As farmácias das Unidades Locais de Saúde (ULS) de Baixo Mondego, Cova da Beira, Alentejo Central e Lisboa Ocidental foram as vencedoras do Top Farmácia Hospitalar 2025, foi hoje anunciado.
O combate global ao VIH, vírus da imunodeficiência humana que causa a SIDA, está a colapsar por falta de financiamento, alertou hoje a ONU, adiantando que a situação deverá resultar em mais 3,3 milhões de pessoas infetadas até 2030.
O programa "Saúde nos Junta" do Ministério da Saúde português, com um financiamento de 270 mil euros, apoiou 17 iniciativas em Angola, Moçambique Cabo-Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, anunciou hoje este organismo.
Os brinquedos vendidos na União Europeia vão passar a ter um “passaporte digital” que verifica o cumprimento das regras de segurança e os fabricantes terão de cumprir requisitos rigorosos nos produtos químicos nocivos, anunciou hoje o Parlamento Europeu.
Cerca de 2.500 crianças em situação de vulnerabilidade que vivem nos territórios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vão participar num projeto que reforça a importância da nutrição e da saúde oral como pilares da qualidade de vida.
Apenas um terço das unidades locais de saúde e dos institutos de oncologia dispõe de uma estratégia definida para a inteligência artificial (IA) e foram detetadas “lacunas significativas” em áreas críticas como a cibersegurança.
A comissão concelhia de Aveiro do PCP criticou hoje que o Hospital de Aveiro não figure no Orçamento de Estado para 2026, considerando que a construção de um novo hospital privado “não é por acaso”.
A secretária regional da Saúde dos Açores disse hoje que o novo hospital de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, “não será apenas betão” e o executivo deixará como legado “um novo e um moderno” edifício.
A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro afirmou hoje que haverá investimentos do PRR que não vão ficar concluídos, mas destacou que aquele programa é muito exigente.
A Plataforma em Defesa do SNS manifestou-se hoje, junto à entrada do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, contra o encerramento do serviço de neonatologia, rejeitando que as medidas anunciadas sejam apenas de reorganização.
Mais de um terço das crianças entre os 6 e os 23 meses foram vacinadas contra a gripe nos últimos dois meses, anunciou hoje a DGS, recomendando também a vacinação das crianças dos dois aos quatro anos, mediante prescrição médica.
O Montepio Rainha Dona Leonor (MRDL), reforçou, ao longo de 2025, várias especialidades médicas, aumentando para 59 o número de médicos ao serviço desta casa de saúde mutualista localizada nas Caldas da Rainha.
A diretora do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social salientou hoje que a maioria das pessoas idosas institucionalizadas têm problemas de saúde associadas e que as instituições não têm meios para lidar com a situação.
A região de Hong Kong proibiu hoje a importação de carne de ave e derivados, incluindo ovos, do distrito de Santarém, na sequência da deteção de casos de gripe aviária.
A percentagem de utentes com médico de família atribuído deve manter-se nos 85,37% até 2027, contrariando as previsões divulgadas no ano passado, que contavam abranger 98% dos utentes, segundo um despacho hoje publicado.
Três sociedades médicas vão apresentar queixa na Ordem dos Médicos contra o médico Manuel Pinto Coelho, que considera o colesterol um "aliado" e nega a eficácia das estatinas, e pedem aos doentes para não abandonarem a medicação.
Cerca de 50 mil mulheres ou meninas foram mortas pelos respetivos companheiros ou outros familiares em 2024 – uma a cada 10 minutos do ano em todo o Mundo -, segundo relatório das Nações Unidas hoje divulgado.
A Ordem dos Psicólogos lançou hoje dois documentos que esclarecem o que é a violência psicológica, como identificá-la, quais os sinais de alerta, quem pode ser vítima ou agressor e como procurar ajuda.
O Irão fechou hoje escolas e repartições públicas em 11 províncias e em Teerão foram cancelados jogos de futebol devido à elevada poluição do ar, que atingiu níveis prejudiciais para a população.
A violência no norte da Nigéria está a provocar o agravamento da situação alimentar junto das populações podendo atingir níveis sem precedentes, alertou hoje o Programa Alimentar Mundial.
Quatro grupos controlam aproximadamente dois terços dos hospitais não públicos em Portugal continental e, nas regiões de maior concentração, detêm posições negociadoras mais fortes com o SNS, podendo elevar preços e reduzir a diversidade de oferta, alertou o regulador.
O maior estudo nacional sobre a prevalência da diabetes e risco cardiovascular dos portugueses vai arrancar este ano, atualizando dados que têm mais de 10 anos para ajudar a definir políticas públicas eficazes.
O número de vítimas femininas apoiadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima aumentou mais de 11% nos últimos três anos, a maioria (85%) por violência doméstica, contrariando a expectativa da associação de descida ou estabilidade destes valores.
Especialistas nacionais e internacionais vão estar reunidos entre hoje e quarta-feira em Lisboa para debater políticas de vacinação e estratégias dirigidas a profissionais de saúde, grávidas, idosos e imunocomprometidos, reforçando as prioridades na proteção coletiva.