A deficiência de iodo afetava há um século crianças em grandes zonas dos Estados Unidos e o problema, que tinha desaparecido através da indústria alimentar, está a regressar com alterações na dieta e no fabrico de alimentos.
A GAVI, organização público-privada que promove a vacinação, precisa de triplicar o atual financiamento para vacinar crianças nos países em desenvolvimento, disse hoje em Lisboa o seu presidente, José Manuel Durão Barroso.
A gripe das aves foi detetada numa exploração de galinhas poedeiras em Sintra, Lisboa, tendo sido aplicadas medidas de controlo e erradicação, anunciou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)
A procura das urgências no hospital Amadora-Sintra e os tempos de espera para atendimento têm estado “a regularizar-se nas últimas 48 horas”, segundo a diretora clínica, que apela ao recurso aos centros de saúde para descongestionar as urgências.
O Hospital de Penafiel, atualmente com uma ocupação de 210%, transformou o antigo arquivo clínico numa área de internamento para 28 doentes, medida considerada de contingência para responder ao surto de gripe, foi hoje anunciado.
As autoridades de saúde portuguesas esclareceram hoje que o metapneumovírus (hMPV), que regista um surto no norte da China, é habitual no inverno e que os casos em Portugal são “bastante raros”.
O Município do Bombarral vai conceder incentivos aos médicos de família que trabalhem no centro de saúde local, segundo o projeto de regulamento que entrou hoje em consulta pública.
O número de partos no hospital de Leiria em 2024, ano em que a Urgência de Obstetrícia/Ginecologia esteve fechada 132 dias, diminuiu face a 2023, revelou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
A ampliação da sala de espera da urgência do Hospital Modular em Ponta Delgada, nos Açores, está concluída e nas próximas semanas será terminada a colocação de equipamentos na infraestrutura, informou hoje fonte do Governo Regional.
Pelo menos 472 unidades sanitárias ficaram destruídas em consequência de eventos climáticos em Moçambique desde 2019, disse hoje o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciando garantias de financiamento para a construção de mais 12 hospitais distritais.
O número de pessoas sem médico de família atribuído baixou 7,5% entre janeiro e dezembro de 2024, mas continuava a estar acima dos 1,5 milhões de utentes no final do ano, indica o portal da transparência do SNS.
Portugal permanece um dos países mais desiguais da União Europeia, com um quinto da população (2,1 milhões de pessoas) a viver em situação de pobreza ou exclusão social, de acordo com um estudo hoje divulgado.
A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) alertou hoje para falhas graves no acesso à saúde em Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, e considerou inaceitável que estes concelhos continuem a ser marginalizados.
O Governo britânico quer acelerar tratamentos e reduzir as listas de espera no sistema de saúde público através do uso de tecnologia e serviços abertos aos fins de semana, anunciou hoje o primeiro-ministro, Keir Starmer.
A doença oncológica representou 27% dos óbitos nos Açores entre 2017 e 2022, estimando-se que existam mais de 1.000 novos casos de cancro na região por ano, revelou hoje o Tribunal de Contas (TdC).
O aquecimento global está a perturbar o ciclo da água, como mostram as inundações extremas e as secas severas ocorridas em 2024, outro ano de temperaturas recorde, indica o relatório Global Water Monitor divulgado hoje.
O PCP propôs hoje o alargamento do prazo para interrupção voluntária de gravidez (IVG) para 12 semanas, mais duas que as 10 atuais, e, em casos de perigo de morte ou de “grave e duradoura lesão”, para 14.
A Câmara de Arruda dos Vinhos está contra a deslocação de utentes de Arranhó para a sede do concelho para terem consultas e tratamentos de saúde, face ao receio de a extensão de saúde da freguesia vir a encerrar.
A Unicef alerta para um aumento de 400% de violações dos direitos das crianças em Cabo Delgado, Moçambique, no primeiro semestre de 2024. A organização apela a medidas imediatas para conter a crise.
Projetos de arte participativa que envolvem doentes oncológicos e os seus cuidadores, trabalhadores da indústria têxtil e comunidades migrantes estão entre os 15 que irão ser apoiados no âmbito do programa “PARTIS & Art for Change” 2024.
A proteção civil registou entre as 00:00 de domingo e as 07:00 de hoje 276 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, sem causar vítimas, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O Aeroporto Internacional de Hong Kong confiscou um total de 874 quilogramas de estupefacientes em 2024, o que representa um aumento de 244% face a 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Dois serviços de urgência na região de Lisboa e Vale do Tejo, um de pediatria e outro de ginecologia e obstetrícia, vão estar encerrados na segunda-feira, segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente do Conselho de Administração do Hospital Santa Maria, em Lisboa, justificou hoje o elevado tempo de espera para doentes urgentes com o aparecimento de “doentes mais complexos", mas garantiu que a unidade hospitalar tem capacidade instalada.