As autoridades de saúde canadianas confirmaram hoje um caso de gripe aviária num adolescente da Colúmbia Britânica que está hospitalizado, acrescentando que a infeção está relacionada com um surto na província.
Os testes iniciais indicaram que a infeção do adolescente era causada pela gripe aviária e foram confirmados em testes adicionais, detalhou a Agência de Saúde Pública do Canadá, em comunicado.
O adolescente está hospitalizado em Vancouver desde sexta-feira e foi dado como estando em estado crítico na terça-feira.
Não é claro como é que o adolescente contraiu o vírus, que foi recentemente detetado em aves selvagens e aves de capoeira na província, adiantou Bonnie Henry, responsável de saúde da província, na terça-feira.
Não se sabe se o adolescente teve qualquer contacto com animais infetados, frisou ainda.
Henry disse que o adolescente estava saudável antes de desenvolver sintomas há mais de uma semana, registando inicialmente vermelhidão nos olhos, tosse e febre.
A gripe aviária H5N1 tem-se espalhado amplamente nos EUA entre aves selvagens, aves, vacas e vários outros animais.
Este ano, 46 pessoas nos EUA, a maioria trabalhadores agrícolas, tiveram resultados positivos, principalmente com sintomas ligeiros.
No Canadá, foram testadas cerca de três dezenas de pessoas que tiveram contacto com o adolescente.
Nenhum tinha sinais de infeção, garantiu Henry.
As autoridades estão a tentar descobrir como é que o adolescente foi infetado, embora Henry tenha dito que isso nunca será determinado.
Na Colúmbia Britânica, o vírus foi detetado em aves domésticas, aves selvagens e alguns pequenos animais. A gripe aviária não foi encontrada em vacas leiteiras na província.