A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje ter registado seis casos de subnutrição aguda entre crianças num campo de refugiados e migrantes da ilha grega de Samos, cuja construção foi financiada pela União Europeia (UE).
Os chefes da guarda prisional acusam a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) de fazer uma “constatação seletiva” ao apontar a elevada incidência de baixas médicas, ignorando 25% dos quadros por preencher.
O atual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Manuel Teixeira Veríssimo, é candidato ao mesmo cargo, cuja votação para o próximo mandato vai decorrer entre 29 de maio e 03 de junho.
A organização humanitária Crescente Vermelho Palestiniano (CVP) pediu hoje uma investigação internacional à morte de 15 paramédicos, na sequência de ataques israelitas realizados a 23 de março contra ambulâncias no sul da Faixa de Gaza.
Os enfermeiros das equipas de cuidados continuados integrados que prestam serviços domiciliários vão poder receber até mais 900 euros, no âmbito de um projeto-piloto em seis unidades locais de saúde, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, disse hoje que os partos assistidos em unidades médicas cresceram de 29% em 1985 para 93% em 2024, contribuindo para a redução do índice de mortalidade maternoinfantil no país.
Dezenas de profissionais da administração pública e utentes estão desde as 11:00 à entrada do Hospital de Vila Franca de Xira para exigir o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a valorização dos trabalhadores.
As consultas de planeamento familiar deviam ser asseguradas por uma equipa multidisciplinar para melhorar o acesso aos utentes e combater a sobrecarga nos cuidados de saúde primários, defendeu hoje a presidente da Associação para o Planeamento da Família (APF).
Cerca de um quarto dos inquiridos num estudo da Deco desconhece que existem prazos legais para ter a primeira consulta hospitalar e realizar exames no SNS e 41% afirmam que seu estado de saúde piorou enquanto aguardavam atendimento médico.
O presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, disse hoje que a Unidade de Saúde de Barrô, em concurso público, vai concluir a modernização das infraestruturas de saúde no concelho.
O secretário-geral da CGTP acusou hoje o Governo de “dizer coisas” para “captar o voto”, após o primeiro-ministro se manifestar empenhado em recompensar os profissionais de saúde numa mensagem publicada no Dia Mundial da Saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que Angola reduziu a mortalidade neonatal de 24 para 16 mortes por 1.000 nados vivos e a mortalidade infantil de 44 para 32 mortes por 1.000 nados vivos.
O Presidente da República Dominicana, Luis Abinader, anunciou novas medidas para reforçar o controlo migratório na fronteira, numa altura em que regista um aumento da violência no vizinho Haiti.
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito à alegada recusa de atendimento do Hospital de Caldas da Rainha a uma grávida com hemorragias após um aborto espontâneo, por não ter sido apurada nenhuma responsabilidade criminal.
A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) defendeu hoje que a lei sobre direitos na gravidez e no parto consolida anos de luta, testemunhos, investigação e ativismo em torno de “uma realidade por demasiado tempo invisibilizada”, a violência obstétrica.
O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) iniciou um programa de cirurgia robótica, com uma prostectomia radical, tornando-se o primeiro centro oncológico do país a integrar um robot cirúrgico nas suas operações, indicou hoje a instituição.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, publicou hoje uma mensagem, no Dia Mundial da Saúde, em que diz que o Governo continua empenhado em recompensar justamente todos os profissionais, reconhecendo que ainda há muito a fazer.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje em todo o país a operação “Saúde em Segurança” com ações de sensibilização, prevenção, fiscalização e patrulhamento de visibilidade junto de instituições de saúde, anunciou aquela força de segurança.
A Ordem dos Médicos criou um observatório para proteger os utentes contra procedimentos que podem colocar em risco a sua saúde, alegando também a necessidade de inverter a degradação dos cuidados prestados em Portugal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, associa-se hoje ao alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as mortes maternas e neonatais e ao pedido de ação urgente a todos os governos nesta matéria.
Rastreios gratuitos, colheitas de sangue e concentrações sindicais em defesa do SNS são algumas das iniciativas que vão decorrer hoje em várias cidades do país para assinalar o Dia Mundial da Saúde.
Três pessoas morreram no domingo na sequência da queda de um helicóptero médico na prefeitura de Nagasaki, sul do Japão, anunciou hoje a guarda costeira nipónica, indicando que outras três pessoas foram transportadas para o hospital.
As mulheres têm atualmente mais probabilidades do que nunca de sobreviver à gravidez e ao parto, mas os cortes na ajuda “sem precedentes” fazem temer um retrocesso significativo, alertaram hoje as Nações Unidas.
Perto de 92% das cerca de 260.000 mortes de mulheres devido à gravidez e ao parto em 2023 ocorreram em países de baixo e médio rendimento, indica um relatório das Nações Unidas divulgado hoje.