A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) lamentou hoje que, apesar dos alertas, tenham sido as diversas mortes na sequência dos atrasos nas chamadas de emergência a forçar o Governo a ouvir os técnicos de emergência pré-hospitalar.
Onze casos de infeção pelo vírus mpox foram detetados em Portugal desde 01 de junho, quando foi identificado o terceiro surto da doença no país, revela a Direção-Geral da Saúde, adiantando que, desde 2022, foram confirmados 1.208 casos.
O comissário europeu indicado pela Hungria, Oliver Várhelyi, que falhou a aprovação na audição no Parlamento Europeu (PE), vai ter de esclarecer por escrito os eurodeputados sobre temas como a promoção dos direitos das mulheres.
Rastreios gratuitos à hipertensão, diabetes e obesidade e uma ação de formação para as crianças são algumas das iniciativas do projeto Med on Tour, que está em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, até domingo.
O ministro da Presidência lamentou hoje as mortes por alegada falta de socorro do INEM e acusou o PS de inação e de falta investimento no instituto de emergência médica durante oito anos.
O número médio de chamadas para o 112 em espera na tarde de quinta-feira caiu para oito, em comparação com as 60 registadas na segunda-feira, disse à Lusa fonte do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).
Pelo menos três mortos e 66 pessoas ficaram feridas durante confrontos entre manifestantes e a polícia na quinta-feira, oitavo dia das greves convocadas por Venâncio Mondlane, anunciou hoje o Hospital Central de Maputo (HCM), maior unidade do país.
A Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) vai lançar hoje, no terreno, uma campanha de prevenção da dengue, tendo 30.000 pessoas como população alvo, incluindo nas comunidades mais remotas das ilhas, anunciou a organização.
O RNA é uma parte do genoma que possibilita a síntese de proteínas, embora nem sempre, porque parte que não cumpre essa função, mas cientistas descobriram que tem um papel importante na células, incluindo no cancro e desenvolvimento humano.
O Estado de Rakhine, um dos mais pobres de Myanmar (antiga Birmânia), está "à beira de uma catástrofe sem precedentes", alertou na quinta-feira a ONU, apontando em particular os mais de 2 milhões de habitantes ameaçados pela fome.
O presidente do CDS-PP e ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, assegurou hoje que o Governo está “empenhadíssimo em resolver problemas” em todas as áreas, incluindo na saúde.
O Ministério Público anunciou hoje que abriu um inquérito à morte de uma mulher no Hospital Garcia de Orta, em Almada, para onde foi transportada na segunda-feira pela PSP, após o INEM não responder ao pedido de socorro.
A porta-voz do PAN pediu hoje ao Governo “compromisso político” e investimento no Serviço Nacional de Saúde, a propósito da crise no INEM, advertindo para “fragilidades do ponto de vista de recursos humanos”.
A Associação dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (ANTEPH) criticou hoje a integração de enfermeiros nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), considerando que fazem falta nos hospitais, são mais caros e não têm formação específica do CODU.
Um idoso de 95 anos morreu na segunda-feira em Ansião, distrito de Leiria, após esperar por atendimento pela linha 112, tendo sido um vizinho a deslocar-se aos bombeiros para pedir ajuda, disse hoje o comandante da corporação local.
A freguesia de Assentis, Torres Novas, que estava sem médico de família, vai passar a contar com “apoio médico semanal”, depois de uma adaptação temporária na distribuição de clínicos, informou hoje a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.
Alunos de medicina veterinária vão acompanhar o abate de animais em matadouros, no âmbito do primeiro protocolo do género no país, hoje celebrado em Paredes, envolvendo a tutela, uma universidade e empresas do setor das carnes.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) decidiu hoje suspender a greve às horas extraordinárias, para pedir a revisão da carreira e melhores condições salariais, depois de ter assinado um protocolo negocial com o Ministério da Saúde.
As alterações climáticas estão a deixar as pessoas doentes e agir rapidamente é “uma questão de vida ou de morte”, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo que a saúde esteja no centro da COP29.
Rita Figueiredo é a nova presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, após o despacho de nomeação da equipa ter sido publicado na quarta-feira em Diário da República.
O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) disse hoje que espera conseguir encontrar condições com a tutela para “levantar a greve”, que tem provocado constrangimentos na emergência médica há cerca de uma semana.
África registou 50.840 casos, dos quais 10.741 confirmados, e 1.083 mortes por mpox desde o início de 2024 em 19 países do continente, disse hoje a agência de saúde pública da União Africana (UA).
O presidente do Chega pediu hoje ao primeiro-ministro que avalie se a ministra da Saúde tem condições para continuar no cargo e acusou-a de negligência pela falta de capacidade de resposta do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Câmara do Funchal, na Madeira, pagou cerca de 2 milhões de euros em subsídios ao arrendamento desde o início do ano, indicou hoje a presidente do município, Cristina Pedra.