O ministro da Presidência admitiu hoje que a criação de 400 vagas de internamento social em novas unidades intermédias, contratualizadas com entidades do setor social e solidário, será rápida, embora não avance datas concretas.
O Presidente da República promulgou hoje o novo Sistema Nacional de Acesso a Consultas e Cirurgias, reconhecendo aspetos positivos na reforma, mas levantando dúvidas sobre a sua aplicação, o enquadramento dos profissionais e a proteção de dados dos doentes.
A Provedoria dos Animais de Lisboa alertou hoje para a ausência de nomeação de um médico veterinário municipal enquanto Autoridade Sanitária Veterinária Concelhia, o que deixa os veterinários desprotegidos de cobertura legal, recomendando à câmara que resolva a situação.
O Governo aprovou hoje um reforço de mais 10 milhões de euros destinados às misericórdias que prestam cuidados de saúde, em articulação com o SNS, “aos utentes da região Norte”, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O Governo prevê criar 400 vagas de internamento social em novas unidades intermédias, contratualizadas com entidades do setor social e solidário, destinadas a pessoas com alta clínica que ainda não podem ser encaminhadas para respostas permanentes de cuidados continuados.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que registou 517 nascimentos em 2025, o que representa um aumento de 40 partos face ao ano anterior, quando terminou com 477 nascimentos.
A candidata presidencial Catarina Martins defendeu hoje a intervenção do Presidente da República junto do primeiro-ministro para afastar a ministra da Saúde, considerando um erro esperar pela eleição do novo chefe de Estado.
O ministro da Presidência acusou hoje o PS de ter governado “em nuvens cor-de-rosa”, afirmando que as novas ambulâncias são compradas por este Governo e “não por quem fala e quem promete”.
O coordenador do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, acusou hoje o Governo de irresponsabilidade no setor da saúde e de adotar uma estratégia de desqualificação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O orçamento para este ano da Câmara de Moura, no distrito de Beja, que ronda os 42 milhões de euros, vai apostar em “investimentos estruturantes" nas áreas da saúde e educação, revelou hoje o presidente do município.
A enfermeira diretora demissionária da ULS Amadora-Sintra disse hoje que devido à falta de apoio da tutela ao Conselho de Administração do hospital Amadora-Sintra “é impossível” este “gerir o que quer que seja”.
O Governo aprovou hoje a construção do Hospital Central do Algarve, um investimento de mais de 420 milhões de euros a realizar em modalidade de Parceria Pública-Privada, anunciou o ministro da Presidência.
A aplicação My Saúde Açores, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ultrapassou hoje marca de um milhão de acessos, tendo mais de 38 mil utentes registados, revelou o executivo açoriano.
O secretário-geral do PCP defendeu hoje que o primeiro-ministro não pode "encher o peito" por ter anunciado a aquisição de 275 viaturas para o INEM, uma vez que essa aquisição já tinha sido decidida há três anos.
O candidato presidencial Luís Marques Mendes considerou hoje que a “saúde está demasiado politizada” e defendeu que os gestores “deviam ser todos nomeados por concurso público”, pois “há demasiado cartão partidário na escolha” destes responsáveis.
Duas urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerradas no sábado, número que sobe para três no domingo, maioritariamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo as escalas de urgências publicadas no Portal do SNS.
O candidato presidencial Gouveia e Melo prometeu hoje combater a “elevada demagogia” e o cinismo na política, dando como exemplo medidas proclamatórias para a saúde, e adotar uma atitude crítica, exigente e cooperante face aos governos.
O candidato presidencial Gouveia e Melo considerou hoje que os seus adversários têm “pequenina” dimensão política, sem qualquer comparação com Mário Soares ou Cavaco Silva e sem valor intrínseco, porque dependem dos respetivos partidos.
O novo bloco de partos da maternidade do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, que deveria ter aberto em dezembro, vai começar a funcionar dentro de 90 dias devido à necessidade de trabalhos técnicos, foi hoje divulgado.
O secretário-geral do PS desafiou hoje o primeiro-ministro a esclarecer se sabia que o concurso para novas ambulâncias foi decidido por um governo socialista, ou se “faltou à verdade” ao parlamento, tendo de pedir desculpa.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, negou ter pedido a demissão e afirmou que só deixará o Governo por decisão do primeiro-ministro, após rumores reacendidos por três mortes esta semana por alegados atrasos no socorro.
Um amplo estudo britânico concluiu que, quando os tratamentos para a obesidade são interrompidos, o aumento de peso ocorre quatro vezes mais rápido do que após a interrupção de uma dieta e de um programa de exercício.
Republicanos da Câmara dos Representantes dos EUA desafiaram hoje as linhas partidárias e aprovaram a prorrogação de subsídios para a saúde, um tema que se tornou delicado para o Presidente Donald Trump na véspera das eleições intercalares.
O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo recusou hoje que as falhas na saúde se devam a um problema de recursos, sugerindo que a questão é de organização e questionando quem vai tripular as novas viaturas que o Estado vai adquirir.