Investigadores das universidades do Porto e de Coimbra desenvolveram um "penso cardíaco inteligente" que, composto por um biomaterial especial, usa os batimentos cardíacos para melhorar a função elétrica e ajudar na recuperação após enfarte do miocárdio, foi hoje revelado.
Pelo menos 14 pessoas morreram e seis foram hospitalizadas em estado grave após consumirem bebidas tóxicas, durante a noite, no norte da Índia, informou hoje a polícia.
A organização não-governamental Médicos do Mundo (MDM) criticou hoje Israel pelo bloqueio imposto ao território palestiniano, apontando que a desnutrição aguda na Faixa de Gaza está a ser usada como “arma de guerra”.
A China pediu hoje aos Estados Unidos da América que parem de culpar os chineses pela epidemia de fentanil no país e criticou as sobretaxas alfandegárias "irracionais" impostas por Washington.
Hospitais da Grande Lisboa estão preocupados com o aumento do número de pessoas sem-abrigo que recorrem às urgências para pernoitar, alertando para a escassez de respostas sociais fora do contexto hospitalar.
Cada vez mais pessoas em situação de sem-abrigo procuram as urgências hospitalares em busca de um teto, alimentação, higiene, entre as quais imigrantes e moradores que perderam a casa ou o quarto onde viviam por dificuldades financeiras.
O início de uma enxaqueca pode ser precedido por sintomas como sensibilidade à luz, fadiga, tonturas ou dor no pescoço e um estudo sugere que um medicamento utilizado para tratar esta dor de cabeça também reduz os sintomas prévios.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou hoje uma ordem executiva com o objetivo de reduzir o preço dos medicamentos sujeitos a receita médica nos Estados Unidos entre 30% e 80%.
O secretário-geral do PCP afirmou hoje, em Alpiarça, que o aumento da mortalidade infantil em 2024 é sinal de um país “a andar para trás”, defendendo que é preciso “travar” a regressão nos direitos e na qualidade de vida.
O presidente do PSD apostou hoje que os pensionistas vão dar no próximo domingo “uma grande lição” aos que classificou de “profetas da desgraça”, e colocou a AD no centro da moderação, nem socialista, nem liberal.
A cabeça de lista da AD por Vila Real, Ana Paula Martins, insurgiu-se hoje contra “arautos da desgraça" que acusou de amedrontarem as mães e usarem números sobre mortalidade infantil para chicana política na campanha eleitoral.
As ordens dos médicos, psicólogos e farmacêuticos alertaram hoje para a regulação de psicadélicos em uso clínico, baseando-se na “melhor evidência científica” com rigor e ética, e para a formação específica dos profissionais de saúde.
A Tiger Brands, a maior empresa de alimentos da África do Sul, anunciou hoje ter feito uma proposta para indemnizar as vítimas do pior surto de listeriose do mundo.
O presidente do PSD justificou hoje a escolha da sua ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para encabeçar a lista da AD pelo círculo eleitoral de Vila Real, considerando que é “um quadro altamente qualificado”.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga criou uma consulta de enfermagem de reabilitação pré-operatória que tem como objetivo principal prevenir complicações pós-operatórias como a incontinência fecal, hérnia paraestomal e intercorrências respiratórias, foi hoje anunciado.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) considerou hoje que o financiamento público do primeiro medicamento com escetamina, um psicadélico, “vem colmatar uma necessidade muito sentida” na área da depressão.
Cerca de 78% dos enfermeiros do mundo encontram-se em países com apenas 49% da população mundial, indica um relatório divulgado hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS), salientando que as desigualdades afetam os cuidados de saúde.
O secretário-geral do PCP visitou hoje uma tenda do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) em Lisboa e sugeriu uma vacina, “com meiguice mas bem dada”, para os que no parlamento atacam o Serviço Nacional de Saúde.
O líder da IL pediu hoje uma investigação às causas para o aumento da mortalidade infantil em 2024, em particular se se deveu ao encerramento de urgências de obstetrícia ou à falta de médicos de família.
A mortalidade infantil na Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) em 2024 foi de 2,78 por mil nados vivos, inferior à média nacional, revelou hoje à Lusa fonte oficial daquela unidade de saúde.
A cólera em Angola está atualmente espalhada por 18 das 22 províncias do país, com os primeiros casos confirmados da doença na província da Lunda Norte, este fim de semana, segundo os boletins do Ministério da Saúde.
O Infarmed aprovou o financiamento público do primeiro medicamento com escetamina, um psicadélico, para ser usado em meio hospitalar em adultos com depressão grave.
Os enfermeiros moçambicanos pediram hoje melhoria dos salários e das condições de trabalho, incluindo aposta na formação, mas o Governo voltou a apelar ao diálogo para travar greves e paralisações face às exigências dos profissionais da classe.
Portugal tinha 7,9 enfermeiros por mil habitantes em 2023, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro.