O Hospital Garcia de Orta, em Almada, suspendeu as visitas aos doentes internados, exceto nos serviços de pediatria e obstetrícia, face à evolução pandémica da covid-19, segundo fonte oficial.
As corporações de bombeiros de Baião e de Santa Marinha do Zêzere eliminaram, no ano passado, 429 ninhos de vespa asiática, mais 75% do que em 2020, informou hoje a Câmara de Baião.
A Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT), nos Açores, vai reduzir a atividade assistencial, “nos próximos dias”, devido à evolução da pandemia de covid-19, anunciou hoje a administração.
A variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 é responsável por 93,2% das infeções em Portugal, em consequência de um “crescimento galopante” em dezembro, que foi mais acelerado em Lisboa e Vale do Tejo, estimou hoje o INSA.
As grávidas têm mais probabilidade de sofrerem de formas graves de covid-19 que as restantes mulheres, revelou hoje a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), apelando para a sua vacinação “o mais rapidamente possível”.
O Presidente da República condecorou hoje os atletas olímpicos Pedro Pichardo e Jorge Fonseca e os paralímpicos Miguel Monteiro e Norberto Mourão no Palácio de Belém, onde o presidente do Comité Olímpico, José Manuel Constantino, também foi agraciado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera num relatório hoje divulgado a necessidade de vacinas que previnam melhor a infeção e a transmissão do coronavírus que causa a covid-19, quando circula a variante Ómicron, mais contagiosa.
A primeira clínica de hemodiálise de Amarante iniciou esta semana a atividade no espaço das consultas externas do antigo hospital de São Gonçalo, propriedade da Misericórdia da cidade, com capacidade para 20 postos de tratamento, segundo os responsáveis.
A Segurança Social identificou mais de mil lares ilegais nos últimos dois anos, tendo notificado 186 estruturas para encerrar e fechado coercivamente outras 48, uma média de dois lares ilegais fechados por mês desde 2020.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) suspendeu a partir de hoje as visitas aos doentes internados nos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, como medida temporária e preventiva face à evolução epidemiológica da covid-19.
O novo centro de vacinação covid-19 do concelho de Alcobaça vai abrir portas na sexta-feira, no Mercado Municipal, local que, segundo a Câmara, vai aumentar a capacidade de resposta.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) admitiu hoje a administração da quarta dose da vacina só a imunodeprimidos e pessoas vulneráveis, rejeitando a “vacinação repetida” com doses de reforço contra a covid-19 num curto prazo.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse hoje que a União Europeia (UE) está “a caminhar” para que o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, se torne endémico, principalmente devido à variante Ómicron, mas “ainda não está nessa fase”.
O Reino Unido é o país mais próximo de sair da pandemia covid-19 e declarar a doença uma endemia devido ao elevado nível de imunidade na população e atitude das pessoas, afirmou hoje o epidemiologista norte-americano David Heymann.
Uma nova maternidade em Coimbra e a revisão do sistema de portagens nas autoestradas 13, 17 e 19 estão entre as reivindicações das comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e Coimbra, que hoje se reuniram em cimeira, em Ansião.
Portugal registou 33.340 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, mais 28 mortes associadas à covid-19 e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos nas últimas 24 horas, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Organização Mundial de Saúde previu hoje que mais de metade dos europeus poderá ficar infetada com a variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, reconhecendo que fez aumentar as hospitalizações, mas não as mortes atribuídas à covid-19.
Mais de 2.000 enfermeiros pediram para sair de Portugal desde o início da pandemia, em março de 2020, especialmente no segundo semestre do ano passado, segundo dados divulgados hoje pela Ordem dos Enfermeiros (OE).
A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) abriu no início do ano as novas camas da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de média e longa duração, anunciou hoje aquela instituição do distrito de Castelo Branco.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desvendaram um método que, ao travar a comunicação entre células estaminais cancerígenas e outras células do tumor, impede a progressão do cancro do pâncreas.
A Health Products Research and Development (HPRD), empresa da Covilhã que presta serviços na área da tecnologia farmacêutica e microbiologia, está a criar uma unidade de produção de cosméticos, dispositivos médicos, biocidas e produtos veterinários.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 268 novos casos positivos de covid-19, totalizando hoje a região 2.615 infeções ativas, enquanto há mais 337 pessoas que recuperaram da doença, segundo o boletim da Autoridade de Saúde.
Os principais riscos a longo prazo estão relacionados com o clima, enquanto as principais preocupações a curto prazo incluem clivagens sociais, crises de subsistência e deterioração da saúde mental, revela hoje um estudo do Fórum Económico Mundial.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai ser submetido a uma operação urgente na quarta-feira e vai falhar a campanha das eleições legislativas enquanto estiver a recuperar, sendo substituído por João Ferreira e João Oliveira.