Os 16 municípios do Algarve assinaram hoje um protocolo com a Direção-Geral da Saúde (DGS) para implementar um conjunto de boas práticas mais amigas dos idosos, que serão posteriormente estendidas a todo o país.
O projeto Lo(u)cotório, que se apresenta na terça-feira, vai apostar numa abordagem multidimensional (saúde, comunicação, educação e arte) em prol de uma comunidade que cuida e valoriza a saúde mental, foi hoje anunciado.
A Fundação Bill e Melinda Gates anunciou hoje um investimento de 40 milhões de dólares (38 milhões de euros) para ajudar fabricantes africanos a produzir novas vacinas de RNA mensageiro no continente, prejudicado no acesso a vacinas da covid-19.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as Nações Unidas pediram hoje reformas dos serviços de saúde mental para pôr fim às violações dos direitos humanos e aumentar o acesso a cuidados de qualidade.
O deputado socialista João Azevedo criticou hoje o PSD de Viseu por “tentar induzir” o medo e a insegurança no que respeita à prestação de cuidados de saúde no hospital de Viseu.
O Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre (CAEP) vai servir de palco para acolher o 1.º Encontro de Saúde Mental do Norte Alentejano, que irá decorrer na terça-feira, foi hoje divulgado.
O Movimento em Defesa do Hospital de São Paulo, em Serpa, distrito de Beja, manifestou hoje preocupação com o encerramento do serviço de urgência daquela unidade, gerida pela Misericórdia local, temendo o seu fecho definitivo.
O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de seguir um caminho de desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde e de encerramentos de unidades hospitalares.
A Federação Nacional dos Médicos advertiu hoje que ainda aguarda um pedido de reunião da tutela para trabalhar com “seriedade e urgência” o problema no SNS, acusando o Governo de estar a tentar “humilhar e ofender” os profissionais.
Operação que vai decorrer até dia 20 de outubro irá promover ações de sensibilização sobre o bullying e cyberbullying, temas que têm "assumido novos contornos", alerta a PSP.
Temperaturas máximas vão oscilar entre os 28 graus (em Aveiro e na Guarda) e os 37 (em Santarém). Calor de verão no outono coloca 25 concelhos em risco máximo de incêndio e 80 em perigo muito elevado.
Aviso amarelo irá manter-se até às 23h00 de terça-feira em oito distritos do continente. Na Madeira, o aviso laranja ficará em vigor até às 21h00 de terça-feira, descendo para amarelo na quarta-feira.
O PSD propôs hoje a criação de uma linha de apoio psicológico para os cuidadores informais, exortando o Governo a publicar “de imediato” a portaria em atraso sobre o descanso do cuidador informal.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vai prolongar a paralisação à prestação de trabalho suplementar até às 24:00 do próximo dia 24 de novembro, devido à “incompreensível e desrespeitosa proposta” apresentada pelo Governo, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o executivo de Israel dá conta que desde o início desta ofensiva já morreram mais de 600 pessoas e duas mil ficaram feridas.
Um total de 370 mortos e mais de 2.200 feridos resultantes da contra-ofensiva israelita no enclave palestiniano da Faixa de Gaza é o balanço do novo relatório do Ministério da Saúde de Gaza, citado pela agência Europa Press.
A Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR) recebe na segunda-feira o bastonário da Ordem dos Médicos, de quem pretende obter apoio para o objetivo de não haver inimputáveis presos no país, mas sim internados em hospitais psiquiátricos.
O psicanalista e professor da Universidade de São Paulo Christian Dunker considera que há hoje uma industrialização da depressão que a desliga da forma como as pessoas vivem, focadas em resultados como se fossem uma empresa.
Depois do ‘Nolla’, o primeiro restaurante de desperdício-zero nos países nórdicos, o chef Carlos Henriques já abriu em Helsínquia mais dois novos espaços, um deles com sabores portugueses, e sonha agora escrever um livro sobre o conceito.
A TAP decidiu hoje cancelar os voos previstos para domingo e segunda-feira oriundos ou com destino para Telavive devido à situação que se vive em Israel, segundo uma nota da companhia aérea enviada à Lusa.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), as instituições hospitalares das cinco regiões do continente e o INEM conseguiram hoje encontrar “soluções consistentes” para a equidade no acesso aos serviços, segundo a entidade coordenadora da resposta assistencial.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, desafiou hoje o Governo a “reabrir a mesa negocial” e a apresentar “propostas escritas” que vão ao encontro do caderno reivindicativo dos profissionais de saúde.
O PSD pediu hoje um debate parlamentar de urgência para quarta-feira, com a presença do ministro da Saúde, acusando o Governo de “silêncio absoluto” perante os riscos para a “segurança dos doentes” resultantes da situação no SNS.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, disse hoje o Governo sabe que está a destruir o Serviço Nacional de Saúde (SNS), sublinhando que não se trata de incompetência, mas sim de uma escolha.