O segundo dia da greve convocada pela Federação Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, hoje dedicada aos assistentes técnicos, está a registar no Hospital de São João, Porto, uma adesão “acima dos 80%”.
Duas empresas de Santa Maria da Feira começam esta sexta-feira a construir em Luanda um complexo industrial de 80 milhões de euros para produção de medicamentos, soros e gases medicinais, revelaram hoje as entidades envolvidas no projeto.
O Infarmed autorizou o uso de rotulagem em espanhol da insulina glargina injetável que está em rutura de ‘stock’ e faz parte da lista de medicamentos cuja exportação está proibida, anunciou o regulador.
O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia nos dois pulmões, dormiu bem e continua a descansar, depois de na quarta-feira o seu estado de saúde ter registado uma melhoria, anunciou o Vaticano.
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, revelou como diferentes interações bacterianas podem desencadear o desenvolvimento do cancro do estômago, de acordo com um artigo publicado pela revista Helicobacter.
As federações nacionais da Educação e dos Professores (FNE e Fenprof) reconheceram hoje melhorias na proposta do Governo para o regime de mobilidade por doença, mas defenderam que as alterações ainda são insuficientes.
Carlos Sá, atual presidente do Hospital da Cruz Vermelha, será o novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra, segundo uma resolução do Conselho de Ministros hoje aprovada.
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje que o relatório preliminar da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) reforça a suspeita de “responsabilidades políticas” do ministério da Saúdo nas falhas de informação ao INEM.
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) apresentou hoje a sua demissão ao Governo por divergências em relação à responsabilidade de construção do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora.
A inspeção que analisou o impacto da greve dos técnicos de emergência no ano passado concluiu que o INEM ficou impedido de definir os serviços mínimos por não ter recebido atempadamente do Ministério da Saúde os pré-avisos dos sindicatos.
O diretor do serviço de Psiquiatria do Hospital Divino Espírito Santo (HDES) e o representante da Ordem dos Psicólogos nos Açores defenderam hoje a criação de um programa específico para combater o suicídio na região.
Um menor não vacinado morreu de sarampo, informaram hoje as autoridades de saúde do Texas (Estados Unidos), reportando a primeira morte no atual surto da doença contagiosa na região, que já registou cerca de 130 casos.
A ULS Alto Minho revelou hoje ter instaurado um inquérito interno para apurar “os factos e avaliar os procedimentos adotados” a um utente, diagnosticado com um enfarte do miocárdio 36 horas depois de ter dado entrada no hospital.
Três pessoas ficaram hoje feridas no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, após um recluso internado na psiquiatria da cadeia ter pegado fogo à sua cama, revelou à Lusa a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
O presidente do Conselho Médico da Ordem dos Médicos dos Açores, Carlos Ponte, afirmou hoje não ter recebido qualquer queixa, nos últimos três anos, sobre alegadas baixas fraudulentas, apesar do Chega entender ser necessário combater o fenómeno no arquipélago.
O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) vai investir 500 mil euros na obra de ampliação do Centro de Saúde da ilha Graciosa, para acolher um aparelho de TAC e proporcionar melhores cuidados de saúde aos habitantes.
A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) registou uma “melhoria significativa” em 2024, no seu primeiro ano de funcionamento, no número de consultas, cirurgias e domicílios médicos e de enfermagem, foi hoje divulgado.
A secretária regional da Saúde, Mónica Seidi, e o anterior titular da pasta, Clélio Meneses, serão chamados a depor presencialmente na comissão de inquérito ao incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), nos Açores, revelou hoje fonte parlamentar.
Os gastos do Serviço Nacional de Saúde com a contratação de prestações de serviço atingiram quase 231 milhões de euros em 2024, mais 12,3% do que em 2023, revelam dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
O Hospital de Braga tem uma nova unidade de angiografia, um investimento de dois milhões de euros que vai permitir o avanço dos cuidados de saúde cardiovascular na região, foi hoje anunciado.
Quase metade dos jovens na União Europeia (49%) relatou necessidades de cuidados de saúde mental não satisfeitas, em comparação com 23% da população adulta, de acordo com um documento hoje divulgado.
A Ordem dos Médicos (OM) manifestou hoje “absoluta rejeição” à proposta do Ministério da Saúde que vai permitir às farmácias prescrever e dispensar medicamentos sujeitos a receita médica sem a intervenção de um médico.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) defendeu hoje a escolha dos conselhos de administração dos hospitais através de concursos públicos, exigindo “responsabilidades diretas” à ministra da Saúde, que segundo a federação sindical “deixa por resolver várias situações caóticas”.
O presidente do Instituto dos Comportamentos Aditivos e Dependências (ICAD) alertou hoje para a necessidade de “reforço financeiro significativo”, lembrando que o orçamento deste ano é inferior ao do instituto da droga antes de 2012.