Durante o ato sexual ocorre uma transferência de espécies bacterianas entre indivíduos que permite a identificação do microbioma genital, ou ‘sexoma’, de cada pessoa, segundo um estudo que sugere que este pode ser utilizado para identificar agressores sexuais.
As medidas adotadas com rapidez pela União Europeia (UE) ajudaram a dar resposta aos milhões ucranianos que deixaram o país desde fevereiro de 2022, devido à guerra, segundo um relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE) hoje divulgado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou hoje que só tinha “informações limitadas” sobre a difusão da gripe aviária nos EUA, e que cessaram os intercâmbios com esta agência da ONU depois do regresso de Donald Trump à Casa Branca.
As condenações do cantor R. Kelly por extorsão e tráfico sexual, juntamente com uma pena de 30 anos de prisão, foram hoje confirmadas por um tribunal federal de recurso em Manhattan, Nova Iorque.
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje sem rumo, mas tendencialmente em baixa, com o espírito dos investidores minado por uma inflação mais elevada do que esperado.
O Presidente da República vetou hoje o decreto do parlamento que desagrega 135 uniões de freguesias, repondo 302 destas autarquias locais, colocando dúvidas sobre a transparência do processo e a capacidade de aplicação do novo mapa.
O presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) disse hoje que a decisão do executivo de optar pela instalação de uma estrutura modular em Ponta Delgada, após o incêndio que atingiu o hospital, foi suportada em “orientações clínicas".
Angola reportou nas últimas 24 horas mais 141 casos de cólera, num total de 3.543, e três óbitos, aumentando o número de mortes para 117, segundo o último boletim do Ministério da Saúde angolano (Minsa).
O ministro da Saúde de Moçambique, Ussene Isse, afirmou hoje que o país tem ʽstockʼ de medicamentos para os próximos nove meses, mas admitiu “desafios” para fazer os fármacos chegarem aos doentes.
Investigadores desenvolveram um novo algoritmo de inteligência artificial (IA) que aprende e analisa dados de forma independente sem supervisão humana.
O heliporto do hospital de Vila Nova de Gaia deverá estar pronto em maio e, além de civis, poderá receber helicópteros militares, uma alteração motivada pela crise atual que se vive no INEM, disse à Lusa fonte da unidade.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria vai receber quase 315 mil euros para implementar um plano para a integração de migrantes, foi hoje anunciado.
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) disse hoje que 2.000 enfermeiros da Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho (ULSGE) continuam sem receber os aumentos referentes a novembro de 2024, mas segundo a administração só estão em falta os retroativos.
A Unidade local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai encerrar, a partir do próximo sábado, a escala médica do Serviço de Atendimento Complementar, em Anadia, foi hoje revelado.
O ex-coordenador do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável Nuno Marques, que tinha mandato até 2026 mas foi substituído em dezembro, acusou hoje a tutela de falta de resposta sobre várias ações do plano.
O antigo coordenador do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável, Nuno Marques, afastado no final do ano passado, disse hoje que o atual Governo “extinguiu” o Centro de Formação Profissional de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA).
O médico especialista em saúde pública Jeremias Agostinho disse hoje que Angola deve registar um aumento de casos de cólera nos próximos dias, mas rejeita um aparente descontrolo no combate à doença.
O PS/Açores acusou hoje o executivo regional de “falta de coragem” para justificar decisões sobre o hospital de Ponta Delgada, afetado por um incêndio, e o PSD respondeu que os socialistas pretendem transformar o tema numa “trica política”.
A ministra da Saúde admitiu hoje que o Governo ainda não tem um plano para o Hospital Amadora-Sintra, reiterando que a situação do serviço de cirurgia é “muito difícil”, na sequência da saída de 13 cirurgiões.
Quatro especialistas da Iniciativa Médica 3M (IM3M) vão dar formação em Luanda, em Angola, nas áreas da medicina da dor e dos cuidados paliativos, entre 22 de fevereiro e 01 de março, foi hoje anunciado.
O Presidente da República sugeriu hoje que se espere para ver como funciona a Direção Executiva do SNS, dirigida por Álvaro Almeida, com a atual ministra da Saúde, Ana Paula Martins, antes de se fazer mudanças.
A ministra da Saúde admitiu hoje que há um problema de segurança na obstetrícia na Península de Setúbal e disse que tudo fará para que o Centro Materno-Infantil seja uma realidade.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, admitiu hoje a possibilidade de voltar ao modelo de Parcerias Publico Privadas (PPP) nalgumas unidades de saúde, mas sem especificar.
A ministra da saúde afirmou hoje que vai defender o funcionamento das urgências referenciadas “até ao fim da vida”, alegando que este é o modelo adotado em países desenvolvidos e com sistemas públicos de saúde fortes.