A Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação pediu hoje ao Governo a revogação imediata da portaria que regula a criação de um projeto-piloto nos cuidados continuados integrados, alegando que existe risco de desarticulação das equipas.
                Cerca de 4,3 milhões de pessoas vão precisar de assistência humanitária urgente e proteção este ano em Moçambique, indica o Grupo de Segurança Alimentar das Nações Unidas, que alerta para o défice no financiamento.
                Um total de 847 óbitos fetais e neonatais ocorreram em Portugal continental em 2023 e 2024, representando 0,52% dos nascimentos, com a Grande Lisboa a registar 0,70%, a percentagem mais alta entre as regiões do país.
                Cerca de um terço dos jovens europeus não querem ter filhos, apontando a insegurança económica e as prioridades pessoais como causas, e 70% defendem que o acesso à preservação da fertilidade daria maior liberdade de escolha.
                As autoridades de saúde da cidade chinesa de Foshan, no sudeste do país, alertaram hoje para um surto local de febre chikungunya, associado a um caso importado, com 478 infeções confirmadas até segunda-feira.
                A Unidade Móvel de Saúde de Valença voltou ao terreno após um interregno prolongado iniciado durante a pandemia de covid-19, para “reforçar a rede de cuidados primários”, revelou hoje o município.
                O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) alertou hoje que as urgências do novo Hospital de Sintra estão a funcionar “à custa” das equipas do Amadora-Sintra por não terem sido recrutados clínicos para a unidade inaugurada recentemente.
                As pessoas que pretendem uma primeira consulta hospitalar em Lisboa para a prevenção do VIH têm de esperar mais de um ano, quando deveriam ter acesso em 30 dias, alertou hoje o Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT).
                A Direção-Geral da Saúde e a Direção Regional de Saúde da Madeira estabeleceram hoje um acordo para “estreitar o trabalho conjunto” e “alinhar estratégias” no âmbito da implementação dos planos nacional e regional para o setor.
                O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que não ficou esclarecido com o afastamento do diretor clínico da unidade local de saúde (ULS) Santa Maria e revelou preocupação com a demissão do diretor do serviço de Ortopedia.
                O Centro de Saúde de Almeirim vai ser alvo de uma intervenção de requalificação e ampliação, num investimento global superior a quatro milhões de euros, com o objetivo de reforçar a resposta dos cuidados de saúde primários no concelho.
                O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) lamentou hoje que, quase dois meses depois, a unidade local de saúde (ULS) Santa Maria ainda não tenha esclarecido o caso do dermatologista que terá recebido milhares de euros por trabalho adicional.
                A administração da ULS Santa Maria anunciou hoje que estão a ser tomadas medidas a curto prazo para a retoma gradual da normalidade do serviço de ortopedia, depois de o diretor ter apresentado a sua demissão.
                O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, atual líder da Aliança Global para as Vacinas (Gavi), disse hoje que o declínio da ajuda ao desenvolvimento por parte dos EUA tem “consequências gravíssimas”.
                A administradora hospitalar Diana Breda foi nomeada para o órgão de governação de uma organização internacional dedicada à promoção da prestação de cuidados de saúde integrados em todo o mundo.
                O especialista angolano em saúde pública Jeremias Agostinho apontou hoje a vacinação e o tempo seco como os principais fatores da redução da cólera em Angola, que regista queda de novos casos e de mortes nas últimas semanas.
                Os bombeiros de Monção e de Valença ameaçaram hoje suspender o socorro em emergência pré-hospitalar por dívidas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), assinalando problemas de tesouraria e de “sustentabilidade financeira”.
                O primeiro-ministro prometeu hoje falar dos problemas da saúde no debate do estado da nação, e pediu ao PSD e CDS-PP que se concentrem na discussão sobre resolução dos problemas “do povo português” e não “no politiquês”.
                O Governo moçambicano admitiu hoje não ter “soluções mágicas” para repor os subsídios de estágio de estudantes de medicina, como exigem os estudantes, reconhecendo uma dívida acumulada superior a 100 milhões de meticais (1,3 milhões de euros).
                O Hospital da Luz investiu 11 milhões de euros na nova clínica da Figueira da Foz, que entra hoje em funcionamento com um centro de imagiologia completo e a possibilidade de realizar mais de 100 exames de especialidade, revelou o administrador.
                A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra concluiu o processo de remoção de materiais com amianto em diversos edifícios hospitalares, uma operação de mais de 700 mil euros em prol de “ambientes mais seguros”.
                O Governo moçambicano disse hoje que os três casos confirmados de mpox, todos na província de Niassa, norte do país, têm origem no vizinho Maláui, onde o surto já afetou mais de 50 pessoas.
                O diretor do serviço de Ortopedia do Hospital Santa Maria demitiu-se, confirmou à Lusa a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que classificou a demissão como “mais um grito de alerta” para o esgotamento dos profissionais do SNS.
                O secretário-executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) defendeu hoje "ações urgentes" para garantir que os sistemas de inovação no financiamento sejam utilizados de forma coordenada e em grande escala.