A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, terá um orçamento de 2,5 milhões de euros em 2024, segundo a proposta do Orçamento do Estado hoje apresentada.
O Governo quer criar um plano integrado para facilitar o acesso à saúde dos utentes sem médico de família, que ascendem a mais de 1,6 milhões de pessoas, indica a proposta de Orçamento do Estado para 2024.
A despesa com pessoal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai aumentar cerca de 377 milhões de euros no próximo ano, totalizando 6.377,9 milhões de euros (+6,3%), segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), hoje apresentada.
A Saúde vai ter um reforço de 1.206 milhões de euros em 2024, com a despesa total a ultrapassar a barreira dos 15 mil milhões de euros, indica a proposta de Orçamento do Estado hoje entregue no parlamento.
A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos manifestou hoje “profunda preocupação” com o momento “particularmente difícil” vivido no SNS e defendeu uma ação urgente do Governo, avisando que, se nada for feito, a situação tornar-se-á insustentável em novembro.
O bastonário dos Farmacêuticos pediu a intervenção do Infarmed para garantir o cumprimento de boas práticas na preparação de medicamentos no IPO de Lisboa, depois de ter recebido pedidos de escusa de todos os farmacêuticos da instituição.
A Ordem dos Enfermeiros avisou hoje o Presidente da República que a segurança dos doentes está em causa com a escusa dos médicos às horas extraordinárias e alertou que se os enfermeiros fizessem o mesmo “o SNS não resistiria”.
O Cineteatro Anadia vai acolher, no próximo sábado, um seminário subordinado ao tema “Saúde Mental dos Adolescentes”.
O ministro da Saúde recusou hoje divulgar qual a nova proposta que vai apresentar aos sindicatos médicos na reunião agendada para quinta-feira, sublinhando que para haver acordo são precisas duas partes e que procurará fazer a sua.
As Jornadas de Saúde e Ação Social, promovidas pela Câmara de Alcácer do Sal (Setúbal), regressam este mês para oferecer aos técnicos especializados, comunidade educativa e população em geral um espaço de reflexão, aprendizagem e capacitação.
A Associação Portuguesa de Dislexia (Dislex) alertou hoje para a “incapacidade” de os professores acompanharem e identificarem alunos disléxicos e defendeu formação nesta área, especialmente para os docentes do 1.º Ciclo.
As aulas no arquipélago espanhol das Canárias estarão suspensas de quarta a sexta-feira por causa do calor, com as temperaturas máximas previstas nas ilhas a superarem os 34 graus centígrados, anunciou hoje o governo regional.
O coordenador-geral da organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), Matthias Cannes, descreveu hoje a situação em Israel e Faixa de Gaza como horrível, referindo existirem “números massivos de mortos” e muitos palestinianos deslocados e com medo.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou hoje que já entregou na Presidência da República um pedido para apreciação preventiva da constitucionalidade do decreto-lei que aprova o regime de dedicação plena dos clínicos.
A Câmara do Porto quer classificar como monumento de interesse municipal o edifício do antigo Hospital de Crianças Maria Pia, imóvel neoclássico que está desocupado desde 2012 quando as valências foram transferidas para o Centro Materno Infantil do Norte.
Ricardo Mexia, médico de saúde pública e epidemiologista e Fausto Pinto, cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foram os convidados do último "Check-Up". Entre os temas debatidos com Vera Arreigoso, esteve o protesto dos médicos ao trabalho extraordinário.
O presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra, Graciano Paulo, foi eleito presidente da European Alliance for Medical Radiation Protection Research (EURAMED), tornando-se o primeiro português e profissional das tecnologias da saúde a liderar a estrutura.
O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais (CMRRC-RP), na vila da Tocha, no concelho de Cantanhede, vai acolher a 6.ª edição do Innovation-Days nos dias 30 de outubro e 03 de novembro.
O decreto-lei que altera o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições estrangeiras e estabelece o regime excecional e temporário do reconhecimento de graus estrangeiros em medicina foi hoje publicado.
A Manifestamente, iniciativa cidadã pela saúde mental, lança hoje uma série de cinco histórias de animação infantis que falam de emoções e competências básicas para cuidar da saúde mental, mas também sobre ‘bullying’ ou dificuldades de aprendizagem.
Portugal voltou a cair no ranking dos países europeus sobre direitos das pessoas LGBTI, estando agora em 11.º lugar entre 49 estados, depois de já ter estado na quarta posição.
O Observatório da Discriminação contra Pessoas LGBTI+, da associação ILGA Portugal, recebeu 469 denúncias entre 2020 e 2022, mais de metade relativas a incidentes de ódio, mas em que menos de um quarto resultou em queixa oficial.
A Federação Académica do Porto (FAP) exortou hoje o governo a abrir uma rubrica específica no Orçamento de Estado para 2024 (OE 2024), que permita reforçar a contratação de psicólogos pelas Instituições de ensino superior.
Três em cada quatro estudantes universitários do Porto sentiu um declínio significativo no bem-estar psicológico no início deste ano letivo e mais de metade não tem apoio psicológico, conclui um inquérito da Federação Académica do Porto (FAP).