A Ordem dos Médicos (OM) denunciou hoje que hospitais públicos estão a desviar os seus médicos internos para outras unidades hospitalares para resolver as falhas nas escalas das urgências e apelou ao Governo para repor a legalidade.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, saudou hoje, em Maputo, o programa governamental “Um distrito, um hospital”, reconhecendo que são necessários investimentos na saúde no pós-pandemia.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) saudou hoje a aprovação de um decreto-lei que permite a dispensa de medicamentos hospitalares nas farmácias comunitárias, considerando que pode gerar ganhos no controlo de doenças e na poupança dos utentes.
O adoçante aspartame pode ser cancerígeno para os humanos, mas os dados científicos conhecidos não obrigam a alterar os valores diários de consumo aceitáveis, indica uma avaliação hoje divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou hoje os esforços de Moçambique para travar uma epidemia de cólera que assolou países da região desde setembro passado, assinalando o “compromisso do chefe de Estado moçambicano com o setor”.
O diretor clínico do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) disse hoje que “está por dias” a criação de uma equipa comunitária de saúde mental de psiquiatria da infância e adolescente, sediada na unidade hospitalar de Tondela.
O ministro da Saúde mostrou-se hoje confiante de que o Serviço Nacional de Saúde irá “atrair mais de 80% dos especialistas hospitalares” recém-formados, referindo que os administradores têm autonomia para a contratação.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje em Leiria que está “concentrado” nas negociações com os sindicatos dos médicos para evitar as greves durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O ministro da Saúde defendeu hoje, em Leiria, a criação de unidades de saúde familiares modelo B (USF-B) como forma de fixar médicos nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão passar a poder ter acesso aos medicamentos prescritos pelo seu hospital em farmácias mais próximas das suas residências, segundo um decreto-lei hoje aprovado pelo Governo.
O Governo aprovou hoje o decreto-lei que cria o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), organismo que vai suceder ao atual Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
O presidente do Chega considerou hoje que a saúde em Portugal “está a degradar-se” e desafiou o ministro da Saúde a “tranquilizar os portugueses” e a garantir que as unidades do SNS vão funcionar no verão.
O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde manifestou hoje a necessidade de ter uma "legislação específica" da biossegurança, da proteção e de financiamentos para formações contínuas a profissionais de saúde no país.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou hoje que material foi furtado da sua base logística situada na Quinta do Lumiar, em Lisboa, e que o “incidente está sob investigação”.
A China e os países do sudeste asiático concordaram hoje concertar nos próximos três anos um pacto de não-agressão, com o objetivo de impedir que as frequentes disputas territoriais no Mar do Sul da China resultem num conflito armado.
A presidente do Comité para o Abandono de Práticas Nefastas à Saúde da Mulher e Criança na Guiné-Bissau, Marliatu Djaló Conde, recomendou hoje que deve haver prudência perante um aparente abrandamento da mutilação genital feminina no país.
A agência federal norte-americana para a saúde (FDA, na sigla em inglês) informou hoje que aprovou a primeira pílula anticoncepcional que pode ser comprada sem receita médica no país.
O ministro das Finanças, Fernando Medina, garantiu hoje que a tutela tem dado aval aos planos de orçamento dos hospitais “em condições de serem aprovados” e que já foram entregues, sublinhando o investimento “muitíssimo significativo” na Saúde.
Neurocientistas da Fundação Champalimaud descobriram um “relógio interno” do cérebro, que abre caminho a uma maior perceção do tempo e que pode fazer “avançar o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos” para doenças como a Parkinson e Huntington.
As Nações Unidas disseram hoje que ainda é "possível" fazer com que a sida deixe de ser uma ameaça à saúde pública até 2030, mas uma crescente lacuna de financiamento está a impedir o progresso acelerado deste caminho.
A bancada do PSD no parlamento açoriano considerou hoje uma vergonha e um ataque à autonomia o chumbo, na Assembleia da República (AR), de uma proposta da região sobre os acompanhantes das grávidas das ilhas sem hospital.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, reiterou hoje que espera que todos os madeirenses tenham médico de família atribuído no próximo ano.
O Hospital Santa Maria, em Lisboa, garante que os preparativos para as obras da nova maternidade arrancam em agosto, os trabalhos estarão no terreno em setembro e estarão concluídos até final de março de 2024.
A deputada do PS/Açores Célia Pereira considerou hoje que a região está a "ficar para trás no combate às dependências” e pediu ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) medidas para “dar respostas mais eficazes” ao flagelo.