Uma filha de 38 anos doou parte do fígado à mãe, de 65, no primeiro transplante hepático de dador vivo totalmente robótico realizado em Portugal, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, anunciou hoje a ULS São José.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) decidiu hoje suspender provisoriamente a greve ao trabalho administrativo, que durava desde 2021, depois de assinado um memorando de entendimento com o Ministério da Saúde, disse o presidente da estrutura sindical.
O valor do limiar da concentração de ozono na região Centro foi excedido hoje à tarde no concelho de Vouzela, distrito de Viseu, indicou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
Os profissionais de saúde moçambicanos alertaram hoje para “deficiências alarmantes” no fornecimento de medicamentos nas unidades sanitárias e pediram a nomeação de uma nova equipa para dialogar no âmbito das conversações com o Governo para acabar com paralisações.
A ULS São José, em Lisboa, rejeitou hoje as acusações do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses sobre o despedimento de uma enfermeira grávida, negando desrespeito pela proteção na maternidade e garantindo que cumpre rigorosamente a legislação laboral em vigor.
Angola vai vacinar mais de 6,9 milhões de crianças contra a poliomielite após a confirmação de 19 novos casos nas províncias de Benguela, Huambo, Cubango e Cuanza Norte, anunciou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O município de Óbidos, no distrito de Leiria, instalou um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) junto ao posto de turismo, reforçando a capacidade de resposta “num território que recebe, por dia, cerca de 10 mil visitantes”, divulgou a Câmara.
O especialista em qualidade do ar Francisco Ferreira alertou hoje para uma potencial má qualidade do ar nos próximos dias, devido ao calor, aos incêndios e a partículas transportadas do norte de África.
O Afeganistão está a registar “o aumento mais acentuado de sempre” de subnutrição infantil, alertou hoje o Programa Alimentar Mundial, acrescentando que precisa de 539 milhões de dólares (472 milhões de euros) para ajudar as famílias vulneráveis do país.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denunciou hoje a demissão de uma enfermeira grávida na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, pela Unidade Local de Saúde de São José, que enfrenta falta de pessoal na equipa de enfermagem.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo está a organizar aulas de preparação para o parto e parentalidade no Hospital de Tomar, num curso gratuito de 15 sessões que inclui aulas práticas e teóricas, revelou hoje a ULS.
O Infarmed recebeu 115 pedidos para realização de ensaios clínicos no primeiro semestre deste ano, mais seis face ao mesmo período de 2024, tendo já autorizado 93, revelam dados hoje divulgados pela autoridade do medicamento.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve manifestou hoje a sua “incompreensão” perante os argumentos invocados para três sindicatos convocarem uma greve de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde para quinta-feira.
O Hospital Central de Maputo (HCM), maior unidade sanitária moçambicana, retomou hoje o tratamento por radioterapia, após 15 meses de interrupção por avaria na única máquina do país, tentando apoiar 170 pacientes oncológicos que aguardavam atendimento.
O investigador Rafael Aroso, da Universidade de Coimbra, recebeu uma bolsa Marie Skłodowska-Curie, de cerca de 200 mil euros, para tornar exames de imagiologia por ressonância magnética “mais seguros e eficazes no diagnóstico precoce do cancro”.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) defendeu que o nome do novo presidente do INEM só deve ser indicado após concluído o trabalho da comissão técnica independente e publicada a nova lei orgânica do instituto.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar não ficou surpreendido com as conclusões da inspeção das finanças sobre o INEM e lamenta o “esquema” encontrado para que os dirigentes recebessem trabalho suplementar quando deviam estar em isenção de horário.
A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH) da CGTP acusa o Governo de com as propostas para revisão dos direitos de maternidade e paternidade demonstrar uma “enorme insensibilidade social” e promover a “desumanização das relações laborais”.
Um incêndio numa sala técnica do Centro de Saúde de São Vicente, na Madeira, na madrugada de hoje, obrigou à deslocação de alguns utentes para outra área do edifício como medida preventiva, indicou o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC).
Timor-Leste registou até ao momento a morte de 11 pessoas devido ao surto de raiva, disse o vice-ministro para a Reforço Institucional da Saúde timorense, José dos Reis Magno.
Moçambique vai receber as primeiras doses de um antirretroviral de nova geração e baixo custo contra infeção por HIV produzido pela primeira vez em África, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que destaca o marco.
Os hospitais da Faixa de Gaza registaram, no domingo, cinco mortes “por fome e desnutrição”, de acordo com o ministério da Saúde daquele território, governado pelo grupo islamita palestiniano Hamas, num comunicado hoje divulgado.
A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) conclui que o INEM falhou na fiscalização de horas de voo dos helicópteros e que o Estado arrisca pagar mais, numa análise ao período 2021-2024, noticia hoje o jornal Público.
As Nações Unidas chamaram a atenção para a "cascata implacável de emergências" que Moçambique enfrentou nos últimos meses, uma causada pelos choques climáticos, ressurgimento de surtos de doenças mortais e agravamento do conflito armado no norte do país.