A Segurança Social dos Açores procedeu hoje ao pagamento do Complemento Açoriano ao Abono de Família para crianças e jovens (CAAF), referente ao segundo semestre de 2025, num montante de 1,4 milhões de euros, anunciou o Governo Regional.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai pedir ao Provedor de Justiça que solicite ao Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma das urgências regionais, que considera prejudicial ao trabalho dos médicos, anunciou hoje a organização sindical.
A ministra da Saúde disse hoje não existir, no momento, uma relação entre as três mortes que aconteceram após chamadas para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a prestação de socorro.
A ministra da Saúde recusou hoje que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.
Uma avaria técnica está a condicionar o funcionamento da morgue do Hospital Central de Maputo, o maior de Moçambique, obrigando à transferência dos corpos ali depositados, avançou o município local.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, sigla em inglês) alertou hoje para o risco de resistência antimicrobiana com o uso frequente de doxiciclina na profilaxia pós-exposição a doenças sexualmente transmissíveis.
A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou hoje fonte municipal.
Moçambique soma 2.343 casos de cólera nos quatro meses do atual surto, e 28 óbitos, sendo quase 600 casos e dois mortos apenas na última semana, segundo dados do Ministério da Saúde.
As autoridades de saúde moçambicanas registaram nos últimos seis meses 598 casos de sarampo, num surto que provocou, pelo menos, um morto, segundo o último relatório da Direção Nacional de Saúde Pública (DNSP).
Preconceito e dúvidas ainda afastam os moçambicanos das dádivas de sangue, asseguradas, sobretudo, por familiares em casos de urgência, explica à Lusa a diretora do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo (HCM), o maior do país.
O PSD não emitirá nenhuma indicação de voto na segunda volta das eleições presidenciais, anunciou ontem Luís Montenegro, considerando que nem António José Seguro nem André Ventura representam o espaço do seu partido.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) anunciou hoje que vai reunir-se na terça-feira com o Governo para a primeira ronda negocial, na qual exigirá o cumprimento integral do protocolo assinado e um processo transparente.
Cristina da Luz, cabo-verdiana recém-formada em cinema nos Estados Unidos, criou uma empresa de produção e está a gravar a curta-metragem “Maresia”, filme de terror psicológico, um género por explorar nas ilhas.
Um incêndio numa habitação em Mira de Aire, concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria, provocou hoje um ferido grave, que necessitou de ser helitransportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra, disse fonte da Proteção Civil.
Joana Afonso e Rute Matias tocam música nos hospitais para ajudar crianças e idosos a esquecerem que são doentes e sentirem-se seres humanos. Consigo levam “o dobro” daquilo que dão, mas no final não querem palmas.
A fundação Assistência Médica Internacional (AMI) mantém missões na Guiné-Bissau e em Timor-Leste e, de forma global, além da saúde, tem apoiado causas humanitárias relacionadas à educação, alimentação e proteção das crianças, disse à Lusa Fernando Nobre.
A 'startup' da investigadora Ângela Relógio, a TimeTeller, venceu o Prémio dos Fundadores de Hamburgo 2025, que se soma a outros galardões conquistados pela empresa responsável por medir o ritmo circadiano individual ao nível molecular.
Muitos comprovativos de pagamento entregues a clientes em lojas contêm bisfenóis, substâncias tóxicas que podem causar, por exemplo, problemas reprodutivos, e uma investigação na Suíça criou uma alternativa mais segura, feita de madeira e açúcares vegetais.
O Ministério Público instaurou ontem um inquérito ao caso de um feto encontrado morto no Hospital Cuf Tejo, em Lisboa, após uma mulher ter ali dado à luz em circunstâncias ainda por apurar.
Profissionais de saúde moçambicanos, em greve pelo pagamento do 13.º salário na íntegra, relataram ontem comportamento atípico nas unidades sanitárias nacionais, com profissionais dentro dos edifícios hospitalares, mas "de braços cruzados".
A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) denunciou ontem um atraso de três meses no pagamento do suplemento do INEM aos militares da GNR da linha 112, mas o instituto garantiu que “foi tudo pago” em dezembro.
O grupo de trabalho que entrou em funcionamento há um ano para monitorizar a integração na comunidade de pessoas inimputáveis que cumpriram medida de segurança acompanhou 11 casos em 2025.
A farmacêutica Bial Portela notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra de um conjunto de ativos da GSK, nomeadamente os medicamentos de marcas da GlaxoSmithKline, foi ontem anunciado.
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, realizou 2.001 atendimentos em 2025, reforçando o seu papel na prestação de cuidados de saúde à população do concelho, informou o município.