Um grupo de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) convidou hoje a comunidade científica a lutar contra os cortes na ciência, sensibilizando a população para a importância desta área para o progresso do país.
A ajuda que está a chegar a Gaza é insuficiente para satisfazer as necessidades de uma população desesperada, indicaram a ONU, agência humanitárias e os Estados Unidos, principal aliado de Israel.
A administração da ULS da Guarda assume como principal objetivo a atração de médicos e garante que “tudo fará” para que se fixem na região, mas pede ao poder central medidas “diferenciadas” para cativar especialistas.
O presidente da Iniciativa Liberal defendeu hoje que o executivo precisa de “começar a governar” e a “tomar decisões políticas”, considerando que até agora não o fez, e manifestou “enorme preocupação” com o plano de inverno para o SNS.
O chá verde dos Açores demonstrou ser eficaz para aplicações ortopédicas devido às capacidades de regeneração óssea e antibacteriana, segundo um estudo da Academia das Ciências da Bulgária, que teve origem nas raízes açorianas do investigador Marco Oliveira.
O chefe da ONU para o Clima, Simon Stiell, disse hoje, na abertura da COP29, em Baku, no Azerbaijão, que o financiamento para a ajuda climática pelos países ricos não é uma “caridade” e é “do interesse de todos”.
O número de visitantes a chegar a Macau, este ano, já ultrapassou 30 milhões, anunciou a Polícia de Segurança Pública (PSP) do território, mais do que em todo o ano passado.
As compensações financeiras às vítimas de abusos no seio da Igreja Católica vão estar em destaque a partir de hoje, em Fátima, na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorre até quinta-feira.
A 29.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29) inicia-se hoje em Baku, no Azerbaijão, tendo como um dos principais objetivos determinar o financiamento para a ação climática.
A Associação Portuguesa de Médicos Dentistas dos Serviços Públicos (APOMED-SP) aplaudiu hoje o “esforço do Ministério da Saúde” pela melhoria dos cuidados de saúde oral em Portugal, poucas horas após o sindicato ter pedido a demissão da ministra.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) elogiou hoje a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, por ser a “primeira governante” a assumir implementar medidas no INEM e a mostrar vontade política para resolução dos problemas existentes.
O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) defendeu hoje a contratação de mais enfermeiros no INEM para uma resposta mais rápida e qualificada, congratulando-se com a decisão destes profissionais integrarem os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
O Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) acusa a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, de falta de respeito, depois de sucessivos cancelamentos de reuniões, e exige a sua demissão, tendo já dado conhecimento da situação ao primeiro-ministro.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste vai investir oito milhões de euros na reabilitação de um edifício inacabado onde funcionam vários serviços do Hospital das Caldas da Rainha, anunciou hoje a instituição.
O tempo médio de espera de atendimento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) é no dia de hoje de 19 segundos, indicou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), acrescentando já estar em funcionamento a triagem automática.
O secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, insistiu hoje no aumento do salário mínimo nacional para 1.000 euros em 2025, o aumento das pensões de reforma e na garantia do direito à habitação.
O secretário-geral do PS reiterou hoje que o Governo “foi devidamente informado sobre a greve” dos técnicos de emergência hospitalar e teve “vinte dias para negociar com o sindicato”, dizendo que faltou “competência e responsabilidade” ao executivo.
O Papa Francisco elogiou hoje os dadores de sangue pelo seu “gesto altruísta e anónimo” num “mundo contaminado pelo individualismo”, ao receber os membros da Federação Italiana das Associações de Dadores de Sangue (Fidas).
A dirigente do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, defendeu hoje, no Porto, que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, deve assumir as suas responsabilidades na crise do INEM e que “isso significa uma demissão”.
Os Bombeiros Voluntários de Pombal foram chamados, na segunda-feira, para duas ocorrências que não terão tido resposta do INEM e em que acabaram por morrer dois homens, de 53 e 90 anos, revelou hoje o 2.º comandante.
A fome ameaça o norte da Faixa de Gaza, num contexto de intensificação das operações do exército israelita e de cessação quase total da ajuda alimentar, alerta um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), hoje divulgado.
Os laços que unem os países lusófonos têm promovido a cooperação na resposta a emergências em saúde pública, sendo muito heterogénea a capacidade instalada nestes Estados-membros da CPLP, que é preciso avaliar para melhorar, defendeu um especialista nesta área.
Mais de dez dias após as inundações que causaram mais de 220 mortos em Espanha, mantêm-se as queixas sobre falhas nos avisos e assistência às populações, com o maior alvo a ser, para já, o governo regional valenciano.
O investigador Pedro Vicente declarou à Lusa que há, de forma muito credível, uma relação entre as mudanças climáticas e os episódios de conflito, que estão a emergir cada vez mais na região do Sahel.