Mais de 1.600 profissionais de saúde assinaram uma carta aberta hoje enviada ao Presidente da República, ao Governo e ao procurador-geral da República contra a limitação de acesso ao Serviço Nacional de Saúde a cidadãos estrangeiros não residentes.
Uma equipa de cientistas descobriu mecanismos moleculares determinantes para compreender as alterações do útero que causam a pré-eclâmpsia, uma complicação grave que afeta 8% das gravidezes e causa mortalidade e morbilidade das mães e dos recém-nascidos.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria vai construir uma creche para filhos de profissionais da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, um investimento de 1,2 milhões de euros.
A Polícia Judiciária (PJ) confirmou hoje que está a acompanhar o caso de um bebé de nove meses que acabou por morrer num hospital depois de sofrer convulsões numa creche do concelho de Alijó.
A oposição à esquerda no parlamento acusou hoje o Governo PSD/CDS-PP de agravar a situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e privilegiar os grupos privados, criticando sobretudo as dificuldades de acesso às urgências.
O deputado do CDS-PP João Almeida afirmou hoje no parlamento que a comparticipação de medicamentos para antigos combatentes já abrangeu 10 mil receitas desde o início do ano, enaltecendo a ação do Governo na Defesa Nacional.
O ex-diretor clínico do Hospital Santa Maria disse hoje na comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras que a origem dos utentes “não é determinante” para as decisões clínicas e recusou ter acelerado o processo das crianças.
A secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, disse hoje que os Açores estão a viver “um novo paradigma” na prevenção e combate ao suicídio, apesar de o arquipélago figurar entre as regiões do país com mais casos.
Um polícia sofreu ferimentos ligeiros após ter sido atropelado hoje por um carro em fuga na Rotunda do Bessa, no Porto, alegadamente conduzido por um traficante de droga, revelou à Lusa a subcomissária da PSP, Inês Proença.
A biofarmacêutica Bial anunciou hoje que um primeiro doente concluiu o período de tratamento da fase 2 do estudo clínico 'Activate' sobre uma terapêutica para pessoas com Parkinson, doença que afeta mais de 10 milhões em todo o mundo.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Viseu Dão-Lafões deu início à construção do edifício de Psiquiatria e Saúde Mental, na envolvente norte do Hospital São Teotónio, em Viseu, anunciou aquela entidade.
Mais de 5.600 pessoas foram mortas em 2024 no Haiti, enquanto uma missão policial apoiada pela ONU e liderada pelo Quénia luta para conter a violência desenfreada de gangues, indicou hoje o Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas.
O ex-diretor clínico do Hospital de Santa Maria disse hoje que não foi contactado por "ninguém superior" ao antigo secretário de Estado Lacerda Sales sobre o caso das gémeas e recusou ter pressionado o agendamento da primeira consulta.
O Presidente dos Estados Unidos cessante, Joe Biden, agradeceu hoje ao “amigo Justin Trudeau”, que na segunda-feira se demitiu do cargo de primeiro-ministro do Canadá, o seu trabalho político dos últimos anos.
O ex-diretor clínico do Hospital Santa Maria Luís Pinheiro afirmou hoje que não encontrou motivos clínicos, éticos ou deontológicos que justificassem rejeitar uma primeira consulta para as gémeas luso-brasileiras, após um pedido da médica Teresa Moreno.
As autoridades angolanas anunciaram hoje o registo de cinco mortes em 25 casos suspeitos de cólera, no bairro Paraíso, município de Cacuaco, província de Luanda, divulgou o Ministério da Saúde.
O Governo Regional dos Açores informou hoje que a escolha do conselho de administração do Hospital da Ilha Terceira está ainda em análise e que o presidente cessante apresentou um pedido de renúncia no dia 30 de dezembro.
O presidente da Assembleia da República propôs hoje à conferência de líderes parlamentares uma redução da grelha de tempos a aplicar à discussão das petições para recuperar atrasos no agendamento destas iniciativas com origem nos cidadãos.
O presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão, defendeu hoje que a cidade tem “condições objetivas” para acolher um hospital universitário, destacando a existência de infraestruturas de saúde e ensino superior na região.
A região semiautónoma chinesa de Macau proibiu hoje a importação de carne de frango e derivados, incluindo ovos, do distrito de Lisboa, na sequência da deteção de casos de gripe aviária.
Os administradores hospitalares defendem que o atendimento ao doente agudo não urgente nos centros de saúde deve funcionar todo o ano, juntando-se aos centros de atendimento clínico e às urgências com necessidade de contacto prévio para a linha SNS24.
As Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas vão garantir a segurança da campanha de vacinação contra a cólera no distrito de Mogovolas, província de Nampula, devido à ameaça de violência causada pela desinformação, avançou hoje fonte oficial.
Mais de 1.000 utentes foram atendidos nos serviços de urgência da Madeira na segunda-feira, indicou hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, sublinhando que o tempo de espera decorre dentro dos máximos previstos.
As autoridades de Saúde do Luisiana, nos Estados Unidos, informaram hoje que foi confirmada a primeira morte pelo vírus da gripe aviária nos EUA.