A EPAL garantiu hoje que os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água estão a funcionar regularmente, assegurando que não existe qualquer risco para a qualidade ou segurança da água fornecida em Lisboa e a entidades gestoras abastecidas.
A Maternidade da ULS Médio Tejo registou 823 nascimentos em 2025, um aumento de cerca de 9% face aos 755 partos de 2024, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 800 nascimentos na unidade de Abrantes, foi hoje anunciado.
O parlamento decidiu por unanimidade hoje suspender os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) durante a próxima semana, devido à segunda volta das eleições presidenciais.
O parlamento chumbou hoje as propostas do Chega e do PAN para alterar a lei de bases da saúde, obrigando o Estado a referenciar os utentes do SNS para unidades privadas, quando esgotados os tempos máximos de resposta.
A Águas de Coimbra esclareceu hoje que a água que chega às torneiras dos consumidores é segura, não existindo "qualquer problema" com a sua qualidade após a passagem da tempestade Kristin.
A Comissão Europeia abriu hoje dois processos de infração a Portugal no âmbito da saúde e bem-estar da população, tendo enviado cartas de notificação com um prazo de dois meses para resposta.
Equipas da Direção Executiva do SNS estão a apoiar no terreno as ULS afetadas pelo temporal, garantindo articulação entre unidades e outras entidades, reencaminhamento de doentes e reposição de consumíveis, anunciou hoje a autoridade de saúde.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) estima investir 15 milhões de euros na alteração do rastreio primário do cancro da mama, passando para um exame que permitirá detetar cancros ainda mais precocemente, disse hoje o presidente.
A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) apelou hoje ao Governo para pedir o adiamento do prazo das obras do Plano de Recuperação e Resiliência por causa dos efeitos da depressão Kristin.
O Infarmed aprovou, em 2025, 928 novos fármacos, incluindo 79% genéricos, 38 essenciais e 236 nacionais, sendo o sistema nervoso central a área com maior representatividade, segundo dados da autoridade nacional do medicamento.
O Ministério Público abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de uma mulher, de 79 anos, nas urgências no Hospital de Santo André, em Leiria.
A Direção-Geral da Saúde alerta para riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia, recomendando cuidados no consumo, na alimentação e no saneamento para proteger a saúde da população.
As autoridades de saúde moçambicanas registaram em duas semanas cerca de 20 novos casos de sarampo no país, elevando para 617 no atual surto de seis meses, segundo o último relatório da Direção Nacional de Saúde Pública (DNSP).
Moçambique registou 135 novos casos de cólera e 12 mortos em 24 horas, somando 48 óbitos desde o início do atual surto, em setembro, e com a preocupação em Tete, indicam dados oficiais.
Os homens recorrem cada vez mais à cirurgia estética, uma tendência particularmente assinalável no Médio Oriente e na América Latina, de acordo com os dados apresentados na quinta-feira em Paris, no congresso mundial do setor (IMCAS).
O presidente da Associação da Proteção Civil (APROSOC) considerou hoje que o modelo atual do INEM “não é eficaz”, afirmando que o problema do serviço de emergência médica “é sociológico”.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) mobilizou apoio médico, dezenas de ambulâncias em articulação com o INEM, geradores de energia, entre outros apoios para as regiões mais afetadas pela passagem da depressão Kristin, anunciou hoje a CVP.
A Unidade de Neonatologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinalou hoje 25 anos ao serviço do cuidado aos recém-nascidos e do acompanhamento às famílias.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anunciou hoje que facilitou a entrega em Gaza dos restos mortais de 15 palestinianos, após o regresso a Israel do cadáver do último refém israelita em território palestiniano.
O primeiro internato de Medicina de Urgência e Emergência em Portugal arrancou hoje, marco ‘histórico’ para o SNS, mas especialistas alertam para a pressão extrema nas urgências e para a necessidade de reformas estruturais, posição partilhada pela tutela.
O tratamento à insuficiência cardíaca em doentes que não podem ser operados são objetivo dos procedimentos estreados hoje pela Unidade de Intervenção Cardiovascular (UIC) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira.
O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) alertou hoje para a falta de contratação de médicos na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, onde há um défice de “dezenas” destes profissionais e os contratados não sobem na carreira.
O PS acusou hoje a ministra da Saúde de fugir ao escrutínio da Assembleia da República e afirmou que o silêncio de Ana Paula Martins perante o agravamento dos problemas no setor é “cada vez mais insustentável”.
Henrique Gouveia e Melo disse hoje, no julgamento do jornalista que acusa de difamação por textos relacionados com a vacinação da covid-19, que as listas de prioritários a vacinar eram feitas por entidades externas e era impossível verificá-las.