Os partidos com assento parlamentar pretendem manter uma campanha de rua nas eleições legislativas de 30 de janeiro, comprometendo-se, no entanto, a seguir as regras sanitárias e a reduzir os almoços e jantares.
Quase 79 mil pessoas receberam na terça-feira a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e a partir dos 70 anos o universo de vacinados com dose de reforço aproxima-se já dos 90%, segundo dados oficiais hoje divulgados.
O líder do Chega, André Ventura, afirmou hoje que o partido está disponível para “qualquer alteração” que seja necessário fazer em sede parlamentar para garantir que eleitores isolados possam votar nas legislativas.
O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) recebeu no primeiro dia de janeiro um total de 67 médicos para formação, 50 para geral e 17 para específica, mas nenhum para obstetrícia, uma das especialidades mais carenciadas, disse hoje fonte da unidade.
Portugal registou 39.570 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 14 mortes associadas à covid-19, indicam números divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O CDS-PP exigiu hoje ao Governo soluções para que os eleitores em isolamento possam votar, sugerindo um “sistema extraordinário por correspondência”, reforço da recolha de boletins ao domicílio ou até secções de voto para confinados.
O secretário-geral adjunto do PS salientou hoje “os esforços” do Governo para “compatibilizar” o direito ao voto e a saúde pública e não se mostrou preocupado com aumento da abstenção que o elevado número de eleitores em isolamento pode significar.
A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 subiu para 2.104,7 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu para 1,41, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
O epidemiologista Henrique Barros considerou hoje que falar do fim da pandemia “é bastante exagerado”, alertando que pensar-se que a infeção se pode espalhar facilmente sem ter consequências, pode ser “um erro” e uma decisão que se pagará gravemente.
A Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que Portugal está já numa nova fase que merece uma abordagem diferente à gestão da pandemia ao nível da informação, vacinação e serviços de saúde, defendendo também menos restrições e mais "autorresponsabilização".
O PAN considerou hoje que os autotestes de rastreamento ao coronavírus SARS-CoV-2 devem ser gratuitos, e defendeu que, face à dificuldade em detetar a nova variante, o trabalho dos profissionais de saúde deve ser “repensado”.
O Presidente da República manifestou hoje confiança na capacidade dos portugueses se responsabilizarem e assumirem uma "autogestão da pandemia" de covid-19, matéria em relação à qual disse haver convergência por parte dos especialistas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a avaliar o período de isolamento profilático contra a covid-19, revelou hoje o Presidente da República, no dia em que entrou em vigor a norma com a redução do prazo para sete dias.
O PSD pediu hoje ao Governo e às autoridades de saúde que apresentem um “plano de emergência” para responder aos doentes não covid, que diz serem “a vasta maioria” e não estarem a ter uma resposta adequada.
A perceção de risco de contrair covid-19 aumentou no período das festas de Natal, mas houve uma progressiva redução do uso de máscara em espaços interiores, mesmo em grupo, segundo os peritos que aconselham o Governo na pandemia.
A Autoridade para as Condições do Trabalho, que intensificou a fiscalização do teletrabalho obrigatório em vigor até domingo, considera que o grosso do tecido empresarial “assimilou” as preocupações inerentes às limitações ao trabalho presencial neste período de crescendo pandémico.
A maior parte das pessoas que ainda estão por vacinar contra a covid-19 são crianças e jovens entre os 5 e os 20 anos, avançou hoje o coordenador do plano de vacinação Carlos Penha-Gonçalves.
O Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, hoje publicado, prevê a criação de uma rede de colaboração com a Administração Interna e a Justiça, no âmbito da prevenção dos riscos para os trabalhadores.
O Presidente da República não excluiu hoje um "retoque legislativo" para facilitar a votação nas eleições de 30 de janeiro, afirmando que "é uma questão a ponderar" se isso é possível constitucionalmente e em tempo útil.
A Linha SNS 24 bateu na terça-feira o recorde de chamadas atendidas num só dia, totalizando 103.470, anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O Governo pediu um parecer ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) para saber se o isolamento no quadro da covid-19 impede o exercício do direito de voto ou se poderá ser suspenso para esse efeito.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e o Hospital Distrital de Santarém (HDS) assinaram hoje um protocolo que visa a "criação de sinergias" para facilitar o acesso dos doentes renais crónicos do distrito a consultas e tratamentos de Nefrologia.
Peritos que aconselham o Governo sobre a pandemia de covid-19 propõem que 70% de internamentos em cuidados intensivos e índice de transmissibilidade (Rt) acima de 1 sejam critérios para agravar medidas de contenção e insistem na responsabilização da população.
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu no início da semana 59 novos médicos internos, que se juntam aos 66 já em formação nesta unidade hospitalar, em 10 especialidades diferentes, foi hoje anunciado.