A pandemia de covid-19 não afetou os portugueses da mesma maneira e agravou desigualdades pré-existentes, aponta um estudo hoje divulgado, que fala antes numa “sindemia” em que os jovens foram “particularmente penalizados”.
O Governo da Madeira anunciou hoje o prolongamento da situação de alerta na região autónoma até 30 de junho, mantendo também inalteráveis todas as medidas de controlo da pandemia de covid-19 atualmente em vigor.
O deputado socialista Pedro Delgado Alves considerou hoje que o anteprojeto de lei de emergência sanitária é um “bom início de trabalhos”, notando pontos que “precisam de uma definição” como o nível de intervenção dos órgãos de soberania.
Várias organizações de defesa de direitos humanos estão a concluir a criação de uma plataforma, um projeto que terá o seu primeiro evento público em junho e que pretende aproximar a sociedade civil e criar sinergias de trabalho.
Uma associação do concelho de Ourique, no distrito de Beja, está a dinamizar um projeto “experimental e inovador” de apoio a idosos e cuidadores neste município alentejano, num investimento total de quase 250 mil euros.
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantou hoje, que até 09 de junho o Ministério da Saúde vai anunciar as suas decisões relativamente ao plano de vacinação de outono contra a covid-19.
A ministra da Presidência afirmou hoje que os dados sobre a evolução da covid-19 em Portugal indicam que o “pico” da nova vaga de infeções já terá passado, assistindo-se a quedas da incidência em várias regiões.
O Conselho de Ministros aprovou o prolongamento até 30 de junho da situação de alerta devido à situação epidemiológica da covid-19, anunciou hoje a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
O Conselho do Governo dos Açores aprovou a despesa de 2,9 milhões de euros para a remodelação do hospital da Horta e propostas para o descongelamento das carreiras dos farmacêuticos e dos técnicos de diagnóstico, foi hoje anunciado.
Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir avaliar a imunidade da população após a vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o INSA.
O diretor interino da agência de saúde pública da União Africana manifestou hoje a esperança de que o episódio de açambarcamento de vacinas observado durante a pandemia de covid-19 não se repita com o atual surto do vírus Monkeypox.
O número de infeções confirmadas pelo vírus Monkeypox subiu para 58 em Portugal, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que está a estudar a eventual necessidade de vacinar contactos de casos e profissionais de saúde.
O gestor da Estratégia Nacional Para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, Henrique Joaquim, revelou hoje que em 2020 saíram das ruas quase 500 pessoas e frisou que “ajudar não é só dar comida”.
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Lino Maia, alertou hoje que, embora a gravidade tenha diminuído, Portugal “ainda está em pandemia” e revelou que atualmente estão ativos 193 surtos em lares.
A Ordem dos Médicos repudiou hoje as declarações do presidente da Câmara de Odivelas, que na reunião de câmara de quarta-feira se manifestou contra o aumento da valorização da carreira médica”.
O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, defendeu que são necessárias políticas públicas de natalidade universais, que se apliquem a todas as famílias, sublinhando que “o abono de família deve ser para todas as pessoas”.
A ministra do Trabalho anunciou hoje a reativação da Medida Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde (MAREESS) para dar resposta a um momento em que o número de pessoas em isolamento está a crescer.
O complemento especial para o doente oncológico (CEDO) criado nos Açores será alargado a doentes submetidos a transplante e a doentes que necessitem de deslocações frequentes para fora da sua ilha, foi hoje publicado em Jornal Oficial.
A Associação pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, no âmbito da subida da taxa de mortalidade materna, exigiu hoje transparência nos dados estatísticos da assistência obstétrica e a divulgação pública da investigação às causas de cada ocorrência.
Um projeto considerado “único” no Alentejo e que visa inserir as pessoas com problemas de saúde mental no mercado de trabalho vai ser apresentado em Portalegre, no decorrer de um encontro sobre a temática, foi hoje divulgado.
O protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, celebrado entre o município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Fundação Álvaro Carvalho, “já permitiu operar gratuitamente 63 pessoas”, foi hoje anunciado.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) alertaram para a necessidade de se reduzir as “desigualdades” no acesso às vacinas antialérgicas, terapia que concluíram ser “custo-efetiva” no tratamento de crianças com asma alérgica a ácaros.
Uma equipa de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) confirmou que um fármaco usado para baixar os níveis de triglicerídeos pode reduzir as hospitalizações por insuficiência cardíaca em diabéticos, foi hoje revelado.
Todos os distritos de Portugal continental e a ilha Terceira, no grupo central dos Açores, apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).