A Câmara do Funchal vai disponibilizar testes rápidos antigénio para todos os seus trabalhadores, dando cumprimento às novas medidas de combate à covid-19 anunciadas pelo Governo Regional, foi hoje anunciado.
Portugal regista hoje 2.371 novos casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, com cinco mortes associadas à covid-19, e um aumento de internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo dados oficiais.
Portugal encontra-se na quinta fase da pandemia de covid-19 e apresenta uma incidência de infeções de 203 casos por 100 mil habitantes, sendo mais elevada na população jovem, adiantou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou hoje que está a avaliar o medicamento produzido pela Pfizer para tratar a covid-19 para poder emitir uma recomendação às autoridades de saúde nacionais.
O parlamento pediu hoje ao Governo mais investimento no hospital de Setúbal e que avance com a construção de mais três centros de saúde no distrito, nomeadamente no Feijó (Almada), Alto do Seixalinho (Barreiro) e Quinta do Conde (Sesimbra).
Os madeirenses têm estado desde manhã numa ‘correria’ aos postos de testagem à covid-19 da cidade do Funchal, depois do presidente do Governo Regional ter anunciado a obrigatoriedade de apresentação de teste na maior parte dos locais públicos e privados.
O Governo português apelou hoje em Bruxelas a uma “aceleração de partilha de vacinas” contra a covid-19, sobretudo no continente africano, sublinhando que está a fazer a sua “parte”, ao ter partilhado já cerca de dois milhões de vacinas.
A segunda fase do concurso do novo hospital da Madeira será lançada até ao final do ano e o projeto está a decorrer dentro do previsto, afirmou hoje o líder parlamentar do CDS-PP da região.
Uma medida restritiva, como a imposição da vacinação obrigatória para interromper o aumento de casos e mortes pela covid-19, deve ter "motivos legítimos de saúde" e cumprir certos requisitos, disse a ONU, ao reagir à decisão hoje tomada na Áustria.
Vários países da Europa anunciaram hoje um regresso das restrições à população para controlar a nova vaga de covid-19, depois de a Áustria se ter tornado no primeiro Estado europeu a voltar ao confinamento nacional.
O Parlamento Europeu vai reintroduzir a partir da próxima semana o regime de participação remota, face ao agravamento da situação da pandemia de covid-19 na Europa, anunciou hoje o presidente da assembleia, David Sassoli.
O governo madeirense anunciou hoje um “período de aplicação transitório”, até às 00:00 de 27 de novembro, relativo à exigência de apresentação cumulativa de certificado de vacinação contra a covid-19 e teste antigénio, exigindo entretanto apenas um do documentos.
O município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, vai requalificar o centro de saúde do concelho, empreitada com prazo de execução de um ano, orçada em cerca de 648 mil euros.
O parlamento recomendou hoje ao Governo um conjunto de medidas que visam a recuperação da atividade da Procriação Medicamente Assistida, afetada pelo contexto de pandemia da covid-19, nomeadamente o reforço dos recursos financeiros e humanos.
O hospital de Beja está sem camas para doentes com covid-19 que precisem de cuidados intensivos, devido a obras, o que já obrigou a transferir oito utentes para outros hospitais, segundo a presidente da unidade.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) vai associar-se à Rede de Laboratórios Colaborativos através do Colab4Ageing, que obteve classificação máxima no concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foi hoje anunciado.
A ministra da Saúde insistiu hoje na importância de “não ceder à demagogia” e explicar com clareza as escolhas políticas, sublinhando que quem defende a "ideia generosa" de António Arnaut para o SNS tem de dar prioridade ao modelo público.
Os hospitais públicos de Almada e Barreiro têm 32 doentes com covid-19 internados, registando um aumento no número de internamentos na última semana, enquanto em Setúbal há apenas o registo de três pacientes em enfermaria.
O presidente do PSD afirmou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está “à beira do caos”, acusou o Governo de falhar também no período da pandemia e pediu uma rápida mudança dos “principais protagonistas” do executivo.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.130.627 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso no final de 2019 na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 31 novos casos positivos de covid-19, sendo 27 em São Miguel, dois na Terceira, um na Graciosa e um em São Jorge, e 28 recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde.
A interpelação do PSD ao Governo sobre saúde ganhou hoje contornos de pré-campanha eleitoral, com o PS a lançar 17 pedidos de esclarecimento regionais aos sociais-democratas, e o PSD a responder que foram “provocações”.
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje que o Governo autorizou mais 20 Unidades de Saúde Familiar (USF) a passar para o modelo B, num total de 40 este ano.
O Governo autorizou o preenchimento de 2.160 postos de trabalho para categorias superiores de carreiras especiais de saúde de enfermagem, farmacêuticas e técnicos superiores de saúde.