A Associação Portuguesa de Dislexia (Dislex) alertou hoje para a “incapacidade” de os professores acompanharem e identificarem alunos disléxicos e defendeu formação nesta área, especialmente para os docentes do 1.º Ciclo.
As aulas no arquipélago espanhol das Canárias estarão suspensas de quarta a sexta-feira por causa do calor, com as temperaturas máximas previstas nas ilhas a superarem os 34 graus centígrados, anunciou hoje o governo regional.
O coordenador-geral da organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), Matthias Cannes, descreveu hoje a situação em Israel e Faixa de Gaza como horrível, referindo existirem “números massivos de mortos” e muitos palestinianos deslocados e com medo.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou hoje que já entregou na Presidência da República um pedido para apreciação preventiva da constitucionalidade do decreto-lei que aprova o regime de dedicação plena dos clínicos.
A Câmara do Porto quer classificar como monumento de interesse municipal o edifício do antigo Hospital de Crianças Maria Pia, imóvel neoclássico que está desocupado desde 2012 quando as valências foram transferidas para o Centro Materno Infantil do Norte.
Ricardo Mexia, médico de saúde pública e epidemiologista e Fausto Pinto, cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foram os convidados do último "Check-Up". Entre os temas debatidos com Vera Arreigoso, esteve o protesto dos médicos ao trabalho extraordinário.
O presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra, Graciano Paulo, foi eleito presidente da European Alliance for Medical Radiation Protection Research (EURAMED), tornando-se o primeiro português e profissional das tecnologias da saúde a liderar a estrutura.
O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais (CMRRC-RP), na vila da Tocha, no concelho de Cantanhede, vai acolher a 6.ª edição do Innovation-Days nos dias 30 de outubro e 03 de novembro.
O decreto-lei que altera o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições estrangeiras e estabelece o regime excecional e temporário do reconhecimento de graus estrangeiros em medicina foi hoje publicado.
A Manifestamente, iniciativa cidadã pela saúde mental, lança hoje uma série de cinco histórias de animação infantis que falam de emoções e competências básicas para cuidar da saúde mental, mas também sobre ‘bullying’ ou dificuldades de aprendizagem.
Portugal voltou a cair no ranking dos países europeus sobre direitos das pessoas LGBTI, estando agora em 11.º lugar entre 49 estados, depois de já ter estado na quarta posição.
O Observatório da Discriminação contra Pessoas LGBTI+, da associação ILGA Portugal, recebeu 469 denúncias entre 2020 e 2022, mais de metade relativas a incidentes de ódio, mas em que menos de um quarto resultou em queixa oficial.
A Federação Académica do Porto (FAP) exortou hoje o governo a abrir uma rubrica específica no Orçamento de Estado para 2024 (OE 2024), que permita reforçar a contratação de psicólogos pelas Instituições de ensino superior.
Três em cada quatro estudantes universitários do Porto sentiu um declínio significativo no bem-estar psicológico no início deste ano letivo e mais de metade não tem apoio psicológico, conclui um inquérito da Federação Académica do Porto (FAP).
O coordenador geral da Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Gaza, Matthias Kannes, alertou esta segunda-feira que a situação naquela região "é horrível” porque “há um grande número de vítimas israelitas e palestinianas”.
Pessoas com depressão apresentam até 36% maior risco de doença cardíaca coronária, enquanto a depressão, o stresse e a insatisfação podem aumentar em 39% o risco de AVC, revela um estudo da Ordem dos Psicólogos (OPP) divulgado hoje.
O ministro da Saúde disse hoje que o funcionamento rotativo dos serviços de urgência hospitalar já é há muito implementado em algumas zonas do país e admitiu que poderá ser uma resposta para assegurar os cuidados.
Os três eleitos pelo Movimento pela Guarda na Câmara da Guarda manifestaram-se hoje muito preocupados com a situação no hospital e pediram tréguas para evitar o fecho da Urgência.
A diretora do serviço de Urgência do hospital da Guarda, Adelaide Campos, disse hoje que a situação naquele serviço “é muito grave” e pode ser “catastrófica” a manter-se a indisponibilidade dos médicos em realizar mais horas extraordinárias.
O movimento Médicos em Luta afirmou hoje que os constrangimentos nas urgências estão a levar menos doentes a estes serviços, mas advertiu que a situação pode piorar no período das infeções respiratórias e com o fecho de serviços.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje, nas Caldas da Rainha, a criação de um novo Serviço Nacional de Saúde (SNS) para acompanhar a evolução e a modernização da sociedade, apostando numa reforma de fundo.
O número de incêndios é este ano o segundo mais baixo da última década e a área ardia é a terceira mais reduzida desde 2013, indicou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O Chega anunciou hoje que vai apresentar uma queixa contra o Governo junto do Tribunal Constitucional e da Provedoria de Justiça “por violação do direito dos cidadãos à saúde”, e que pretende ouvir no parlamento o diretor executivo do SNS.
O Ministério da Saúde vai convocar hoje os sindicatos representativos dos médicos para uma reunião na quinta-feira à tarde, confirmou à agência Lusa uma fonte do ministério, .