O presidente da Assembleia da República entende que há fundamentos para o parlamento recorrer da decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) sobre a mudança de nome da comissão de inquérito ao chamado caso das gémeas.
O primeiro-ministro disse ontem que nem ele nem a ministra da Saúde sabiam ou tinham como saber de eventuais incompatibilidades do diretor demissionário do SNS "na vigência do Governo anterior".
A secretária regional da Saúde dos Açores disse ontem que a entrada em funcionamento do aparelho de Estimulação Magnética Transcraniana adquirido pelo executivo está dependente da formação dada aos profissionais de saúde.
A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), um projeto pioneiro que procura dar voz e apoiar doentes com cancro no cérebro, bem como promover a investigação científica na área, foi criada na segunda-feira, na Lousã.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse ontem que espera que o Presidente norte-americano, Donald Trump, reconsidere a sua decisão de retirar o seu país da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A secretária regional da Saúde dos Açores disse ontem que até ao final do primeiro semestre do ano devem estar recolhidos os dados do estudo encomendado em 2018 sobre os fatores de risco de cancro na região.
As autoridades de saúde moçambicanas preveem imunizar pelo menos 433 mil crianças contra a malária na província de Niassa, numa campanha que arranca sexta-feira, anunciou ontem fonte oficial.
O BE/Açores questionou ontem o Governo dos Açores sobre a “decisão de triagem” dos pedidos de consulta de especialidade referenciados pelos médicos de medicina geral e familiar no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).
O projeto-piloto do rastreio do cancro do pulmão nos Açores deverá arrancar em 2025 em São Miguel e na Terceira, sendo posteriormente alargado às restantes ilhas, revelou ontem o presidente do Centro de Oncologia dos Açores (COA).
O PAN defendeu ontem a demissão da ministra da Saúde na sequência da polémica em torno da direção executiva do SNS e criticou a opção por Álvaro Almeida para suceder a António Gandra D’Almeida.
A jornalista Sandra Felgueiras, que divulgou o caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital Santa Maria, considerou ontem que o Presidente da República tratou este caso de forma diferente dos outros pedidos de ajuda que lhe chegaram.
O BE considerou ontem que o novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o social-democrata Álvaro Almeida, pertence a uma “rede clientelar” ligada ao setor privado que o Governo “está a instalar” no setor da saúde.
A jovem alemã de 23 anos resgatada no sábado por nadadores salvadores na Praia da Cornélia, na Costa da Caparica (Almada), após entrar em dificuldades enquanto praticava surf, morreu no hospital Garcia de Orta, confirmou ontem fonte hospitalar.
O presidente da IL, Rui Rocha, pediu ontem à ministra da Saúde para esclarecer se sabia das incompatibilidades de funções do ex-diretor executivo do SNS António Gandra D’Almeida, defendendo a sua demissão no caso de ter havido conhecimento.
As bombas automáticas de insulina para o tratamento da diabetes tipo 1 vão poder ser adquiridas nas farmácias a partir de 31 de janeiro, segundo uma portaria ontem publicada em Diário da República.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) defendeu ontem que a escolha para o cargo de diretor executivo do SNS devia ser por concurso público, alegando a necessidade de garantir a transparência e o escrutínio do processo.
A associação Quebrar o Silêncio, de apoio a homens vítimas de violência sexual, tem recebido todos os meses cerca de 10 novos pedidos de ajuda e passados oito anos de existência ajudou mais de 800 homens e rapazes.
O novo centro de saúde do Catujal, em Loures, foi inaugurado hoje com queixas de uma utente à ministra da Saúde e apelos para que sejam contratados médicos e enfermeiros para garantir “um atendimento condigno” à população.
O Banco Alimentar de Cabo Verde inaugurou hoje a segunda Casa da Sopa na capital cabo-verdiana que vai beneficiar 50 pessoas em situação económica vulnerável, oferecendo refeições diárias.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou hoje que o novo diretor executivo do SNS tem um perfil “muito académico e de gabinete”, quando o cargo exige alguém com o conhecimento direto do serviço público de saúde.
O PS requereu hoje uma audição parlamentar urgente da ministra da Saúde e considera que Ana Paula Martins tinha de conhecer as incompatibilidades de funções do ex-diretor executivo do SNS, António Gandra D’Almeida, em violação da lei.
O Livre manifestou hoje preocupação com a nomeação de Álvaro Almeida para diretor executivo do SNS, considerando que tem um “perfil mais político do que técnico” para um cargo que requer uma “confiança inabalável” dos portugueses.
O Presidente da República considerou hoje que a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "correu mal até aqui" e espera que estabilize, com a nomeação de Álvaro Almeida, que classificou como "uma solução defensiva".
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) afirmou hoje que o novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem as competências para o cargo, mas admitiu que lhe falta alguma ligação ao terreno.