O Governo açoriano recebeu hoje do município das Lajes do Pico, na ilha de São Miguel, nos Açores, o terreno do antigo matadouro, para que ali seja construído o novo Centro de Saúde.
A Câmara de Lisboa aprovou hoje um projeto-piloto de apoio a alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) nas freguesias de Alvalade e dos Olivais, que será implementado de outubro a dezembro, beneficiando 35 crianças.
Portugal tem uma carência de 40% de Técnicos de Saúde Ambiental nas unidades de saúde, problema que tende a agravar-se e a afetar a saúde pública se não forem tomadas medidas, denunciou hoje o sindicato do setor.
A saúde e o crescente número de brasileiros a residir em Portugal marcaram hoje a reunião de mais de uma dezena de deputados federais com o embaixador português no Brasil, disseram à Lusa os responsáveis.
A Associação das Termas de Portugal alertou hoje para a necessidade de se sensibilizar os médicos para a prescrição de tratamentos termais, no âmbito da inclusão destas terapêuticas no regime geral de comparticipações, a partir de janeiro de 2024.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje que foi identificada em Lisboa uma espécie de mosquitos que pode ser transmissora de dengue e zika, mas sem que tenham sido identificados os agentes que provocam as doenças.
O ex-secretário de Estado da Saúde Lacerda Sales salientou hoje que estão atualmente em formação 2.300 médicos de família e estimou que a partir de 2026 se registará uma inflexão ao nível da cobertura nacional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu hoje preocupação com a evolução da covid-19, à medida que se aproxima o inverno no hemisfério norte, numa altura em que tem aumentado o número de casos graves e hospitalizações.
A Assembleia Municipal de Chaves aprovou hoje uma moção em defesa da criação da Unidade Local de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, alertando para uma “excessiva centralização assistencial” na prevista ULS, sediada em Vila Real.
A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) esclareceu hoje que o investimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em medicamentos “tem vindo a perder peso relativo ao longo dos últimos anos”.
A Iniciativa Liberal considerou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está em colapso e criticou os preconceitos ideológicos da esquerda, com o PS a contrapor que está em curso uma reorganização do setor.
As urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, vão voltar a funcionar durante o dia à sexta-feira, a partir de outubro, anunciou hoje o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo.
O vale cirurgia, que permite ao utente escolher o hospital onde ser operado caso o SNS não responda em tempo útil, passará a ser enviado por ‘e-mail’ para os doentes que dele dispõem, anunciou hoje Direção Executiva do SNS.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu hoje aos governos dos países da América Central uma "estratégia regional abrangente" para atender às necessidades humanitárias imediatas do número sem precedentes de migrantes que transitam pela região.
O concelho de Odemira recebe, a partir de sexta-feira, um rastreio ao cancro da mama, promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e pelo ACES do Litoral Alentejano, com o apoio da câmara municipal.
A Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda está a promover sessões formativas com vista à capacitação dos profissionais das estruturas residenciais para idosos (ERPI).
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde anunciou hoje que o plano de funcionamento das urgências de ginecologia e obstetrícia e blocos de parto vai manter-se durante o período de inverno.
Cerca de 1.600 doentes encontravam-se internados inapropriadamente a 31 de agosto deste ano a aguardar resposta social e vagas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, avançou hoje o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As autoridades arménias comunicaram hoje a chegada de 42.500 refugiados do Nagorno-Karabakh, um terço da população da região separatista onde o Azerbaijão levou a cabo uma ofensiva militar na semana passada.
A administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda reconhece que a recusa dos médicos em fazer mais horas extraordinárias compromete o funcionamento das urgências, criando falhas nas escalas das noites e fins de semana.
A lei do tabaco, que é discutida na quinta-feira no parlamento, equipara o tabaco tradicional ao aquecido, aperta o cerco à venda em máquinas automáticas e interdita o fumo ao ar livre junto de escolas, faculdades ou hospitais.
A Ordem dos Médicos (OM) apelou hoje para que o Governo encontre soluções que evitem “a situação de rutura grave e iminente” em vários hospitais do país, com o encerramento da atividade em diversos serviços de urgência.
A adesão à greve dos médicos de Lisboa e Vale do Tejo, que teve início às 00:00 de hoje, estava às 08:30 a ser “muito forte”, estando apenas a serem cumpridos os serviços mínimos, segundo fonte sindical.
A segunda greve de dois dias dos médicos de Lisboa e Vale do Tejo iniciou-se às 00:00 de hoje, englobando hospitais e centros de saúde que não foram abrangidos pela paralisação que decorreu a 13 e 14 de setembro.