Moçambique pretende introduzir em 2026 o tratamento com Lenacapavir para prevenir a infecção por Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH), até 90 mil doses iniciais, injetáveis, indicaram hoje as autoridades sanitárias.
                O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves, vão ser ouvidos pelos deputados na quarta-feira sobre o apoio deste ramo à emergência médica.
                Os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra vão reunir-se com a administração do Centro Hospitalar local às 15:00 de quinta-feira, e não quarta-feira, como tinha sido anunciado, informou hoje a autarquia de Setúbal.
                A inspeção-geral da saúde concluiu as investigações a seis das 12 mortes registadas durante greves dos técnicos de emergência pré-hospitalar no outono de 2024 e em duas delas associou os óbitos ao atraso no socorro.
                O ritmo circadiano está “profundamente afetado” nas pessoas que sofrem da doença de Machado-Joseph, que é rara, mas tem uma prevalência particularmente elevada nos Açores, revelou um estudo de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) hoje divulgado.
                O diretor do hospital rural de Mocuba, na Zambézia, centro de Moçambique, alertou hoje para um “grande impacto” na vida dos pacientes após o desaparecimento, em circunstâncias não esclarecidas, de uma máquina de hemograma.
                A inspeção-geral da saúde concluiu que um utente que morreu de enfarte, em outubro, em Bragança, após o INEM demorar 1:20 a chegar, poderia ter sobrevivido se o socorro fosse imediato, mas não culpa os trabalhadores.
                O Ministério da Saúde autorizou a contratação este ano de até 350 médicos para situações excecionais e urgentes, pelas entidades públicas empresariais do SNS, como os Institutos de Oncologia e hospitais com gestão autónoma, segundo um despacho hoje publicado.
                Mais de 160 mulheres de origem sul-americana, vítimas de uma organização criminosa que alegadamente as explorava sexualmente em imóveis convertidos em bordéis disfarçados de casas de massagens, foram hoje libertadas pelas autoridades espanholas.
                A Organização Mundial de Saúde (OMS) denunciou hoje um ataque a um edifício que albergava funcionários da agência na cidade de Deir al-Balah, em Gaza, bem como a destruição do seu principal armazém naquela zona.
                A China aprovou o primeiro regulamento nacional para refeições escolares, visando reforçar a segurança alimentar, após a intoxicação por chumbo de mais de 200 crianças numa creche no oeste do país, anunciaram as autoridades.
                O primeiro-ministro de Cabo Verde inaugura hoje a maternidade e serviço de pediatria do Hospital Baptista de Sousa, na ilha de São Vicente, um investimento de 11 milhões de euros financiado integralmente pela Cooperação Chinesa, informou o Governo.
                Vários formandos excluídos do curso para técnicos de emergência pré-hospitalar queixam-se de terem assinado contrato com o INEM sem saberem que alguns módulos da formação eram eliminatórios e vão contestar os resultados.
                A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) lamentou hoje o “silêncio absoluto” das ordens dos médicos e dos enfermeiros sobre o socorro pré-hospitalar, apontando o exemplo das ambulâncias para transporte de grávidas na margem sul.
                A semana de quatro dias de trabalho, sem redução salarial, melhora a saúde física e mental dos trabalhadores e a saúde económica das empresas, segundo um estudo da revista científica Nature Human Behaviour hoje divulgado.
                Os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra reúnem-se na quarta-feira com a administração do Centro Hospitalar de Setúbal, para debaterem o constante encerramento das urgências de obstetrícia, anunciou hoje a autarquia sadina.
                A República Checa vai ser o primeiro país europeu a permitir, a partir de janeiro de 2026, o uso terapêutico da psilocibina, um alucinogénio extraído de cogumelos que demonstrou bons resultados no tratamento da depressão e ansiedade.
                Mais de 3,7 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar no nordeste da Nigéria, abalado por conflitos que limitaram o acesso a terrenos agrícolas e a produção de alimentos, anunciou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha.
                O líder do PS/Açores pediu hoje uma resposta “integrada e urgente” ao problema da toxicodependência e exclusão social, e disse que é preciso legislar mais rápido, para incluir as novas substâncias psicoativas nas listas de substâncias proibidas.
                A líder da IL, Mariana Leitão, criticou hoje o primeiro-ministro por associar responsabilidade à “direita do caos e do ódio”, e manifestou preocupação com o funcionamento das urgências hospitalares em agosto.
                Pelo menos 60 em cada mil crianças menores de cinco anos morrem por ano devido a várias doenças em Moçambique, com as estatísticas mundiais a apontarem quase cinco milhões de mortos, avançou hoje o Instituto Nacional de Saúde (INS).
                A Unicef disse hoje que eventos climáticos e conflitos impedem ações para travar a mortalidade infantil no mundo devido a doenças, pedindo, por isso, “vontade política” para acabar com as mortes de crianças.
                A Assembleia Municipal de Odemira e o deputado do Chega eleito por Beja questionaram o governo sobre o encerramento das 16 vagas da Unidade de Longa Duração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados deste concelho do litoral alentejano.
                A maioria das gestações com anomalias congénitas (70%), entre 2011 e 2019, resultou no nascimento de uma criança viva, mas em 27,5% dos casos a gravidez foi interrompida devido a uma malformação grave, revela um relatório do INSA.