O diretor clínico de Santa Maria reconheceu hoje que este hospital tem 50 doentes “muito complexos” que não consegue internar por falta de camas e outros 50, já com alta, para os quais não encontrou ainda resposta social.
Uma enfermeira do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) está a desenvolver um projeto de investigação sobre a relevância dos níveis maternos de vitamina D e a sua associação à prematuridade, divulgou a unidade hospitalar.
A Ordem dos Médicos lamentou hoje que o Governo tenha conduzido este ano de forma “unilateral e irresponsável” o acesso à especialidade médica, alertando que pode pôr em causa a qualidade da formação e da prestação de cuidados.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão testar se as bebidas funcionais, que utilizam a tecnologia de fermentação alcoólica, através de leveduras, para reduzir o teor de açúcar, conseguem prevenir doenças cardiovasculares, foi hoje revelado.
O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) inicia hoje às 08:00 uma greve de 24 horas por causa da “ausência de resposta e indisponibilidade do ministro da Saúde em iniciar um processo negocial” com os profissionais.
A reorganização das urgências tem criado confusão junto de quem opera ambulâncias e utentes traduzindo-se no recurso a hospitais fora da área de residência por “engano” ou “medo”, relataram hoje à Lusa fontes de hospitais do Grande Porto.
A França evacuará “crianças feridas ou doentes” de Gaza para as tratar nos seus hospitais e pretende enviar um navio militar para prestar apoio hospitalar, anunciou hoje a presidência francesa em comunicado.
Mais de 30 bebés prematuros foram retirados do maior hospital da Faixa de Gaza para serem transferidos para o Egito, anunciou hoje o diretor-geral dos hospitais do território palestiniano, enquanto prosseguem os ataques israelitas.
O secretário-geral do PCP pediu hoje que se perca menos tempo “em tricas” institucionais e mais na resposta aos problemas da população, considerando “uma falácia” a ideia de que um Governo em gestão não pode agir.
O hospital de Évora está com constrangimentos no funcionamento do Serviço de Urgência Polivalente desde as 10:00 de hoje e até às 12:00 de segunda-feira, revelou aquela unidade hospitalar.
Os 32 bebés prematuros que estavam no hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza, foram hoje retirados do local e serão transferidos para o Egito, informou o Ministério da Saúde do território palestiniano gerido pelo Hamas.
Uma equipa das Nações Unidas disse hoje que 291 pacientes, incluindo 32 bebés em estado crítico, ficaram no hospital al-Shifa, o maior de Gaza, depois de as tropas israelitas terem mandado evacuar o local.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ter efetuado uma missão no hospital Al Shifa, alvo de ataques do Exército israelita, e está a promover um plano de retirada do estabelecimento que qualificou de “zona de morte”.
O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) criticou hoje o “silêncio do Governo” sobre as reivindicações destes profissionais, lamentando a indisponibilidade do ministro da Saúde para se reunir em 14 meses de mandato.
A coordenadora do BE disse hoje que o Governo, que há 18 meses “finge negociar com os sindicatos médicos”, tem a obrigação de resolver a crise do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a crise “social” que “realmente importa”.
A Urgência Central do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), em Lisboa, atendeu, na sexta-feira, 470 casos, o número mais elevado desde o início de outubro, estando a passar por um período “extraordinariamente duro”, disse o diretor.
A maioria do pessoal médico e dos pacientes que se encontravam no hospital al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza, abandonou o local depois de um ultimato militar de Israel, cujo Exército nega ter dado.
O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) prepara a criação de um Fórum Nacional para o Jogo, a implementar no próximo ano, para refletir sobre esta adição e formas de jogo problemático.
A Direção Executiva do SNS publicou um novo plano de reorganização das urgências que abrange mais de 35 pontos de várias especialidades no país, que vão funcionar com limitações entre 19 e 25 de novembro.
O cardeal Américo Aguiar fez hoje um retrato negro do país na habitação, educação e saúde, na vigília em defesa do Serviço Nacional de Saúde, junto ao Hospital de São Bernardo, promovida pelos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
A Ordem dos Médicos alertou hoje para a importância de se reforçar a deteção precoce de eventuais casos suspeitos de ‘legionella’, porque as atuais condições climatéricas potenciam o aparecimento de casos esporádicos e surtos.
O concelho da Ribeira Grande vai ter um novo centro de saúde, num investimento de mais de 20 milhões de euros, que permitirá aumentar a capacidade de resposta em várias valências, revelou hoje o presidente do Governo dos Açores.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai reabrir segunda-feira, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, a urgência de pediatria, situação que vai manter-se até ao final do mês, de segunda a sexta-feira, foi hoje anunciado.
A diretora técnica do Centro Social de Leça do Balio, em Matosinhos, lar onde um idoso morreu com `legionella´, contou hoje à Lusa que o segundo utente infetado com esta doença teve alta hospitalar na quinta-feira.