As inscrições para a caminhada dos 50 anos do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, iniciativa cuja receita reverte a favor de projetos de investigação em cancro, estão abertas até dia 17 de setembro, foi hoje divulgado.
Moçambique registou 6,2 milhões de casos de malária no primeiro semestre de 2024, menos 22% em igual período do ano passado, e o número de óbitos provocados pela doença baixou para 196, anunciou hoje o Governo.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) fez hoje um balanço positivo do primeiro semestre da estrutura e revelou que a aprovação do plano de desenvolvimento organizacional permitirá maior autonomia.
Moçambique inicia hoje a vacinação contra a malária no país, começando na província da Zambézia, centro do país, com um grupo alvo de crianças dos 6 aos 11 meses, anunciou o Ministério da Saúde.
O Serviço de Urgência de Ginecologia do Hospital Santa Maria para grávidas até 22 semanas de gestação passa a funcionar, desde hoje, na nova Maternidade Luís Mendes da Graça, segundo o presidente da instituição.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) disse hoje estar a considerar convocar um comité de peritos para determinar se a epidemia de Mpox, também conhecida como "varíola dos macacos", deve ser declarada emergência internacional em vários países africanos.
O Partido Socialista anunciou hoje que vai pedir reuniões na próxima semana com os hospitais que estão com urgências encerradas e apelou ao primeiro-ministro para que apresente medidas que respondam às dificuldades do Serviço Nacional de Saúde.
As queixas por violência doméstica apresentadas à PSP aumentaram 1,8% no primeiro semestre do ano relativamente ao mesmo período de 2023, totalizando 7.706 denúncias.
O Ministério da Saúde do Brasil confirmou hoje o que chamou de primeira morte fetal causada pelo vírus da oropouche, que este ano já causou pelo menos duas outras mortes no país até agora.
A situação nas urgências de ginecologia e obstetrícia na região de Lisboa e Vale do Tejo, que registou picos de afluência, está normalizada, informou esta tarde a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
A greve nacional de hoje dos enfermeiros do setor público teve uma adesão de 49,5% em 30 Unidades Locais de Saúde (que agregam centros de saúde e hospitais) e institutos de oncologia "já apurados", segundo o Governo.
O PCP perguntou hoje ao Governo se irá estabelecer parcerias na área da saúde com Israel, conforme denunciou o Movimento pelos Direitos do Povo Palestiniano, considerando que seria inaceitável perante “os sucessivos massacres” contra aquela população.
Oito serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia vão estar abertos e seis fechados na região de Lisboa e Vale do Tejo, divulgou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
O Posto de Saúde de Remédios, Ponta Delgada, que esteve para encerrar temporariamente, funciona às terças e quintas-feiras e tem médico “uma tarde por semana”, após entendimento entre Unidade de Saúde de São Miguel e Juntas de Freguesia.
Os partos programados de grávidas de Leiria vão ser feitos no Centro Materno e Infantil do Norte, no Porto, na sequência do fecho da urgência ginecológica/obstétrica do hospital de Leiria até dia 19, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Médicos defendeu hoje ser necessário encontrar soluções para evitar o encerramento de urgências, na véspera de um fim de semana em que está previsto o fecho de 11 serviços no sábado e treze no domingo.
A agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA) registou cerca de 40.000 casos de hepatite na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro passado, foi hoje divulgado.
A greve nacional dos enfermeiros registou hoje, no turno da manhã, uma adesão de cerca de 80% nos hospitais e centros de saúde do Algarve e parou vários serviços, disse à Lusa fonte sindical.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo abriu dois concursos para a contratação de 39 profissionais, um dos quais para 26 vagas para médicos recém-especialistas, incluindo três pediatras.
O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) manifestou hoje preocupação com o fecho da urgência obstétrica do hospital de Leiria durante 18 dias, pedindo soluções para dar resposta ao “período crítico de verão”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou hoje 12 novas ações de luta para este mês, incluindo 10 greves parciais com início já na segunda-feira.
A greve dos enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no distrito de Coimbra registou, no turno da manhã, uma adesão entre os 80 e 90% e encerrou vários blocos operatórios, disse à agência Lusa fonte sindical.
Duas novas extensões de saúde vão ser construídas no concelho de Estremoz, distrito de Évora, envolvendo um investimento global de quase 500 mil euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), divulgou a câmara municipal.
Um ataque aéreo atribuído à junta militar de Myanmar (antiga Birmânia) atingiu hoje um hospital numa cidade perto da fronteira chinesa controlada por um grupo étnico minoritário armado, matando pelo menos dez pessoas, noticiou a imprensa local.