A nova estratégia para as doenças raras, hoje divulgada, defende que os doentes elegíveis para a prescrição de medicamentos órfãos, que envolvem o diagnóstico e o acompanhamento em Portugal, devem ser referenciados pelo médico assistente do país de origem.
A Inspeção-Geral das Atividade em Saúde (IGAS) determinou a abertura de um inquérito para apurar os factos que levaram um utente a esperar 36 horas, no hospital de Viana do Castelo, para lhe ser diagnosticado um enfarte do miocárdio.
O Papa Francisco, hospitalizado há duas semanas com pneumonia nos dois pulmões, já não está em estado crítico, mas o seu estado continua "complexo" e o seu prognóstico é reservado, informou hoje o Vaticano.
A taxa de desemprego na região semiautónoma chinesa de Macau caiu para 1,6% entre novembro e janeiro, um mínimo histórico, de acordo com dados oficiais hoje divulgados.
O parlamento aprovou hoje dois projetos que recomendam ao Governo o estudo de soluções para garantir a sustentabilidade da Assistência na Doença aos Militares (ADM) e o impacto de uma eventual redução de contribuição para 12 meses.
Cerca de 50 palestinianos feridos deixaram hoje a Faixa de Gaza através do posto fronteiriço de Rafah, o único que liga o devastado enclave palestiniano ao Egito, para receberem cuidados médicos no estrangeiro, indicou a Al Jazeera.
A Comissão Europeia autorizou hoje uma vacina contra o vírus chikungunya para adultos e jovens com mais de 12 anos, uma vez que aumentou a presença do mosquito que o transmite.
O Chega/Açores alertou hoje para a ausência de um delegado de saúde, “há largos meses”, na Praia da Vitória, na ilha Terceira, alegando que a situação está a deixar os utentes "sem respostas" para situações urgentes.
O Governo da Madeira pretende dar continuidade ao projeto europeu designado Smart Bear, no qual participaram 501 utentes da região autónoma, que permite o acompanhamento de pacientes com mais de 65 anos por via digital.
A cólera, doença que desde janeiro provocou em Angola 197 óbitos e 5.463 casos, chegou à província do Cubango, aumentando para 13 as regiões afetadas pelo atual surto, segundo as autoridades sanitárias angolanas.
A Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver um projeto para situações de infertilidade masculina que visa um diagnóstico e prognóstico mais precisos, revelou hoje a instituição.
A maioria das chamadas abandonadas há mais de 15 minutos por quem liga para o INEM não é devolvida pelo instituto, revelou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).
Escolas encerradas em todo o país ou a funcionar com menos pessoal é o balanço feito hoje de manhã pela Frente Comum à greve dos assistentes operacionais, que exige melhores salários e a valorização da carreira.
Mais de 460 chamadas para o INEM que foram abandonadas durante num dia de greve dos técnicos do instituto eram de prioridade máxima e o socorro exigia "meios altamente diferenciados", conclui a Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS).
O PSD acusou hoje o Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) de se ter demitido num “ato de politiquice partidária para mascarar a negação de auxílio” a um doente.
Pelo menos 219 pessoas morreram no ano passado devido à tuberculose na província de Tete, no centro de Moçambique, um aumento de 134 óbitos face a 2023, disse fonte oficial.
O produto interno bruto (PIB) de Macau cresceu 8,8% em 2024, em comparação com o ano anterior, apoiado pelo aumento das exportações de serviços e da procura interna, anunciaram hoje as autoridades.
Duas embarcações precárias com 146 pessoas a bordo foram acompanhadas durante a noite passada pelos serviços de emergência espanhóis até ao porto de La Restinga, a sul de El Hierro, arquipélago das Canárias.
Autarcas repudiam fecho de urgências pediátricas em Vila Franca Xira à noite e fins de semana
O Papa Francisco passou uma noite tranquila e está a descansar, completando hoje 15 dias de internamento no hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios, de acordo com o Vaticano.
O número de novos casos de ‘long covid’ diminuiu drasticamente com a vacinação e a grande maioria dos doentes que apresentaram sintomas prolongados após a infeção inicial conseguiu recuperar das queixas, adiantou o especialista Miguel Toscano Rico.
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) acredita que hoje o Serviço Nacional de Saúde está mais bem preparado para responder aos efeitos diretos de uma pandemia, mas que continuaria a falhar no acompanhamento dos outros doentes.
Cerca de 29 mil pessoas morreram em Portugal devido à covid-19, mas, passados cinco anos do início da pandemia, o número de óbitos baixou drasticamente e o coronavírus evoluiu para uma forma menos letal.
Um estudo internacional mostrou que a melatonina, uma hormona relacionada com os ciclos de sono e vigília, restaura a proporção de fibras alterada pela obesidade e pela diabetes e protege contra os danos musculares.