A Organização Mundial de Saúde (OMS), a UNICEF e as Nações Unidas defenderam hoje que a saúde das grávidas e crianças deve fazer parte da agenda climática, alertando que são grupos particularmente vulneráveis às alterações climáticas.
O secretário-geral do PCP pediu hoje que não se perca tempo com ‘faits divers’ que não têm “consequência nenhuma na vida das pessoas” e servem “de alívio” ao Governo e desvalorizou a questão relativa às Unidades Locais de Saúde.
O Hospital de Braga assegurou, nos primeiros 10 meses de 2023, um atendimento dentro dos tempos previstos a 73 por cento dos utentes que recorreram à Urgência, anunciou hoje a administração.
O departamento de Saúde da Xunta da Galicia revelou hoje estar a colaborar com Portugal na investigação dos surtos de ‘legionella’ naquela região espanhola e no concelho de Caminha, visando apurar se os 17 casos identificados estão relacionados.
O Programa Municipal de Saúde Escolar da Maia, apresentado hoje, tem como prioridade para o próximo ano letivo “aprofundar a área do cuidado mental e emocional” de crianças e jovens, tendo envolvido desde 2005 mais de 100 mil alunos.
Os sindicatos dos médicos consideraram hoje urgente a reunião negocial com o Ministério da Saúde (MS) na próxima quinta-feira, esperando “vontade política” do governo para obter um acordo, após 19 meses de negociações.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou hoje que a maioria das corporações de bombeiros está sem receber das administrações regionais de saúde (ARS) desde agosto, estando em causa os transportes de doentes para hemodiálise e para fisioterapia.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) entregou hoje ao Ministério da Saúde uma moção, aprovada por unanimidade numa concentração em frente ao Ministério, para exigir a resolução de problemas que afetam a classe.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) manifestou-se hoje contra a vacinação nas farmácias contra o tétano e a difteria, acusando a nova Direção Executiva de “desmantelar o SNS” e canalizar para privados verbas que deviam ser investimento público.
A Cooperação japonesa entregou ao Ministério da Saúde moçambicano 22 viaturas equipadas com sistema de frio para apoiar o plano de vacinação, num investimento de 2,8 milhões de dólares (2,6 milhões de euros), foi hoje anunciado.
Dois dos 33 bebés prematuros que deviam ser retirados do hospital de al-Shifa, em Gaza, morreram na noite anterior à operação de transferência, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Norte de Portugal e a Galiza, Espanha, vão ser “laboratórios vivos” para estudar e validar soluções digitais de saúde no âmbito do projeto transfronteiriço Innov4Life, com um financiamento global de 1,5 milhões de euros, revelou hoje um responsável.
O PSD apelou hoje à suspensão da entrada em vigor das futuras Unidades Locais de Saúde (ULS), prevista para 01 de janeiro, ou, pelo menos, que a nomeação dos seus dirigentes seja feita em regime de substituição.
Cerca de meia centena de enfermeiros estão concentrados em frente ao Ministério da Saúde para exigir a paridade da sua carreira com a carreira técnica superior da administração pública, acusando o Governo de falta de vontade política.
A Unicef alertou hoje para a tragédia sanitária ou “tempestade perfeita” que se está a formar na Faixa de Gaza devido à falta de combustível e de água.
Quinhentas e oitenta pessoas com alta hospitalar permanecem internadas e a aguardar vaga nas respostas sociais e nos cuidados continuados, segundo o coordenador do Plano Nacional do Envelhecimento Ativo, que defende uma maior aposta no apoio domiciliário.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) criou um Observatório Permanente de Prevenção e Combate ao Abandono para identificar situações de maior fragilidade ao nível pessoal, social e também de saúde mental.
Quase todos os funcionários judiciais estão insatisfeitos com o seu salário e 80% apresentam níveis elevados de esgotamento, consequência, sobretudo, da organização e gestão do trabalho, revela um estudo da Universidade Nova de Lisboa, hoje apresentado.
A greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) que hoje terminou teve uma adesão que rondou os 80% em todo o país, com maior impacto nos blocos operatórios e nas consultas, segundo fonte sindical.
Um estudo divulgado hoje pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) indica que cerca de 70 mil pessoas podem ter morrido em toda a Europa, em 2022, na sequência das temperaturas de calor extremo.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) está a negociar com o Governo para que cerca de 30 mil utentes acedam a médicos de família naquela instituição, adiantou hoje à Lusa a provedora.
Cerca de uma centena de doentes foram hoje retirados do hospital indonésio de Gaza, bombardeado esta manhã por Israel, operação feita em conjunto com o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), anunciou o Ministério da Saúde do Hamas.
A Câmara de Santa Maria da Feira aprovou hoje um orçamento de 187 milhões de euros para 2024 e classifica-o como “o maior de sempre” na história da autarquia, representando mais 90 milhões do que no ano passado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que a situação hospitalar em Gaza é “catastrófica”, com a maioria dos hospitais fora de funcionamento.