Uma equipa multidisciplinar da Universidade da Beira Interior (UBI) vai instalar dispositivos em casas nos concelhos do Fundão e de Pinhel para recolher informações que permitam tomar medidas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e prevenir doenças.
Um dos médicos que subscreveram a carta à Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria sobre as preocupações nos cuidados de saúde primários disse, após uma reunião, hoje, com a administração, que há “margem para melhorias”.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 2.400 quilos de bivalves e crustáceos, avaliados em mais de 16 mil euros, e encerrou uma depuradora que operava sem licença nas Caldas da Rainha.
A futura Unidade de Saúde Familiar de Resende, no distrito de Viseu, vai garantir a partir de setembro à unidade de São Cipriano a prestação contínua de cuidados à população daquela freguesia do concelho, foi hoje revelado.
O Conselho de Governadores da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) condenou hoje o ataque a um hospital pediátrico ucraniano, manifestando "grave preocupação" numa resolução aprovada hoje.
Um projeto de lei da coligação de governo polaca para despenalizar e descriminalizar toda a assistência ao aborto, que continua praticamente proibido no país, foi hoje rejeitado no parlamento.
O Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do São João, no Porto, realizou um “tratamento inovador em Portugal” para tratar o linfedema do braço de uma mulher que “sofria uma grave limitação motora” devido aquela condição, foi hoje anunciado.
O diretor clínico da administração demissionária da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões admitiu hoje a necessidade imediata de seis pediatras para o normal funcionamento do serviço de urgência daquela especialidade que está encerrado ao exterior no período noturno.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) saudou hoje a nomeação de Sérgio Dias Janeiro como presidente do INEM, alertando que o instituto “precisa urgentemente de um rumo”.
A República Democrática do Congo (RDCongo) registou, desde o início do ano, 20.685 casos de cólera e 65.415 casos de sarampo, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A ministra da Saúde reconheceu hoje que a resposta na área da saúde mental está “muito longe” das necessidades e disse que quando o Governo tomou posse estava executado apenas 5% do previsto no Plano de Recuperação e Resiliência.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) alertou hoje que alguns serviços de patologia clínica hospitalares estão a discriminar os farmacêuticos analistas clínicos no acesso à direção técnica e pediu a intervenção da tutela para repor a igualdade nos concursos.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação pediu hoje ao Conselho Coordenador do Ensino Superior um parecer sobre a integração das escolas superiores de enfermagem de Coimbra, Lisboa e Porto nas universidades daquelas cidades.
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciaram hoje que as suas equipas em Myanmar enfrentam uma série de dificuldades no socorro à população devido aos intensos combates na região sudoeste do estado de Rakhine.
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, avisou hoje o Governo que mudar responsáveis em cargos públicos não vai resolver problemas que têm “raízes muito mais profundas”, alertando para a falta de meios e investimento no INEM.
Portugal registou 61.577 mortes nos primeiros seis meses do ano, mais 886 (1,5%) do que no mesmo período de 2023, revelam dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
Quase uma em cada 10 pessoas na União Europeia (UE) não conseguia, em 2023, pagar uma refeição adequada a cada dois dias, uma subida face ao ano anterior, mas Portugal regista a terceira percentagem mais baixa.
O número de internamentos por covid-19 nos Açores diminuiu em julho, segundo o executivo açoriano, mas o Hospital da Ilha Terceira voltou a impor o uso obrigatório de máscara nas visitas aos utentes.
A IL e o Chega pediram hoje a audição urgente do ex-presidente do INEM Vítor Almeida, que recuou na decisão de aceitar aquele cargo depois de ter sido nomeado há uma semana.
O sindicato dos técnicos de emergência pré-hospitalar (STEPH) manifestou-se hoje surpreendido com a reviravolta na nomeação do presidente do INEM e pediu estabilidade na instituição.
O Ministério da Saúde do governo do Hamas disse hoje que os últimos ataques israelitas fizeram 32 mortos, entre os quais mulheres e crianças, no enclave palestiniano.
O Ministério da Saúde nomeou Sérgio Dias Janeiro para a presidência do Instituto Nacional de Emergência Médica, depois do anterior nomeado, Vitor Almeida, ter recuado na decisão de aceitar o cargo, revelou hoje o Ministério.
O médico nomeado para liderar o INEM já não será presidente, avançou hoje o Jornal de Notícias.
A probabilidade de um idoso não conseguir comprar todos os medicamentos de que precisa mais do que duplicou entre 2021 e 2023, uma dificuldade financeira que a inflação pode ter agravado, indica um estudo hoje divulgado.