Os chefes de Estado de Portugal e da Roménia sublinharam hoje, em Lisboa, que veem “o mundo da mesma maneira” e que apoiam e apoiarão incondicionalmente a Ucrânia.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, vai reunir-se na próxima semana com os sindicatos do setor, revelou hoje o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Hospital de Viseu corre o risco de deixar de tratar doentes com enfarte, alertou hoje a Comissão Política Distrital do PSD de Viseu, que teme que a via verde coronária possa entrar em rotura.
As obras de remodelação da Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Torres Vedras, que permitirão aumentar a capacidade de resposta do serviço, estão concluídas, informou o Centro Hospitalar do Oeste.
A redução de impostos e medidas para facilitar o acesso à habitação e à saúde estão entre as prioridades dos partidos nas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2024 que será entregue no parlamento até terça-feira.
A Iniciativa Liberal (IL) pediu hoje ao Presidente da República uma audiência urgente para analisar a “enorme degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), agravada com as recentes dificuldades nas urgências de diversos hospitais.
A direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai reunir-se durante o dia de sábado com administrações dos hospitais, que estão a enfrentar dificuldades em completar as escalas das equipas de urgência.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, afirmou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), de acordo com as linhas gerais, “continua a estrangular os serviços públicos” com base na “ideia das contas certas”.
O Presidente da República afirmou hoje que os atuais problemas na saúde são “complexos e críticos”, mas acredita que se consigam “pontos positivos” no diálogo entre médicos e Governo nos próximos dias.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) confirmou hoje o encerramento das urgências ginecológica, obstétrica e pediátrica, entre a manhã de sábado e de segunda-feira, recomendando o contacto prévio para a Linha Saúde 24.
A secretária regional da Saúde e Desporto dos Açores garantiu hoje que os laboratórios de análises clínicas das unidades de saúde de ilha cumprem os critérios exigidos por lei.
O deputado da Iniciativa Liberal (IL) no parlamento açoriano, Nuno Barata, alertou hoje para as dificuldades orçamentais sentidas pelas Unidades de Saúde locais, situação que atribui à “má gestão” do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).
A diretora dos serviços farmacêuticos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa demitiu-se, alegando escassez de meios, uma demissão já aceite pelo Conselho de Administração, que rejeita qualquer risco de segurança para os doentes.
Cerca de 300 mil vacinas contra a covid-19 e a gripe foram administradas na primeira semana da campanha de vacinação, que abrange maiores de 60 anos, pessoas com doenças de risco, profissionais de saúde e trabalhares em lares.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou hoje para a possibilidade de faltarem ambulâncias nas corporações dos bombeiros devido ao tempo que um pedido de socorro pode demorar com os atuais constrangimentos nas urgências dos hospitais.
A secretária regional da Saúde e Desporto dos Açores admitiu hoje que o Serviço de Apoio ao Doente Deslocado (SADD) em Lisboa está sem coordenação, desde janeiro, mas garantiu que continua a funcionar sem constrangimentos.
A urgência de ginecologia e obstetrícia e a via verde coronária do Hospital de Santo André, em Leiria, vão estar encerradas no fim de semana, disse à Lusa fonte da Federação Nacional dos Médicos (Fnam).
O Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) esclareceu hoje que teve de fazer um desvio temporário de doentes transportados por ambulância até às 15:00 por incapacidade de internamento, mas que a situação já está normalizada.
O Juntos Pelo Povo (JPP) indicou hoje que pretende dar apoio jurídico aos utentes do Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) que se encontram há mais de três meses em lista de espera para atos clínicos.
A Federação Nacional de Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais (FNERDM) lança no sábado um abaixo-assinado dirigido ao Governo a alertar para as preocupações relacionadas com os percursos de integração comunitária e os processos de desinstitucionalização destes doentes.
O Governo do Japão disponibilizou 1,5 milhões de dólares (1,4 milhão de euros) para o Programa Alimentar Mundial (PAM) dar assistência a pelo menos 50 mil pessoas afetadas pela violência armada em Cabo Delgado, norte de Moçambique.
O bloco de partos e a Urgência de Obstetrícia/Ginecologia do hospital da Guarda encerrarão entre as 09:00 de sábado e as 09:00 de domingo, por falta de médicos nas escalas, confirmou fonte daquela unidade de saúde.
O diretor do Serviço de Urgência Central do Hospital Santa Maria, em Lisboa, apelou hoje para que apenas recorram à urgência os doentes que necessitam de cuidados urgentes e emergentes.
A Associação Cuidadores de Portugal e a Associação Nacional de Cuidadores Informais alertaram hoje, quando se assinala o Dia Europeu do Cuidador, que continuam a faltar medidas previstas no Estatuto do Cuidador, aprovado há mais de um ano.