A secretária para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau anunciou hoje que o novo hospital do território vai entrar "oficialmente em funcionamento" a partir de 16 de setembro.
Os serviços de raio-x, tomografia computadorizada e de ecografia vão entrar em funcionamento naquela data, acrescentou Elsie Ao, num comunicado.
Atualmente, o Hospital Macau Union presta já tratamentos de 24 especialidades, tendo começado a funcionar a título experimental em 20 de dezembro.
A secretária indicou esperar que o processo de recrutamento de pessoal médico termine "ainda este ano".
Sobre a prestação de serviços de urgência, Elsie Ao esclareceu que o hospital só terá condições para prestar este tipo de serviços "quando os equipamentos necessários e as especialidades estiverem completas, assim como os blocos operatórios e os equipamentos para diversos exames de radiologia e imagiologia forem sujeitos a testes rigorosos".
O novo hospital situa-se no Cotai, onde está localizada grande parte dos casinos em Macau, e tem uma área bruta de construção de cerca de 430 mil metros quadrados, sendo o maior complexo de cuidados de saúde do território.
O Hospital Macau Union, também designado como Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas – Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital, tem mais de 800 camas, tecnologia e equipa de gestão do Peking Union Medical College Hospital (PUMCH) e vai lançar gradualmente serviços integrados de oncologia, tais como radioterapia, tendo ainda como objetivo desenvolver especialidades nas áreas de medicina estética, medicina tradicional chinesa e gestão de saúde.
Em 2021, o Governo de Macau, com o apoio da Comissão de Saúde da China e de outras instituições, escolheu o PUMCH como parceiro para operar e gerir conjuntamente o hospital, com o "intuito de melhorar a saúde e o bem-estar dos residentes locais e aumentar a capacidade de oferta de serviços médicos especializados" em Macau.