A Infraestruturas de Portugal (IP) disse hoje, a propósito de alterações em Espinho ao percurso da Linha de Alta Velocidade (TGV), que o traçado inicial não é definitivo, podendo o consórcio responsável pela construção da ferrovia ainda alterá-lo.
O Ministério da Saúde afirmou hoje que a análise das novas cinco parcerias público-privadas (PPP) terá em conta a nova organização do SNS em Unidades Locais de Saúde (ULS), que gerem os hospitais e os centros de saúde.
A Ordem dos Médicos alertou hoje que as parcerias público-privadas (PPP) hospitalares têm de garantir um acesso a cuidados de saúde com qualidade e segurança aos utentes, assim como condições adequadas de trabalho aos profissionais.
O presidente da Câmara do Seixal criticou hoje a decisão de criar uma parceria público-privada para o Hospital Garcia de Orta, considerando que “não será com uma gestão privada que os problemas serão resolvidos”.
A administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões disse à agência Lusa que recebeu “com entusiasmo” o anúncio do governo de 37 milhões de euros (ME) para o Centro de Ambulatório e Radioterapia.
O PSD contestou hoje as conclusões preliminares da comissão de inquérito ao caso das gémeas, da autoria do Chega, afirmando que “não houve qualquer tipo de abuso de poder” por parte do Presidente da República.
A futura rede internacional de teatros, que será formalizada na primavera em Florença, esteve hoje em discussão no Teatro São Luiz, em Lisboa, com propostas para envolver as comunidades e repensar o papel da arte na sociedade contemporânea.
Os administradores hospitalares consideraram hoje que o anúncio do Governo de avançar com parcerias público-privadas (PPP) para cinco hospitais levanta “muitas incertezas”, tendo em conta a atual organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM), que abre este mês em Lisboa, atribuiu o primeiro Prémio de Aquisição MACAM ao artista Xie Lei, durante a 44.ª edição da feira ARCOmadrid, anunciaram hoje as duas entidades.
O Papa Francisco passou o dia de hoje em repouso, sem crises respiratórias e com um estado clínico “estável mas complexo”, no seu 22.º dia de internamento no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.
Três mulheres, com idades na casa dos 30 anos, e uma bebé de um mês, foram hoje intoxicadas por monóxido de carbono em Longueira -Almograve, no concelho de Odemira, distrito de Beja, revelou fonte da Proteção Civil.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje o Governo de privatizar cinco hospitais públicos e “todos os centros de saúde da sua área de abrangência”, beneficiando interesses privados contra o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Corporações de bombeiros do distrito de Viseu estão a receber multas, que podem atingir os três mil euros, por causa de um erro no dístico relativo à proibição de fumar nas ambulâncias de transporte de doentes.
O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, congratulou-se hoje com o anúncio do reforço de 32 milhões de euros para as obras do novo hospital, desejando que parte das verbas seja para acessos e infraestruturas.
O presidente da Câmara de Braga aplaudiu hoje a decisão do Governo de repor a parceria público-privada (PPP) do hospital da cidade, sublinhando que o modelo implementado durante 10 anos redundou em padrões de excelência e eficiência económico-financeira.
O Governo aprovou hoje o lançamento do processo de atribuição de parcerias público-privadas (PPP) para cinco hospitais, uma decisão que o ministro da Presidência classificou de histórica.
A CUF estabeleceu um acordo de parceria para a compra de uma participação de 75% no Grupo HPA Saúde, constituído por cinco hospitais e 17 clínicas, foi hoje anunciado.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira disse hoje nada ter contra a gestão do hospital desta cidade do distrito de Lisboa em parceria público-privada “desde que funcione”, mas lamentou não ter sido consultado pelo Governo.
As autoridades de saúde na província de Nampula, norte de Moçambique, manifestaram preocupação pelo nível de desinformação sobre a cólera, surto que afeta a província desde 2024, após vandalização de mais um centro de tratamento da doença.
A Autoridade de Saúde dos Açores revelou hoje que existem mais dois casos de gripe A num outro lar da ilha de São Miguel, além dos identificados no lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.
A CDU de Vila Franca de Xira considerou hoje inaceitável o encerramento da urgência pediátrica no hospital daquele concelho do distrito de Lisboa durante o período da noite e aos fins de semana, defendendo um maior investimento nos profissionais.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alertou hoje para a importância do diagnóstico precoce da principal causa de cegueira irreversível a nível mundial, o glaucoma, doença ocular silenciosa que não tem cura.
BE e PCP acusaram hoje o Governo de querer fragilizar o Serviço Nacional de Saúde, partindo-o “às postas” e vendendo-o aos grupos privados, manifestando-se contra o aumento de parcerias público-privadas.
Pelo menos 13 crianças morreram em 2024 na província de Tete, centro de Moçambique, vítimas de desnutrição aguda, uma redução face ao cenário de 2023, anunciaram hoje as autoridades da saúde.