O INEM atendeu em 2024 mais de 170 mil chamadas que foram consideradas falsas urgências, uma média superior a 450 contactos por dia que obrigaram a uma triagem, anunciou hoje o instituto.
Treze cirurgiões vão integrar o Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra, depois da demissão do mesmo número de especialistas no ano passado, anunciou hoje o diretor demissionário Paulo Mira.
A ministra da Saúde rejeitou hoje tirar ilações políticas na sequência do relatório da IGAS sobre as greves no INEM, mas reconheceu a necessidade de alterar procedimentos de comunicação no seu ministério.
O presidente do Chega, André Ventura, considerou hoje que manter a ministra da Saúde no executivo representa “o adiar de um cadáver político” e que o Governo está “em queda livre de integridade”.
O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, disse hoje temer mais atrasos na construção do novo hospital, por alegada falta de respostas do Governo sobre acessibilidades e infraestruturas e supostas dívidas ao empreiteiro.
O presidente da Câmara de Évora culpou hoje o Governo pela demissão da Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) por considerar que atribuiu responsabilidades do novo hospital a “um órgão que não tinha condições”.
O PCP requereu hoje a audição urgente da ministra da Saúde e da administração cessante da ULS do Alentejo Central sobre os atrasos na conclusão das obras do novo hospital daquela região.
Cinco crianças da mesma família morreram na madrugada de quarta-feira após inalarem monóxido de carbono produzido por um gerador de eletricidade na cidade da Beira, província de Sofala, centro de Moçambique, disse hoje fonte oficial.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que mantém o nível de alerta mais alto para a mpox, tendo em conta o aumento contínuo do número de casos de infeção e a sua dispersão geográfica.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje que o Hospital de Chaves está “extremamente carente” de profissionais de saúde e que não faz sentido dividir recursos com a criação de uma nova Unidade Local de Saúde.
O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou-se hoje contra a subida do imposto sobre o álcool como forma de combater o consumo excessivo, vincando que “as pessoas são adultas” e o mercado tem de funcionar.
A ministra da Saúde vai analisar o relatório da inspeção-geral que responsabiliza a tutela pelas dificuldades sentidas no Instituto Nacional de Emergência Médica, no ano passado, devido às greves dos técnicos da instituição.
A coordenadora do BE considerou hoje que a ministra da Saúde não tem condições para se manter no cargo e quer ouvir no parlamento os responsáveis pelo relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).
O presidente da Câmara Municipal da Calheta de São Jorge, nos Açores, considerou hoje que o exercício da Proteção Civil veio evidenciar "necessidades e fragilidades" ao nível de equipamentos e do quadro clínico do Centro de Saúde local.
O líder do PS pediu hoje “consequências políticas” ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde pela “incompetência e negligência graves” no caso da greve dos técnicos de emergência, considerando incompreensível se o Presidente da República ficar em silêncio.
O Vaticano cancelou hoje as audiências do Papa Francisco previstas para sábado, indicando que o líder da Igreja Católica permanecerá internado na clínica Agostinho Gemelli, em Roma.
O reitor do Pontifício Colégio Português considera que o pontificado de Francisco transformou-o num “Papa transversal” ao mundo, como mostram as preocupações mundiais em relação à sua saúde.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) associou hoje o aumento de gastos com a contratação de médicos tarefeiros à “falta de competência” do Ministério da Saúde em resolver os problemas dos profissionais deste setor.
O presidente da Iniciativa Liberal defendeu hoje que é o tempo de a ministra da Saúde tirar “consequências políticas” do caso do INEM, considerando que Ana Paula Martins tem cada vez menos condições para continuar no cargo.
O antigo ministro da Saúde Luis Filipe Pereira vai presidir ao conselho de administração do Hospital Cruz Vermelha, anunciou a instituição, adiantando que a nova equipa de gestão entra em função na próxima semana
O PS atribuiu hoje a demissão do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) à “gestão inadequada e constrangimentos impostos” pelo Governo e avisou que atrasa “ainda mais” a construção do novo hospital.
Angola registou, até quarta-feira, quatro novos mortos e 117 casos de cólera, aumentando para 193 mortes e 5.336 infetados desde o início do surto da doença em janeiro passado, segundo o ultimo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
Um consórcio europeu de investigação do qual a Universidade de Coimbra (UC) faz parte está a desenvolver um dispositivo destinado a reduzir as crises respiratórias, anunciou hoje aquela instituição do ensino superior portuguesa.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) tem um novo projeto de teleconsultas implementado no distrito de Bragança em novas valências, que visa contribuir para a redução de deslocações às unidades de saúde, foi hoje revelado.