Todas as regiões de Portugal continental apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Treze distritos de Portugal continental vão estar até segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão de tempo quente, anunciou esta madrugada o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Investigadores apresentaram resultados que poderão levar ao desenvolvimento de um teste de sangue inovador para detetar o risco de desenvolver leucemia, substituindo assim o procedimento invasivo de recolha de amostras de medula óssea.
O Supremo Tribunal norte-americano preservou hoje parte fundamental da legislação de assistência médica 'Obamacare', rejeitando uma contestação de empregadores a uma disposição sobre acesso a cuidados de saúde preventivos gratuitos que abrange cerca de 150 milhões de pessoas.
O transporte aéreo de emergência vai ser garantido a partir de terça-feira em conjunto pela empresa Gulf Med e pela Força Aérea Portuguesa, informou hoje o INEM numa comunicação interna a que a Lusa teve acesso.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil alertou hoje para a possibilidade de a rapidez do serviço de transporte aéreo de emergência ficar comprometida se for garantido pela Força Aérea porque as bases de localização dos helicópteros são diferentes.
A Unidade Local de Saúde de Coimbra anunciou hoje a contratação de dez médicos de medicina geral e familiar, assegurando cobertura a mais de 17 mil utentes e reduzindo para 4% a percentagem de utentes sem médico de família.
A Comissão de Trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) criticou hoje o relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde sobre o organismo divulgado na quarta-feira, pedindo que a IGAS “reponha a verdade dos factos”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirmou hoje que não há dados que comprovem riscos do tiomersal, um componente de algumas vacinas que especialistas norte-americanos querem eliminar.
Cerca de 43% da comida de rua (’street food’) comercializada na região de Lisboa apresenta níveis de qualidade microbiológica insatisfatórios e 2,6% revela-se potencialmente perigosa para a saúde pública, segundo um estudo do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu hoje que todas as hipóteses sobre a origem da covid-19 “continuam em aberto”, salientando que a China, onde os primeiros casos foram relatados, não forneceu todas as informações à instituição.
A secretária regional da Saúde dos Açores reiterou hoje um apelo à Assembleia da República para que criminalize novas substâncias detetadas no arquipélago, há cerca de um ano, e já avaliadas pela Agência Europeia da Droga.
O Programa Regional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências (PRRCAD) nos Açores, apresentado hoje, prevê um maior acompanhamento dos utentes após o tratamento, a criação de uma consulta de psiquiatria e uma maior articulação entre entidades.
Seis urgências vão estar encerradas no sábado, cinco de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria, número que se mantém no domingo, mas inclui a urgência geral do Hospital Amadora-Sintra, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Angola iniciou hoje uma campanha intensiva de vacinação contra a poliomielite, após a confirmação de 13 casos na província de Benguela, prevendo-se a vacinação de mais de 554 mil crianças com menos de 5 anos até domingo.
A Assembleia Municipal da Guarda aprovou, hoje, por unanimidade, uma moção do Partido Socialista (PS) que defende a requalificação “urgente” dos pavilhões degradados do antigo Sanatório Sousa Martins, na cidade.
O Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) aprovou o Plano Regional para a Inclusão Social e a Cidadania dos Açores (PRISC), com o qual pretende reduzir a taxa e o risco de pobreza na região, foi hoje divulgado.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) detetou falhas no acesso às primeiras consultas no Hospital Amadora-Sintra, incluindo pedidos duplicados, registos antecipados, erros na tipificação de consultas e episódios omissos, colocando em causa a equidade e transparência do sistema.
O Observatório do Cidadão para Saúde (OCS), ONG moçambicana, defende a eliminação das "taxas moderadoras" que são pagas nos hospitais públicos especializados, por considerar que impedem o acesso à maioria da população moçambicana.
O PCP e o Livre acusaram hoje o Governo de encontrar "remendos" para o transporte aéreo de emergência médica no verão, questionando porque não são disponibilizados meios para o socorro.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar acusou hoje a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) de querer imputar, sem fundamento, a responsabilidade da morte de um utente em 2024 a uma técnica de emergência pré-hospitalar.
O Banco Mundial aprovou um financiamento de 201 milhões de dólares (171 milhões de euros) para fortalecer a resposta do sistema de saúde de Moçambique às catástrofes naturais e alterações climáticas, anunciou hoje a entidade.
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, dois votos de pesar pelas mortes dos médicos e antigos deputados Manuel Strecht Monteiro e José António Silva.
O Chega vai votar a favor da comissão de inquérito à gestão do INEM proposta pela IL, e quer também uma auditoria “independente completa” aos serviços de saúde que abranja os últimos 10 anos.