A presidente da Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS) alertou hoje para a importância da prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, especialmente entre os jovens, com foco no uso consistente do preservativo.
O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) identificou um novo surto de mpox na região de Lisboa e casos de hepatite A, apelando à vacinação contra a mpox e à disponibilização gratuita e equitativa da vacina contra a hepatite A.
O serviço de Pediatra da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda foi reclassificado para Nível II A, em vez do Nível I B indicado na proposta da Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria.
O secretário-geral do PCP disse hoje que a verdadeira prioridade do Governo na saúde é “desmantelar serviços e transferi-los para o setor privado” e pediu soluções para o “drama que começa a ser banal” de nascimentos fora das maternidades.
O hospital de Bragança terá, a partir de segunda-feira, uma unidade de diagnóstico precoce, evitando idas às urgências, numa altura do ano com maior pressão neste serviço, revelou, hoje, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
Pouco mais de metade da população portuguesa estava satisfeita com a disponibilidade de cuidados de saúde de qualidade, percentagem inferior à média de 64% dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
uropeus de diferentes países, incluindo Portugal, terão acesso aos mesmos tratamentos contra o cancro através de uma rede europeia, que permitirá aumentar a oferta de cuidados, informou o coordenador da rede.
O regulador da saúde deu uma instrução à Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) para não obstaculizar o acesso dos utentes, na sequência da recusa em atender uma grávida com sinais de aborto espontâneo.
O secretário-geral do PS afirmou esta noite, em Setúbal, que o primeiro-ministro falhou abruptamente na sua primeira prioridade em relação à saúde e desafiou o chefe do Governo a explicar a degradação do Serviço Nacional de Saúde.
A taxa de hipertensão arterial em crianças e adolescentes com menos de 19 anos quase duplicou entre 2000 e 2020, passando de cerca de 3% para mais de 6%, indica um estudo publicado hoje.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que a “crise climática é uma crise sanitária”, e lamentou que a saúde não seja objeto de negociações formais nas conferências sobre o clima da ONU (COP).
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) defendeu hoje o alargamento do subsídio de assistência a filhos para todas as famílias com crianças que enfrentam doenças crónicas complexas e necessidades paliativas.
O primeiro-ministro considerou hoje que um dos principais objetivos do Governo para melhorar a eficiência da gestão dos recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passa por baixar a fatura a pagar pelo Estado aos seus fornecedores.
O número de cirurgias oncológicas realizadas pelo SNS, que evoluía favoravelmente desde o final de 2023, quebrou abruptamente no terceiro trimestre de 2025, sugerindo um fator sazonal ou restrição temporária de capacidade, revela um relatório hoje divulgado.
O candidato presidencial Marques Mendes apelou hoje à ministra da Saúde para se concentrar na resolução do problema dos nascimentos fora das maternidades e explicar ao país o que está a ser feito para alterar a situação.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado de todos os produtos das marcas Carpi Cosméticos e SeiBellaBrasil, por incumprimento legal e uso de substância proibida, foi hoje anunciado.
A ministra da Saúde afirmou hoje que casos como o do dermatologista do Hospital de Santa Maria minam a confiança no Serviço Nacional de Saúde, não podendo ser ignorados, e apelou à ética profissional dos médicos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 16.400 doentes precisam de ser retirados da Faixa de Gaza para tratamento, alertou hoje em Genebra o seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Milhões de pessoas em todo o mundo poderão juntar-se às que já enfrentam fome ou risco dela, alertaram hoje os dois organismos da ONU dedicados à alimentação e à agricultura, num contexto marcado pela limitação de financiamento.
A região africana da Organização Mundial da Saúde (OMS) reduziu em 46% o número de mortos por tuberculose (TB) entre 2015 e 2024 e em 28% a taxa de incidência, anunciou hoje a agência das Nações Unidas.
Cerca de 10,7 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose e 1,2 milhões morreram da doença infecciosa em 2024, uma ligeira redução a nível mundial, após três anos consecutivos de aumento.
A ministra da Saúde anunciou hoje que já recebeu o pedido de reunião da recém-criada Associação dos Médicos Prestadores de Serviço e assegurou que o encontro será agendado “o mais brevemente possível”.
O candidato presidencial Gouveia e Melo considerou hoje que “a desorganização impera” no Serviço nacional de Saúde (SNS) por falta de rumo, que é preciso definir, e escusou-se a abordar “casinhos e casos” neste setor.
A Ordem dos Médicos pretende reunir na próxima semana com médicos “tarefeiros”, para ouvir as suas reivindicações e perspetivas, numa altura em que o Governo prepara alterações ao regime de prestação de serviços no SNS, anunciou hoje o bastonário.