Moçambique registou 48.000 casos de tuberculose no primeiro semestre deste ano, anunciaram hoje as autoridades de saúde, apontando a falta de financiamento como uma das causas do aumento dos casos da doença no país.
Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo a partir de sexta-feira devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O surto de cólera em Moçambique já matou pelo menos 64 pessoas em nove meses, acumulando mais de 4.400 infetados em cinco províncias do centro e norte, segundo o último balanço das autoridades de saúde.
As autoridades sanitárias da cidade de Foshan, na província chinesa de Guangdong (sudeste), estão a tentar conter um surto de febre chikungunya que já registou 2.658 casos, todos considerados leves, informou hoje a imprensa local.
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves, vão ser ouvidos hoje pelos deputados sobre o apoio que este ramo presta à emergência médica desde o início do mês.
O SNS 24 apresenta uma nova App e novo Portal SNS 24 esta quarta-feira, dia em que celebra o seu 8.º aniversário, projetos que representam um investimento superior a 1,5 milhões de euros, segundo comunicado.
A ministra da Saúde recusou hoje uma relação direta entre a morte do utente de Bragança e a greve dos técnicos do INEM no final de 2024, reiterando que não desistirá de resolver os problemas.
O porta-voz do Livre Rui Tavares considerou hoje que as condições para a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, se manter no cargo “vão cessando”, acusando-a de “sobranceria”.
O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, disse hoje que esperava que o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) “tivesse feito mais” e que são necessárias medidas para reorganizar o serviço.
O presidente do Chega, André Ventura, considerou hoje que o relatório da Inspeção-geral da Saúde vai “direto ao coração do Governo e da ministra da Saúde, que tem que “assumir responsabilidades”.
A farmacêutica AstraZeneca anunciou hoje que vai investir 50 mil milhões de dólares (cerca de 42,7 mil milhões de euros) até 2030 nos Estados Unidos para fabricar medicamentos e financiar os seus programas de investigação.
Uma nova plataforma vai utilizar a Inteligência Artificial (IA) para prever quais os doentes que têm maior potencial de recorrerem várias vezes às urgências, com o objetivo de reduzir a sobreutilização desses serviços.
Mais de 1.300 casos de cólera foram detetados na última semana no Darfur do Norte, no oeste do Sudão, quando escasseiam os recursos médicos, informou hoje o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou hoje aos portugueses para doarem sangue, como já o tinha feito o Hospital de Santa Maria, lembrando que no Verão muitos dadores regulares estão ausentes, mas as necessidades mantêm-se.
A presidente da Liga Contra a Sida alertou hoje que retirar a educação sexual da disciplina de Cidadania é um retrocesso de 40 anos, pode agravar o estigma, a desinformação e os diagnósticos tardios de infeções sexualmente transmissíveis.
Um estudo hoje divulgado associa, sem explicar, a aceleração do envelhecimento do cérebro à pandemia da covid-19, mesmo em pessoas que não foram infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2.
O Livre e o PAN lamentaram hoje que a ministra da Saúde continue em funções sem assumir responsabilidades políticas pelas falhas no setor, após um relatório da inspeção-geral da saúde sobre uma morte durante a greve no INEM.
O coordenador regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusou hoje a autonomia do IPO de Coimbra de andar “pelas ruas da amargura”, no dia em que entregou à instituição um documento reivindicativo para enfermeiros com contrato individual de trabalho.
Os baixos níveis das reservas de sangue, frequentes nesta época do ano, levaram o Hospital Santa Maria, em Lisboa, a adiar algumas cirurgias e a apelar hoje à dádiva para evitar o agravamento da situação.
O INEM pagou 3,5 milhões de euros de dívidas do serviço de emergência pré-hospitalar, confirmou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que espera que as associações recebam nos próximos dias o montante ainda em falta.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) disse hoje não estar surpreendido com a conclusão da inspeção-geral da saúde e garantiu que os atrasos no INEM já aconteciam antes da greve e continuam a acontecer.
A Câmara de Loures está a investir mais de 23 milhões de euros na construção de quatro novos centros de saúde para melhorar a rede de cuidados primários de saúde do concelho, foi hoje divulgado em comunicado.
O grupo Trofa Saúde anunciou hoje, sem divulgar os valores envolvidos, a aquisição do Hospital Escola Fernando Pessoa, em Gondomar, “uma operação enquadrada na estratégia de expansão sustentada da rede”.
Moçambique pretende introduzir em 2026 o tratamento com Lenacapavir para prevenir a infecção por Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH), até 90 mil doses iniciais, injetáveis, indicaram hoje as autoridades sanitárias.