As agências humanitárias da ONU denunciaram hoje uma situação caótica nos hospitais da Faixa de Gaza, sobrelotados com feridos e com cadáveres amontoados em tendas.
O ministro da Saúde quer avançar, até ao final do ano, com o projeto de equipas com médicos a trabalhar em exclusivo nas urgências nos cinco maiores hospitais do país.
O futebolista português Pepe vai dar o nome e apoiar com 18.000 euros uma bolsa de investigação que tem como objetivo estimular o “talento científico” no setor da saúde, anunciou hoje o laboratório associado RISE.
A Associação Pulmonale considerou hoje urgente implementar um programa de rastreio do cancro do pulmão nacional, acusando o Ministério da Saúde de ter “falta de vontade” em executar “projetos estruturantes”.
Entre 20 e 25 minutos de atividade física diária diminuem o risco de morte devido a sedentarismo, especialmente a partir dos 50 anos, concluiu um estudo publicado na terça-feira no British Journal of Sports Medicine.
O Governo brasileiro lançou hoje uma estratégia nacional de combate à desinformação sobre vacinas que contará com a colaboração de várias das principais redes sociais para a divulgação de conteúdos fiáveis, entre elas TikTok, Meta e Google.
A secretária de Estado da Promoção da Saúde reconheceu hoje a necessidade de melhorar a referenciação de doentes através da linha SNS24, mas não confirmou nem adiantou detalhes sobre a reorganização das urgências.
O Governo lançou hoje o Programa para a Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior, que vai apoiar em cerca de 12 milhões de euros o desenvolvimento de projetos e mecanismos de apoio psicológico nas instituições.
O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza alertou hoje que a crise humanitária devido à guerra entre Israel e o grupo islamita Hamas está a gerar surtos epidémicos que já afetam cerca de 3.100 pessoas, na maioria crianças.
O Governo dos Açores reconhece dificuldade na nomeação de um coordenador para o Serviço de Apoio ao Doente Deslocado, cargo deixado vago em janeiro, mas assegura estar a tentar resolver o problema.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) assinou hoje um protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), juntando-se a um projeto que visa aumentar os níveis de atividade física em crianças de mais de 360 escolas do país.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) convocou uma vigília de protesto para sábado, em Chaves, contra o previsível encerramento de serviços durante o mês de novembro no hospital, foi hoje anunciado.
O líder do PSD pediu uma audiência urgente ao Presidente da República por ter ficado muito preocupado com o alerta do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a possibilidade de um "novembro dramático" no setor.
O presidente do Chega considerou hoje que o Presidente da República devia ter vetado o diploma da dedicação plena ao Serviço Nacional de Saúde e acusou o diretor executivo do SNS de atribuir culpas aos médicos pelos problemas no setor.
A Nigéria introduziu hoje a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) no seu sistema nacional de vacinação, com o objetivo de vacinar 7,7 milhões de raparigas, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Castelo de Paiva lançou um questionário na Internet para recolher a opinião da população sobre questões da saúde no concelho, no âmbito da elaboração do Plano Estratégico Municipal de Saúde e Bem-Estar, informou hoje o município.
As desigualdades entre homens e mulheres em Portugal são mais acentuadas na saúde, alertou hoje o Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), que coloca o país em 23.º lugar entre os 27 da União Europeia.
Cerca de dois terços das instalações de saúde de Gaza deixaram de funcionar devido aos ataques israelitas e falta de combustível, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que pediu a passagem segura de combustível e mantimentos.
A urgência obstétrica e ginecológica e o bloco de partos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), no distrito de Setúbal, está desde segunda-feira a funcionar em instalações requalificadas e com novos equipamentos, anunciou hoje a unidade de saúde.
O Presidente da República promulgou hoje com “inúmeras dúvidas e reticências” os diplomas que aprovam a dedicação plena no SNS, a organização e funcionamento das Unidades de Saúde Familiar e a criação das Unidades Locais de Saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fornecerá cuidados médicos e apoio a todos os israelitas e palestinianos, indicou hoje o seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreysus.
Cerca de 16.300 pessoas já foram vacinadas contra a gripe e 5.900 contra a covid-19 na Região Autónoma da Madeira, no âmbito da campanha 2023/2024, que começou em 25 de setembro, indicou hoje o secretário da Saúde e Proteção Civil.
O bastonário da Ordem dos Médicos classificou hoje o “grito de alerta” dos médicos como “absolutamente correto” do ponto de vista ético e deontológico e lembrou também a importância da "ética política".
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vê o apelo do diretor executivo do SNS aos médicos como o reconhecimento da gravidade da situação e sublinha que, “justamente por questões éticas”, os médicos que representa têm dado o exemplo.