O primeiro-ministro prometeu hoje falar dos problemas da saúde no debate do estado da nação, e pediu ao PSD e CDS-PP que se concentrem na discussão sobre resolução dos problemas “do povo português” e não “no politiquês”.
O Governo moçambicano admitiu hoje não ter “soluções mágicas” para repor os subsídios de estágio de estudantes de medicina, como exigem os estudantes, reconhecendo uma dívida acumulada superior a 100 milhões de meticais (1,3 milhões de euros).
O Hospital da Luz investiu 11 milhões de euros na nova clínica da Figueira da Foz, que entra hoje em funcionamento com um centro de imagiologia completo e a possibilidade de realizar mais de 100 exames de especialidade, revelou o administrador.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra concluiu o processo de remoção de materiais com amianto em diversos edifícios hospitalares, uma operação de mais de 700 mil euros em prol de “ambientes mais seguros”.
O Governo moçambicano disse hoje que os três casos confirmados de mpox, todos na província de Niassa, norte do país, têm origem no vizinho Maláui, onde o surto já afetou mais de 50 pessoas.
O diretor do serviço de Ortopedia do Hospital Santa Maria demitiu-se, confirmou à Lusa a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que classificou a demissão como “mais um grito de alerta” para o esgotamento dos profissionais do SNS.
O secretário-executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) defendeu hoje "ações urgentes" para garantir que os sistemas de inovação no financiamento sejam utilizados de forma coordenada e em grande escala.
Uma nova associação foi criada em Odemira, no distrito de Beja, para apoiar a população deste concelho do litoral alentejano que já enfrentou ou que está a passar por uma “experiência oncológica”.
A Universidade do Minho (UMinho) testou com sucesso em animais uma vacina contra a candidíase invasiva, uma infeção fúngica que pode ser fatal para doentes imunocomprometidos, como aqueles que fazem transplantes ou quimioterapia, foi hoje anunciado.
O presidente do Chega desafiou hoje o primeiro-ministro a levar ao debate do estado da nação um plano para resolver os constrangimentos na saúde nos próximos seis meses, considerando que esta área “não está a andar bem”.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai avançar com a reabilitação de vários edifícios hospitalares e adquirir equipamentos médicos pesados, num investimento total de oito milhões de euros, financiado pelo PRR.
A Câmara Municipal do Porto atendeu 82% de pedidos de manutenção em centros de saúde, desde a descentralização de competências nesta área no início de 2023, foi revelado na segunda-feira.
Mais de 14 milhões de crianças continuam a não ser vacinadas, apesar de a cobertura global de vacinação continuar estável, disseram hoje duas agências da ONU.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje o uso do medicamento lenacapavir, um antirretroviral de ação prolongada, para prevenir a infeção pelo VIH/sida.
O diretor clínico da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) Rui Tato Marinho afirmou hoje que continuará a desempenhar essas funções, desconhecendo que esteja a decorrer um procedimento legal para a sua substituição.
A Câmara de Coimbra aprovou hoje por unanimidade um parecer favorável a um silo-auto de 360 lugares de estacionamento nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
O líder do Chega/Açores exigiu hoje mais celeridade na reconstrução do Hospital de Ponta Delgada, alertando que os planos funcionais “ainda estão a decorrer” e insistindo que o hospital modular é uma infraestrutura transitória.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse hoje que recebeu garantias da ministra da Saúde que foram resolvidos os atrasos no pagamento mensal dos subsídios às corporações de bombeiros com ambulâncias de emergência médica.
A Saluslive investiu mais de 4 milhões de euros num novo centro pediátrico em Braga, que assegura num só espaço respostas clínicas, terapêuticas, educativas e familiares, foi hoje anunciado.
O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, pediu hoje celeridade ao Governo para que possa ser lançado o concurso de construção da nova maternidade da cidade.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) mostrou-se hoje disponível para reforçar o dispositivo especial de emergência pré-hospitalar em todo o país, nomeadamente na Península de Setúbal, área mais fustigada pelo encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia.
A Ordem dos Médicos exige, em comunicado, uma “intervenção imediata e eficaz” no serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Aveiro que hoje visitou.
O Tribunal da Relação de Coimbra decidiu mandar para julgamento dois arguidos que terão dado acesso prioritário a vacinas contra a Covid-19 no Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa a familiares e amigos, foi hoje divulgado.
As autoridades de saúde moçambicanas mantêm três casos confirmados de mpox, todos na província de Niassa, norte do país, mas elevaram para 11 o total de suspeitos, segundo o boletim da evolução da doença divulgado hoje.