A Agência Nacional de Deficiência (ANDIS), ligada ao Ministério da Saúde da Argentina, anunciou na quinta-feira que vai modificar a publicação que classifica como ‘idiotas’, ‘débeis mentais’ e ‘imbecis’ as pessoas com diferentes graus de deficiência.
Vários relatores e especialistas em direitos humanos das Nações Unidas emitiram quinta-feira uma declaração conjunta denunciando as numerosas ações tomadas pela nova administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “minam as liberdades fundamentais”.
Os medicamentos genéricos dispensados nas farmácias comunitárias permitiram às famílias e ao Estado poupar um recorde de 670,5 milhões de euros no ano passado, mais 15,4% do que em 2023, foi hoje anunciado.
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, é “imbatível” a “culpar tudo e todos pelos seus problemas”, acusando-a de incompetência na gestão do Ministério.
O cabeça de lista da CDU à Câmara de Évora nas próximas eleições autárquicas, João Oliveira, argumentou hoje que a construção do novo hospital “está a ser sujeita a sabotagem” por parte do Governo “por mesquinhez ideológica”.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, desafiou hoje a ministra da Saúde a cumprir “aquilo que disse” quando, em novembro, afirmou que iria assumir a responsabilidade pelas consequências dos atrasos no atendimento de chamadas do INEM.
A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central esclareceu hoje que a assistência ao homem que se sentiu mal na semana passada perto do hospital e foi transportado para as urgências pelo INEM “decorreu dentro do que está estipulado”.
Mais de 500.000 sul-africanos poderão morrer de SIDA se o financiamento dos Estados Unidos da América for cortado durante dez anos, alertou hoje uma investigadora, enquanto o Presidente sul-africano diz querer chegar a acordo com Trump.
Pelo menos 70 pessoas morreram de cólera e mais de 2.200 foram infetadas pela doença no sul do Sudão durante a última semana, anunciou hoje a organização Save the Children, citando dados do Ministério da Saúde.
O PAN defendeu hoje a demissão da ministra da Saúde, alegando que não tem condições políticas para se manter no cargo, enquanto o PCP instou o Governo a tomar medidas que respondam às dificuldades enfrentadas pelo INEM.
A Assembleia Municipal de Coimbra (AMC) aprovou hoje por unanimidade uma recomendação em que é manifestada a preocupação pelas dificuldades sentidas pela Comissão de Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) local.
O estado de saúde do Papa Francisco mantém-se em prognóstico reservado, mas a sua condição clínica continua a melhorar, de acordo com o meio de comunicação oficial Notícias do Vaticano.
O Ministério da Saúde de Portugal doou ao Hospital Central de Maputo (HCM), o maior de Moçambique, material médico que inclui medicamentos e equipamentos avaliado em 284 mil euros, foi hoje anunciado.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje o Governo de pretender privatizar a saúde depois da titular da pasta ter defendido o regresso de vários hospitais ao modelo de parceria público-privada (PPP).
O INEM atendeu em 2024 mais de 170 mil chamadas que foram consideradas falsas urgências, uma média superior a 450 contactos por dia que obrigaram a uma triagem, anunciou hoje o instituto.
Treze cirurgiões vão integrar o Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra, depois da demissão do mesmo número de especialistas no ano passado, anunciou hoje o diretor demissionário Paulo Mira.
A ministra da Saúde rejeitou hoje tirar ilações políticas na sequência do relatório da IGAS sobre as greves no INEM, mas reconheceu a necessidade de alterar procedimentos de comunicação no seu ministério.
O presidente do Chega, André Ventura, considerou hoje que manter a ministra da Saúde no executivo representa “o adiar de um cadáver político” e que o Governo está “em queda livre de integridade”.
O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, disse hoje temer mais atrasos na construção do novo hospital, por alegada falta de respostas do Governo sobre acessibilidades e infraestruturas e supostas dívidas ao empreiteiro.
O presidente da Câmara de Évora culpou hoje o Governo pela demissão da Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) por considerar que atribuiu responsabilidades do novo hospital a “um órgão que não tinha condições”.
O PCP requereu hoje a audição urgente da ministra da Saúde e da administração cessante da ULS do Alentejo Central sobre os atrasos na conclusão das obras do novo hospital daquela região.
Cinco crianças da mesma família morreram na madrugada de quarta-feira após inalarem monóxido de carbono produzido por um gerador de eletricidade na cidade da Beira, província de Sofala, centro de Moçambique, disse hoje fonte oficial.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que mantém o nível de alerta mais alto para a mpox, tendo em conta o aumento contínuo do número de casos de infeção e a sua dispersão geográfica.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje que o Hospital de Chaves está “extremamente carente” de profissionais de saúde e que não faz sentido dividir recursos com a criação de uma nova Unidade Local de Saúde.