Deputados luso-canadianos defendem a necessidade de renovação partidária, após Justin Trudeau ter anunciado a demissão do cargo de primeiro-ministro e da liderança do Partido Liberal (PL).
Um grupo de investigadores da Universidade de Turku (Finlândia) e da Universidade de Copenhaga (Dinamarca) descobriu que o abuso infantil pode afetar o epigenoma do esperma, influenciando negativamente o desenvolvimento cerebral da geração seguinte.
António Maia Gonçalves é o novo coordenador do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, anunciou hoje o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que pretende criar uma Estratégia para a Longevidade, onde será integrado o plano.
Governo e Sindicato Nacional dos Farmacêuticos chegaram hoje a acordo sobre remunerações e grelha salarial, que permite atualizar a tabela remuneratória, que não era mexida desde 1999.
O diretor do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Santa Maria apontou falhas na comunicação da rede de reabilitação, e atribuiu responsabilidades aos pais das gémeas por não informarem sobre as cadeiras de rodas prescritas em Alcoitão.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou hoje para a “pressão inaceitável” a que estão sujeitos esses profissionais de saúde, devido às suas condições laborais, e defendeu o reconhecimento da profissão como de risco e desgaste rápido.
Um número elevado de ambulâncias esteve retido durante a tarde de hoje no Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro, admitiu a administração hospitalar que está a envidar esforços para normalizar a situação.
O neuropediatra Tiago Proença dos Santos, do Hospital Santa Maria, disse hoje que a médica Teresa Moreno foi pressionada para marcar a primeira consulta das gémeas luso-brasileiras em 2019, mas referiu que nenhum clínico admitiu “interferência política”.
A ministra da Saúde foi formalmente questionada acerca da intermitência do serviço de Urgência do Hospital de Águeda pelos deputados eleitos por Aveiro, informou hoje a Federação Distrital do PS.
As urgências de obstetrícia e ginecologia dos hospitais do Barreiro e de Leiria e a urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, vão estar encerradas no fim de semana, indica hoje o portal do SNS.
Os apoios financeiros para a criação de equipas comunitárias de saúde mental totalizam um milhão de euros, sendo o valor limite a atribuir a cada projeto de 50.000 euros por instituição, segundo o regulamento hoje publicado.
A ministra da Saúde estimou hoje que no prazo de três a quatro semanas será possível avaliar o modelo de pré-triagem da linha Saúde 24, afirmando que houve uma redução na ordem dos 30% na afluência às urgências.
O presidente da Câmara de Cinfães disse hoje à agência Lusa que até fevereiro o concelho terá duas unidades de Saúde Familiar (USF), com um total de nove médicos, novos equipamentos de diagnóstico e novas especialidades médicas.
O portal do SNS, onde se pode consultar o estado do funcionamento dos serviços de urgência no país, foi alterado para clarificar que nos Serviços de Urgência Básica (SUB) "o atendimento é para todas as faixas etárias".
Um total de 308 professores nos Açores estão este mês de baixa médica e 233 assistentes operacionais estão ausentes ao serviço por doença, revelou hoje o Governo Regional.
A Câmara de Cinfães aprovou, com um novo regulamento, o aumento dos apoios aos médicos para os fixar por mais tempo no concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Armando Mourisco.
O parlamento rejeitou hoje, na generalidade, todas as iniciativas que propunham alterações à lei da interrupção voluntária da gravidez, ficando a legislação inalterada.
O Partido Socialista (PS) enviou um requerimento ao Ministério da Saúde a questionar porque foi apenas atribuída uma vaga de médicos de família à Unidade Local de Saúde (ULS) Almada-Seixal, no distrito de Setúbal.
O número de mortes por cólera em Luanda aumentou para 11, tendo sido notificados 93 casos desde o início do ano, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde (Minsa) a que a Lusa teve hoje acesso.
A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou hoje que o Hospital Nasser, o principal centro hospitalar ainda a funcionar no sul da Faixa de Gaza, poderá ficar sem combustível dentro de três dias.
A Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova registou, em 2024, 1.934 atendimentos, informou o município, que destacou o impacto significativo do serviço.
Um aluno agrediu hoje duas professoras no Centro Escolar da Araucária, em Vila Real, que foram transportadas ao hospital, uma situação que está a ser averiguada pelo Agrupamento Morgado Mateus, segundo fontes policial e da escola.
O meio milénio de história da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra (SCMC) é reconstituído numa obra de dois volumes que vai ser apresentada no sábado na sede da instituição, na Alta da cidade.
O PSD considerou hoje um “erro sem desculpa” a “divisão e conflitualidade” geradas pelas propostas de alteração à lei do aborto, perguntando ao PS porque não usou as suas maiorias para fazer as mudanças que agora propõe.