Os profissionais do setor social e os bombeiros envolvidos no transporte de doentes vão começar hoje a ser vacinados com a terceira dose da vacina contra a covid-19.
O Governo apresenta hoje uma nova campanha contra a violência doméstica, que este ano já matou 19 pessoas, defendendo que “Enquanto houver uma mulher vítima de violência doméstica não vai ficar tudo bem” e lembrando o impacto nas vítimas.
O número de pessoas a beneficiar de apoio alimentar através do movimento de voluntários Refood quadruplicou em Faro face a 2019, número que deverá continuar a subir devido ao final da época turística no Algarve.
A pandemia de covid-19 originou uma redução de 26% nos testes do VIH realizados em países europeus em 2020, o que pode resultar no aumento de infeções deste vírus nas próximas décadas, alerta um estudo que será divulgado hoje.
O grupo de peritos de aconselhamento do Governo propôs hoje medidas gerais para controlar a pandemia, entre as quais o uso de máscara em ambientes fechados e eventos públicos, e medidas setoriais, como o teletrabalho sempre que possível.
Utentes do Centro de Saúde de Colares, no concelho de Sintra, vão realizar no sábado uma vigília para contestar o encerramento provisório do equipamento, que está a ser alvo de obras de ampliação, foi hoje divulgado.
A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares contestou hoje a contribuição extraordinária de 14,3% sobre a indústria farmacêutica e sugeriu uma redução para 2,5%, alegando que a taxa desincentiva o lançamento de novos fármacos.
O alargamento da população elegível para dose de reforço contra a covid-19 vai exigir a disponibilização de mais meios no terreno, alerta hoje o responsável pelo Núcleo de Coordenação do Plano de Vacinação, coronel Carlos Penha-Gonçalves.
As medidas de combate à covid-19 anunciadas na quinta-feira pelo presidente do Governo da Madeira revelam “irresponsabilidade política”, são legalmente ineficazes e deixam a região numa “situação de ridículo político”, afirmou hoje o coordenador do PCP no arquipélago.
As vacinas contra a covid-19 utilizadas em Portugal apresentam uma eficácia superior a 80% na prevenção de hospitalização e de morte e superior a 53% contra a infeção pelo SARS-CoV-2, adiantou hoje uma especialista do INSA.
A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a registar um aumento significativo, para 191,2 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) se manteve estável, em 1,17.
O número de concelhos em risco elevado e muito elevado de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 aumentou substancialmente esta semana de 55 para 89, estando em risco extremo quatro municípios, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A coordenadora do BE considerou hoje que, para combater a pandemia, é preciso “manter toda a precaução”, mas “sobretudo dar ao Serviço Nacional de Saúde condições para trabalhar”, aguardando os dados dos especialistas para tomar posição sobre novas medidas.
O resultado do processo nacional de vacinação contra a covid-19, que atingiu perto de 87% de cobertura da população, terá evitado a morte de quase duas mil pessoas desde maio até agora, defendeu hoje o epidemiologista Henrique Barros.
A Câmara do Funchal vai disponibilizar testes rápidos antigénio para todos os seus trabalhadores, dando cumprimento às novas medidas de combate à covid-19 anunciadas pelo Governo Regional, foi hoje anunciado.
Portugal regista hoje 2.371 novos casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, com cinco mortes associadas à covid-19, e um aumento de internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo dados oficiais.
Portugal encontra-se na quinta fase da pandemia de covid-19 e apresenta uma incidência de infeções de 203 casos por 100 mil habitantes, sendo mais elevada na população jovem, adiantou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou hoje que está a avaliar o medicamento produzido pela Pfizer para tratar a covid-19 para poder emitir uma recomendação às autoridades de saúde nacionais.
O parlamento pediu hoje ao Governo mais investimento no hospital de Setúbal e que avance com a construção de mais três centros de saúde no distrito, nomeadamente no Feijó (Almada), Alto do Seixalinho (Barreiro) e Quinta do Conde (Sesimbra).
Os madeirenses têm estado desde manhã numa ‘correria’ aos postos de testagem à covid-19 da cidade do Funchal, depois do presidente do Governo Regional ter anunciado a obrigatoriedade de apresentação de teste na maior parte dos locais públicos e privados.
O Governo português apelou hoje em Bruxelas a uma “aceleração de partilha de vacinas” contra a covid-19, sobretudo no continente africano, sublinhando que está a fazer a sua “parte”, ao ter partilhado já cerca de dois milhões de vacinas.
A segunda fase do concurso do novo hospital da Madeira será lançada até ao final do ano e o projeto está a decorrer dentro do previsto, afirmou hoje o líder parlamentar do CDS-PP da região.
Uma medida restritiva, como a imposição da vacinação obrigatória para interromper o aumento de casos e mortes pela covid-19, deve ter "motivos legítimos de saúde" e cumprir certos requisitos, disse a ONU, ao reagir à decisão hoje tomada na Áustria.
Vários países da Europa anunciaram hoje um regresso das restrições à população para controlar a nova vaga de covid-19, depois de a Áustria se ter tornado no primeiro Estado europeu a voltar ao confinamento nacional.