O coordenador geral da Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Gaza, Matthias Kannes, alertou esta segunda-feira que a situação naquela região "é horrível” porque “há um grande número de vítimas israelitas e palestinianas”.
Pessoas com depressão apresentam até 36% maior risco de doença cardíaca coronária, enquanto a depressão, o stresse e a insatisfação podem aumentar em 39% o risco de AVC, revela um estudo da Ordem dos Psicólogos (OPP) divulgado hoje.
O ministro da Saúde disse hoje que o funcionamento rotativo dos serviços de urgência hospitalar já é há muito implementado em algumas zonas do país e admitiu que poderá ser uma resposta para assegurar os cuidados.
Os três eleitos pelo Movimento pela Guarda na Câmara da Guarda manifestaram-se hoje muito preocupados com a situação no hospital e pediram tréguas para evitar o fecho da Urgência.
A diretora do serviço de Urgência do hospital da Guarda, Adelaide Campos, disse hoje que a situação naquele serviço “é muito grave” e pode ser “catastrófica” a manter-se a indisponibilidade dos médicos em realizar mais horas extraordinárias.
O movimento Médicos em Luta afirmou hoje que os constrangimentos nas urgências estão a levar menos doentes a estes serviços, mas advertiu que a situação pode piorar no período das infeções respiratórias e com o fecho de serviços.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje, nas Caldas da Rainha, a criação de um novo Serviço Nacional de Saúde (SNS) para acompanhar a evolução e a modernização da sociedade, apostando numa reforma de fundo.
O número de incêndios é este ano o segundo mais baixo da última década e a área ardia é a terceira mais reduzida desde 2013, indicou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O Chega anunciou hoje que vai apresentar uma queixa contra o Governo junto do Tribunal Constitucional e da Provedoria de Justiça “por violação do direito dos cidadãos à saúde”, e que pretende ouvir no parlamento o diretor executivo do SNS.
O Ministério da Saúde vai convocar hoje os sindicatos representativos dos médicos para uma reunião na quinta-feira à tarde, confirmou à agência Lusa uma fonte do ministério, .
Os 16 municípios do Algarve assinaram hoje um protocolo com a Direção-Geral da Saúde (DGS) para implementar um conjunto de boas práticas mais amigas dos idosos, que serão posteriormente estendidas a todo o país.
O projeto Lo(u)cotório, que se apresenta na terça-feira, vai apostar numa abordagem multidimensional (saúde, comunicação, educação e arte) em prol de uma comunidade que cuida e valoriza a saúde mental, foi hoje anunciado.
A Fundação Bill e Melinda Gates anunciou hoje um investimento de 40 milhões de dólares (38 milhões de euros) para ajudar fabricantes africanos a produzir novas vacinas de RNA mensageiro no continente, prejudicado no acesso a vacinas da covid-19.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as Nações Unidas pediram hoje reformas dos serviços de saúde mental para pôr fim às violações dos direitos humanos e aumentar o acesso a cuidados de qualidade.
O deputado socialista João Azevedo criticou hoje o PSD de Viseu por “tentar induzir” o medo e a insegurança no que respeita à prestação de cuidados de saúde no hospital de Viseu.
O Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre (CAEP) vai servir de palco para acolher o 1.º Encontro de Saúde Mental do Norte Alentejano, que irá decorrer na terça-feira, foi hoje divulgado.
O Movimento em Defesa do Hospital de São Paulo, em Serpa, distrito de Beja, manifestou hoje preocupação com o encerramento do serviço de urgência daquela unidade, gerida pela Misericórdia local, temendo o seu fecho definitivo.
O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de seguir um caminho de desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde e de encerramentos de unidades hospitalares.
A Federação Nacional dos Médicos advertiu hoje que ainda aguarda um pedido de reunião da tutela para trabalhar com “seriedade e urgência” o problema no SNS, acusando o Governo de estar a tentar “humilhar e ofender” os profissionais.
Operação que vai decorrer até dia 20 de outubro irá promover ações de sensibilização sobre o bullying e cyberbullying, temas que têm "assumido novos contornos", alerta a PSP.
Temperaturas máximas vão oscilar entre os 28 graus (em Aveiro e na Guarda) e os 37 (em Santarém). Calor de verão no outono coloca 25 concelhos em risco máximo de incêndio e 80 em perigo muito elevado.
Aviso amarelo irá manter-se até às 23h00 de terça-feira em oito distritos do continente. Na Madeira, o aviso laranja ficará em vigor até às 21h00 de terça-feira, descendo para amarelo na quarta-feira.
O PSD propôs hoje a criação de uma linha de apoio psicológico para os cuidadores informais, exortando o Governo a publicar “de imediato” a portaria em atraso sobre o descanso do cuidador informal.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vai prolongar a paralisação à prestação de trabalho suplementar até às 24:00 do próximo dia 24 de novembro, devido à “incompreensível e desrespeitosa proposta” apresentada pelo Governo, foi hoje anunciado.