O Município do Bombarral vai conceder incentivos aos médicos de família que trabalhem no centro de saúde local, segundo o projeto de regulamento que entrou hoje em consulta pública.
O número de partos no hospital de Leiria em 2024, ano em que a Urgência de Obstetrícia/Ginecologia esteve fechada 132 dias, diminuiu face a 2023, revelou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
A ampliação da sala de espera da urgência do Hospital Modular em Ponta Delgada, nos Açores, está concluída e nas próximas semanas será terminada a colocação de equipamentos na infraestrutura, informou hoje fonte do Governo Regional.
Pelo menos 472 unidades sanitárias ficaram destruídas em consequência de eventos climáticos em Moçambique desde 2019, disse hoje o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciando garantias de financiamento para a construção de mais 12 hospitais distritais.
O número de pessoas sem médico de família atribuído baixou 7,5% entre janeiro e dezembro de 2024, mas continuava a estar acima dos 1,5 milhões de utentes no final do ano, indica o portal da transparência do SNS.
Portugal permanece um dos países mais desiguais da União Europeia, com um quinto da população (2,1 milhões de pessoas) a viver em situação de pobreza ou exclusão social, de acordo com um estudo hoje divulgado.
A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) alertou hoje para falhas graves no acesso à saúde em Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, e considerou inaceitável que estes concelhos continuem a ser marginalizados.
O Governo britânico quer acelerar tratamentos e reduzir as listas de espera no sistema de saúde público através do uso de tecnologia e serviços abertos aos fins de semana, anunciou hoje o primeiro-ministro, Keir Starmer.
A doença oncológica representou 27% dos óbitos nos Açores entre 2017 e 2022, estimando-se que existam mais de 1.000 novos casos de cancro na região por ano, revelou hoje o Tribunal de Contas (TdC).
O aquecimento global está a perturbar o ciclo da água, como mostram as inundações extremas e as secas severas ocorridas em 2024, outro ano de temperaturas recorde, indica o relatório Global Water Monitor divulgado hoje.
O PCP propôs hoje o alargamento do prazo para interrupção voluntária de gravidez (IVG) para 12 semanas, mais duas que as 10 atuais, e, em casos de perigo de morte ou de “grave e duradoura lesão”, para 14.
A Câmara de Arruda dos Vinhos está contra a deslocação de utentes de Arranhó para a sede do concelho para terem consultas e tratamentos de saúde, face ao receio de a extensão de saúde da freguesia vir a encerrar.
A Unicef alerta para um aumento de 400% de violações dos direitos das crianças em Cabo Delgado, Moçambique, no primeiro semestre de 2024. A organização apela a medidas imediatas para conter a crise.
Projetos de arte participativa que envolvem doentes oncológicos e os seus cuidadores, trabalhadores da indústria têxtil e comunidades migrantes estão entre os 15 que irão ser apoiados no âmbito do programa “PARTIS & Art for Change” 2024.
A proteção civil registou entre as 00:00 de domingo e as 07:00 de hoje 276 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, sem causar vítimas, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O Aeroporto Internacional de Hong Kong confiscou um total de 874 quilogramas de estupefacientes em 2024, o que representa um aumento de 244% face a 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Dois serviços de urgência na região de Lisboa e Vale do Tejo, um de pediatria e outro de ginecologia e obstetrícia, vão estar encerrados na segunda-feira, segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente do Conselho de Administração do Hospital Santa Maria, em Lisboa, justificou hoje o elevado tempo de espera para doentes urgentes com o aparecimento de “doentes mais complexos", mas garantiu que a unidade hospitalar tem capacidade instalada.
Nenhum estabelecimento de saúde auditado entre 2020 e 2024 previa o recurso a pessoal externo, para fazer face a situações de emergência de elevado impacto, no setor público administrativo, revelou a Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS).
Os doentes considerados urgentes estão hoje a aguardar mais de 16 horas para serem atendidos nas urgências do Hospital Santa Maria, em Lisboa, segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Governo da Madeira anunciou que o serviço de Urgência do Hospital do Funchal atendeu uma media diária de 400 pessoas desde 20 de dezembro, assegurando que foram tratados “dentro dos tempos normais e protocolados pela triagem de Manchester”.
A Casa de Tormes, sede da Fundação Eça de Queiroz em Baião, recebe habitualmente muitos visitantes estrangeiros, sobretudo brasileiros com “muito apetite” de conhecerem a casa-museu do escritor, disse hoje à Lusa uma das guias da casa-museu.
Seis serviços de urgência vão estar encerrados no domingo e outros 13 serviços estarão reservados a urgências internas e a casos referenciados pelo INEM e pela linha SNS24, segundo dados disponíveis no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O CDS-PP e o Chega da Madeira alertaram hoje para um grave condicionamento no tratamento de utentes devido ao pico de afluência às urgências do hospital do Funchal, apelando ao Governo Regional para o reforço de meios.