As Misericórdias Portuguesas estão em negociações para alargar a mais localidades o projeto “Bata Branca”, para prestação de cuidados de saúde à população sem médico de família na área de Lisboa e Vale do Tejo, disse fonte da instituição.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disse hoje que vai apresentar contraditório à decisão provisória da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de recusar a criação do curso de Medicina em Vila Real.
A presidente do Conselho de Administração do Hospital Santa Maria justificou a exoneração do ex-diretor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia com maus indicadores assistenciais e entraves colocados às obras para a nova maternidade.
As províncias de Nampula e Niassa, norte de Moçambique, serão as próximas regiões a receber a campanha de tratamento de fístula obstétrica e reconstrução pélvica, problema que continua a afetar sobretudo mulheres que realizam partos em casa.
A oposição coincide ao responsabilizar o Governo pelo “empobrecimento” do país, mas enquanto PSD, Chega e IL atacam o peso da carga fiscal, PCP e BE acusam o “poder absoluto” PS de seguir políticas de direita.
O primeiro-ministro abre na quinta-feira o debate parlamentar sobre o estado da nação, num discurso que se espera centrado no crescimento económico, nas respostas à inflação e desafios do país, numa conjuntura que considera de normalidade institucional.
O distrito da Guarda apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e os outros 17 distritos estão com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação defendeu hoje uma alteração da lei que permita a recolha de órgãos a pessoas que estão em fim de vida, nos cuidados intensivos, a quem não chega a ser declarada morte cerebral.
Cerca de 1.800 pessoas aguardam em Portugal por um transplante renal, que tem um tempo de espera médio a rondar os cinco anos, segundo a presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT).
O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, identifica uma "degradação da qualidade da governação" e responsabiliza o primeiro-ministro, na análise ao estado da nação, acusando o Governo de fazer “uma guerra” aos salários.
O presidente da Aliança Global das Vacinas (GAVI) e ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirma ter assistido durante a pandemia de covid-19 ao "nacionalismo das vacinas" e que o mesmo risco existe na distribuição da proteção da malária.
O Chega destaca as dificuldades dos portugueses, que “não têm dinheiro para pagar as rendas” ou comprar alimentos, e aponta o “caos nos serviços públicos", defendendo que “o melhor que poderia acontecer a Portugal era mudar de Governo”.
O líder do Grupo Parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, considera que o Governo tem provocado o “empobrecimento de milhões de portugueses”, que pagam “cada vez mais impostos”, mas têm “piores serviços públicos”.
A remodelação do Centro de Saúde das Caldas da Rainha, num investimento de cerca de três milhões de euros, deverá ter início até ao final do ano, estimou hoje o presidente da autarquia, Vítor Marques.
A Organização Mundial da Saúde entregou hoje ao Governo são-tomense a nova estratégia, avaliada em 9 milhões de euros, para melhorar a qualidade e acesso aos serviços da saúde e reforçar as capacidades dos recursos humanos no arquipélago até 2027.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) registou um aumento da sua atividade assistencial no primeiro semestre de 2023, em comparação com os primeiros seis meses de 2022, foi hoje divulgado em comunicado.
A ministra da Saúde de Angola considerou hoje que a maneira como Angola lidou com a pandemia de covid-19 é motivo de orgulho e salientou que as "medidas assertivas" evitaram muitas mortes nesse período.
Cerca de 64% dos municípios assinaram protocolos para exercerem competências na área da Saúde, segundo o secretário de Estado da Administração Local, que espera que, até ao final do ano, esta percentagem suba acima dos 75%.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou hoje para os potenciais riscos e impactos da Inteligência Artificial (IA) na paz e segurança mundiais, apelando a salvaguardas urgentes contra uma tecnologia "sem precedentes".
O projeto “OficINa - Arte Bruta Inclusiva”, do Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS), inaugura, no próximo dia 27, na entrada principal do edifício, a exposição “Obras de Todos”.
A Comissão Promotora do Manifesto "Cumprir e Fazer Cumprir a Constituição" dinamiza, no dia 28, às 18:30, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, um debate sobre a Constituição da República Portuguesa e o Serviço Nacional de Saúde.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai lecionar o primeiro mestrado em Portugal em Biotecnologia Medicinal e Farmacêutica, passando a formar especialistas cada vez mais procurados pela indústria farmacêutica e grupos de saúde.
Todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão em perigo elevado de incêndio, apesar da pequena descida da temperatura máxima. Previsões apontam para poeiras em suspensão no sul.
A vacinação infantil pelos serviços globais abrangeu mais 4 milhões de crianças em 2022 do que no ano anterior, uma recuperação pós-covid que está a ser mais lenta em países de baixo rendimento, indicam dados oficiais hoje anunciados.