A adesão à greve dos técnicos superiores de diagnóstico da Unidade Local de Saúde (USL) Amadora-Sintra rondou hoje os 70%, segundo a ULS, enquanto os sindicatos apontaram para uma paralisação de 90 a 95% em diversas áreas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para um aumento de 17% das mortes causadas por acidentes rodoviários em África na última década, sendo que a nível mundial esta taxa diminuiu 5%.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) considerou hoje que os concursos para fixação de médicos devem ter uma definição concreta do local de trabalho, após o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) ter repudiado o acesso à carreira na segunda-feira.
A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), em Évora, passou a fornecer informações sobre os doentes em observação no Serviço de Urgência através de mensagens de telemóvel enviadas aos familiares e acompanhantes.
A Câmara de Ourém vai avançar para a criação de um sistema de videovigilância na sede do concelho para apoiar o trabalho da Polícia de Segurança Pública (PSP) e dissuadir a criminalidade, disse o presidente do município.
A adesão à greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra rondava, cerca das 09:30 de hoje, os 90 a 95% nas diversas áreas, disse à agência Lusa fonte sindical.
A Justiça recebeu a avaliação mais baixa de todas as estruturas públicas: não é uma questão partidária, sendo os juízes, procuradores ou governos os responsáveis, não os cidadãos em geral.
Oito concelhos do distrito de Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, acusou o Governo de “anunciar muito, mas governar pouco”, lamentando a “muito pouca” concretização das intenções anunciadas pelo executivo desde que tomou posse.
Uma centena de pessoas foi executada, desde o início deste ano, na Arábia Saudita devido à aplicação da pena capital, denunciou hoje a Organização Europeu-Saudita para os Direitos Humanos (ESOHR).
A Costa do Marfim iniciou hoje a sua primeira campanha de vacinação contra a malária, num país onde quatro pessoas, das quais três crianças com menos de cinco anos, morrem diariamente com esta doença, referiu o Ministério da Saúde.
O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que a ministra da Saúde tem revelado “alguma dificuldade de gestão política” e tem, “ela própria”, criado alguns “incidentes”, e exigiu maior foco nas soluções.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria disponibiliza o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) em 14 unidades de cuidados de saúde primários, pretendendo implementar em todas a curto prazo, foi hoje anunciado.
Os serviços de cuidados paliativos apresentam “insuficiências significativas”, revela um relatório hoje divulgado, segundo qual em 2022 estavam em falta 39 médicos, 246 enfermeiros, 19 psicólogos e 18 assistentes sociais.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje contra os concursos públicos para médicos sem definição concreta do local de trabalho, afirmando que “é inaceitável e gera instabilidade, insegurança e desmotivação”.
O trânsito na A23 no sentido Sul – Norte entre os nós de Castelo Branco e Alcains está cortado ao trânsito desde as 15:30 na sequência de um acidente que provocou feridos graves.
A Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré, Lisboa, conhecida como “Rua Rosa”, vai-se transformar em “Rua Amarela”, de 23 e 28 de julho, para assinalar a semana de luta contra a hepatite C, foi hoje anunciado.
O concelho de Sintra tem a funcionar o novo Museu da Água e Resíduos (MAR), localizado na Ribeira de Sintra, e que se assume como novo espaço museológico e interativo do concelho dedicado à Educação e Sensibilização Ambiental.
A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) em Santa Marta do Pinhal, no concelho do Seixal, que hoje foi inaugurada oficialmente, realizou 5.983 consultas médicas e 3.363 consultas de enfermagem em dois meses de atividade.
Os presidentes de Portugal e das Maurícias defenderam hoje um reforço da cooperação bilateral e multilateral entre os respetivos países em áreas como o ambiente e a proteção dos oceanos, a energia, o digital e o turismo.
Os deputados da Gâmbia rejeitaram hoje uma proposta de lei que pretendia acabar com a proibição da circuncisão e mutilação feminina em vigor desde 2015, após meses de controvérsia e pressão internacional.
As eleições legislativas na Síria realizam-se hoje com a ausência de partidos da oposição, com a votação a decorrer nas zonas controladas pelas autoridades de Damasco.
A ministra da Saúde disse hoje compreender o recuo de Vitor Almeida, que tinha aceitado presidir ao INEM, e reconheceu que as exigências feitas eram “razoáveis” mas que o Governo não podia garantir “de um dia para o outro”.
A ministra da Saúde mostrou-se hoje disponível para ouvir os cerca de 600 médicos que assinaram uma carta aberta a apelar a um acordo nas negociações e manifestou abertura para uma aproximação “dentro de que é realista”.