O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) advertiu hoje que ignorar o alerta da equipa da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra para o risco de rutura iminente do serviço seria “um erro grave, com consequências que podem tornar-se irreversíveis”.
Moçambique pretende vacinar seis milhões de crianças menores de um ano até 2030 para travar a mortalidade com doenças como malária, diarreia e pneumonia, foi hoje anunciado.
Dezanove médicos do Serviço de Urgência Geral do Hospital Amadora-Sintra alertam, numa carta aberta dirigida à administração, para a perda de capacitação e o risco de rutura iminente do serviço caso o atual rumo não seja revertido.
O candidato da coligação PSD/CDS-PP/IL, Luís Filipe Menezes, quer ajudar a redesenhar o mapa dos centro de saúde em Vila Nova de Gaia e dotar o hospital das condições do São João e do Santo António, no Porto.
A delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) registou 1.074 ocorrências no segundo trimestre deste ano, indicou hoje a instituição, referindo que 743 corresponderam a serviços de emergência hospitalar.
A agência de saúde pública da União Africana (UA) alertou hoje que os conflitos são o principal desafio para combater a epidemia de cólera no Sudão e no Sudão do Sul, que alastrou já a 21 países africanos.
A agência de saúde pública da União Africana (UA) alertou hoje que, apesar de os casos e mortes em África por mpox estarem a diminuir, o continente continua a sofrer com a escassez de vacinas.
O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo alertou hoje para a importância de “não afundar o modelo público” de saúde, considerando este é o único capaz de “combater verdadeiramente as desigualdades e garantir uma saúde para todos”.
Vinte pessoas vão participar, a partir de setembro, na Covilhã, na primeira edição de um programa focado na prescrição individualizada de exercício físico para o controlo da hipertensão arterial, com duas sessões semanais acompanhadas.
As medidas implementadas pelo TikTok e YouTube para conter conteúdo associado a distúrbios alimentares e automutilação são insuficientes, alertou o Centro de Combate ao Ódio Digital, que responsabiliza a influência dos algoritmos na amplificação do conteúdo prejudicial.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) anunciou hoje a suspensão do protesto previsto para quinta-feira, depois de o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) se comprometer a pagar as verbas em falta.
A Associação de Apoios a Albinos de Moçambique (AlbiMoz) alertou para o contínuo rapto de pessoas com albinismo para “fins supersticiosos” e apelou ainda à disponibilização de óculos e protetores solares pelo Serviço Nacional de Saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que certificou Timor-Leste como país livre de malária, depois de comprovado que a cadeia de transmissão foi interrompida em todo o território nos últimos três anos.
A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) anunciou hoje que vai apoiar o serviço de saúde moçambicano nos cuidados primários a crianças e mulheres na província de Inhambane, no sul do país.
A Universidade de Coimbra e a Unidade Local de Saúde de Coimbra integram um consórcio europeu que conquistou 30 milhões de euros para melhorar a investigação sobre cancro na Europa, revelou hoje aquele estabelecimento de ensino superior.
O ministério da Saúde dos EUA anunciou hoje que o país deixará de usar uma substância contida nas vacinas que há muito é denunciada por especialistas antivacinas, que alegam que esta causa autismo, acusações que foram refutadas por cientistas.
Uma subcomissão da Câmara de Representantes norte-americana vai intimar o Departamento de Justiça a apresentar os ficheiros da investigação de tráfico sexual envolvendo Jeffrey Epstein, após votar hoje uma moção com apoio de congressistas democratas e republicanos.
O ministro da Defesa Nacional afirmou hoje que as aeronaves da Força Aérea são adequadas para o transporte médico de emergência e admitiu novo recurso a esta solução no futuro, salientando que o ramo não falhou nenhuma missão.
O INEM pagou esta semana 9,7 milhões de euros de dívidas do serviço de emergência pré-hospitalar, anunciou hoje a Liga do Bombeiros Portugueses (LBP), que pretende garantias do pagamento dos 3,7 milhões em falta às associações.
As autoridades moçambicanas disseram hoje que um total de 144 mil pessoas estão em situação de emergência no país e a necessitar de apoio, havendo também 114 mil crianças em desnutrição aguda.
Moçambique admitiu hoje haver redução da taxa de vacinação de crianças até cinco anos no país face aos conflitos e mudanças climáticas, apontando a falta de vacinação completa como causa de morte de menores.
O ministro da Defesa Nacional afirmou hoje que o apoio da Força Aérea ao transporte de emergência médica não prejudicou as restantes missões do ramo, esforço que se prolongará pelo tempo que “o Estado entender”.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra tem 63 novos médicos para a área hospitalar e o novo Hospital de Sintra vai ter um reforço de pelo menos mais três clínicos no início de agosto.
O homem que morreu em Bragança depois de estar mais e uma hora e 20 minutos à espera da ambulância morava a dois quilómetros da sede da Viatura Médica de Emergência, que demorou cinco minutos a chegar ao local.