas desta planta, que junta esta semana investigadores internacionais em Lisboa, para poderem prescrever com base científica.
O equipamento de TAC do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, voltou a funcionar no sábado, pelas 16:00, depois de reparada uma avaria que, na quarta-feira, fez parar o aparelho, informou hoje aquela unidade.
A Cruz Vermelha de Coimbra está a desenvolver em várias escolas da região Centro um Programa de Resiliência para Crianças Afetadas por Catástrofes para dar resposta às famílias atingidas pelos incêndios de 2017, foi hoje anunciado.
A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) anunciou hoje que entraram em funcionamento novas instalações para endoscopia do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Aveiro.
Uma clínica de hemodiálise abriu hoje em Estremoz, no distrito de Évora, após oito anos de espera, num investimento privado de três milhões de euros, disse à agência Lusa um responsável da unidade de saúde.
A Associação dos Estudantes de Medicina defende a criação de um organismo estatal para elencar os motivos do abandono do Serviço Nacional de Saúde pelos jovens médicos, quais os especialistas em falta e onde e quantos o sistema consegue formar.
As obras nas futuras instalações do serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, incluindo o Banco de Sangue, começaram hoje e devem estar concluídas até fim de novembro, divulgou o hospital.
O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai criar um espaço com 26 camas para pessoas que já tiveram alta clínica, mas que permanecem internadas por não terem para onde ir.