A Câmara Municipal de Arouca revelou hoje que, até janeiro de 2026, vai custear próteses dentárias e aparelhos ortodônticos de 69 pessoas com saúde oral em risco e em situação de vulnerabilidade financeira.
O Ministério da Saúde está "muito disponível" para se aproximar das reivindicações dos médicos e espera "a mesma disponibilidade" dos sindicatos para a reunião negocial prevista para quinta-feira à tarde, disse hoje o ministro Manuel Pizarro.
A falta de enfermeiros na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Arganil está a impossibilitar a prestação de alguns cuidados de saúde, alertou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
Organizações não-governamentais (ONG) internacionais de médicos alertaram hoje para a situação sanitária na Faixa de Gaza após o cerco total imposto por Israel e pediram um corredor humanitário para apoiar a resposta médica.
Peritos internacionais defendem medidas de prevenção para o bem-estar físico, social e mental dos idosos e maior oferta de cuidados de saúde, num encontro da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde a decorrer em Lisboa.
O decreto-lei que cria o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências e extingue o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências foi hoje publicado em Diário da República, entrando em vigor a 01 de novembro.
Ricardo Mexia, médico de saúde pública e epidemiologista e Fausto Pinto, cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foram os convidados do último Check-Up. Entre os temas em análise, esteve o braço de ferro entre médicos e ministério da Saúde.
A taxa do imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas (IABA) vai ter um aumento a rondar os 10% no próximo ano, segundo os cálculos da consultora EY com base na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
Os bombardeamentos israelitas contra a Faixa de Gaza fizeram pelo menos 900 mortos e mais de 4.500 feridos, segundo o Ministério da Saúde palestino, que pediu um corredor humanitário para receber material médico e transportar feridos graves.
A tributação do tabaco será alargada aos cigarros eletrónicos sem nicotina em 2024, segundo a proposta de Orçamento do Estado, que prevê um crescimento total da receita do imposto sobre o tabaco de 176,6 milhões de euros.
Os litígios entre Estado e concessionárias de parcerias público-privadas (PPP) rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e de saúde atingem mais de mil milhões de euros, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
Mais de 240 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 e gripe durante a campanha sazonal de vacinação, elevando o total de doses de vacinas administradas para 406.164, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O limite de faltas por doença na função pública para intervenção da junta médica pode vir a ser reduzido de 60 para 30 dias no próximo ano, segundo uma autorização legislativa que consta da proposta de OE2024.
A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, colocou em prática um plano para promover a saúde mental em contexto escolar, que pretende abranger mais de cinco mil anos de estabelecimentos de ensino do concelho.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, terá um orçamento de 2,5 milhões de euros em 2024, segundo a proposta do Orçamento do Estado hoje apresentada.
O Governo quer criar um plano integrado para facilitar o acesso à saúde dos utentes sem médico de família, que ascendem a mais de 1,6 milhões de pessoas, indica a proposta de Orçamento do Estado para 2024.
A despesa com pessoal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai aumentar cerca de 377 milhões de euros no próximo ano, totalizando 6.377,9 milhões de euros (+6,3%), segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), hoje apresentada.
A Saúde vai ter um reforço de 1.206 milhões de euros em 2024, com a despesa total a ultrapassar a barreira dos 15 mil milhões de euros, indica a proposta de Orçamento do Estado hoje entregue no parlamento.
A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos manifestou hoje “profunda preocupação” com o momento “particularmente difícil” vivido no SNS e defendeu uma ação urgente do Governo, avisando que, se nada for feito, a situação tornar-se-á insustentável em novembro.
O bastonário dos Farmacêuticos pediu a intervenção do Infarmed para garantir o cumprimento de boas práticas na preparação de medicamentos no IPO de Lisboa, depois de ter recebido pedidos de escusa de todos os farmacêuticos da instituição.
A Ordem dos Enfermeiros avisou hoje o Presidente da República que a segurança dos doentes está em causa com a escusa dos médicos às horas extraordinárias e alertou que se os enfermeiros fizessem o mesmo “o SNS não resistiria”.
O Cineteatro Anadia vai acolher, no próximo sábado, um seminário subordinado ao tema “Saúde Mental dos Adolescentes”.
O ministro da Saúde recusou hoje divulgar qual a nova proposta que vai apresentar aos sindicatos médicos na reunião agendada para quinta-feira, sublinhando que para haver acordo são precisas duas partes e que procurará fazer a sua.
As Jornadas de Saúde e Ação Social, promovidas pela Câmara de Alcácer do Sal (Setúbal), regressam este mês para oferecer aos técnicos especializados, comunidade educativa e população em geral um espaço de reflexão, aprendizagem e capacitação.